Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ética

Atividade Ética e Relações Interpessoais.



Caros Alunos,

De acordo com a aula de hoje compartilhe com seus amigos suas impressões e entendimento do que foi discutido respondendo as questões abaixo.

1. Qual a importância histórica da religião e a razão na prática ética? Como a Moral pode ser exercida levando em consideração esses princípios  (Religiosos e Racionais). Cite Exemplos.
2. Na existência humana existe uma dialética entre razão e emoção. Qual o papel do AFETO na construção da ética e consequentemente na Moral.
3. Defina ética e Moral.. Dê um exemplo prático. (Explique e inclua um link com gravura que ilustre)
4. Qual a influência da razão, religião, afeto, família, estudos e comunidade na construção da ética.

Um abraço e até amanhã!

Maíra Nobre
IFCE Campus Aracati

11 comentários:

  1. Brena Kézia de Sena Silva

    Antigamente a religião e a ética eram associadas, a religão era a base de tudo, onde a moral era transmitida de gerações pelas classes dominantes. Uma época onde nobres eram sempre os nobres.Hoje, isso mudou pois as lideranças políticas não se preocupam mais em transmitir valores e seus princípios as futuras gerações, nos dias de hoje quem quiser adquirir valores éticos terá que aprender sozinho.

    A emoção pode interferir nas nossas decisões, o ideal seria um equilibrio entre o racional e o emocional. "Sinto, logo existo" sentir a emoção de poder se apaixonar, perder a razão, errar sem se dar conta. "Penso, logo existo" saber diferenciar a paixão e o trabalho, onde uma não pode interferir nas decisões da outra.O afeto pode se associar em ambas partes, o carinho pelo próximo gera um trabalho bem feito, e o amor pelo próximo gera o valor da amizade, cumplicidade.

    Ética: É a filosofia,que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético.
    FOTO: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/5filosofia/4etico_na_sociedade.jpg

    Moral:Conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.Saber falar com as pessoas, convencer a fazer um determinado trabalho sem ser arrogante.
    FOTO: http://3.bp.blogspot.com/-iCWE0bi_A9k/TbC9hq7ytOI/AAAAAAAAAok/rqR4RMzDzTQ/s1600/asss.jpg


    Razão sobre a ética: podem chegar a uma conclusão justa e coerente, é a razão que nos permite isso.
    Religião: O papel que as crenças religiosas desempenham na vida social.
    Afeto: Ter a afetividade de saber falar, e agir com as pessoas, uma ética voltada para o afeto gera a amizade sem arrogância, sem querer vencer com as quedas dos mesmos.
    Família: é a base de tudo, onde vocês aprendem com seus pais e exercem o aprendizado no seu dia a dia.
    Estudo: Ter o valor moral e ético de estudar, e não pescar dos colegas.
    Comunidade: exercer as funções de uma determinada comunidade,É a sociedade que vai inserir no indivíduo as normas, valores sociais, além das crenças, tradições, cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Pelo comentário! Demonstrou ter participado da aula assim como deu exemplos contextualizados!

      Um abraço!

      Maíra

      Excluir
    2. Obrigada Maíra!


      Brena Kézia

      Excluir
  2. Aluno: Elias dos Santos Silva

    1 questão: Antigamente, a religião e a razão eram associadas. A importância histórica da religião é pessoas ainda viver crenças passadas pondo em pratica hoje em dia, respeitando seus limites. e a Razão vem de cada pessoa, onde colocam em pratica as ações pessoais.. A moral pode ser exercida na religião com respeito e aceitação dos direitos, e Racionais entra a questão do meu direito acaba onde começa o direito do outro. Não nos deixando levar por ignorância ao próximo por diferenças racionais. Exemplo é: As religiões questionarem qual igreja era a certa.
    2 questão: O papel do afeto vem do Sinto logo existo, onde eu sabendo respeitar o próximo e tendo carinho especial por outra pessoa. pois sem o afeto em relação a ética, consequentemente não teremos moral, pois seremos pessoas onde não sabemos lidar com emoções e diferenças.
    3 questão: A ética esta relacionada aos valores morais do comportamento humano em sociedade. E a Moral são costumes de cada sociedade pondo em pratica suas próprias regras. Alguém que não exerce papeis iguais aos da sociedade em que esta incluso, onde pensa diferente e também age diferente, levando ao pensamento dos outros a ser uma pessoa sem ética. E a moral é onde a pessoa vive em união aos outros, não desrespeitando o próximo, vivendo em harmonia, compartilhando, se juntando a todos não como chefe, e sim, como um líder para chegarem a lugares e desejos esperados.http://2.bp.blogspot.com/-OBHhRNGAXYk/T7EQx742OyI/AAAAAAAAA1w/37Cw3JeeyMU/s1600/etica.jpg
    4 questão: Não podemos viver apenas da razão ou do afeto. Para a construção da ética, é preciso vivenciar momentos que podem se tornar únicos. Em cada fase citada na questão acima, precisamos nos humanizar e crescer junto aos demais, respeitando e pondo em pratica suas opiniões e ações.

    ResponderExcluir
  3. Marizangela da Costa Nunes
    1-Questão:Antigamente a religião e arazão eram associadas.A importância historica da religião é pessoas viver na crenças passsada em hoje em dias pratica os valores.E a razão vem de cada pessoa onde colocar suas ações individual.A moral vem ser exercida na religião com direitos racionais.

    2-Questão:O papel do afeto vem do sinto logo existo onde eu ser todos tem quer respeitar o proximo.Pois sem o afeto em releção a ética,consequetemente não teremos moral.
    3-Questão:A etica esta relacionada os valores morais comportamento humano na vida social.Costumes principios valores que orientam as pessoas e sociedades.E a moral são costumes habitos e valores culturalmente.E moral éonde pessoa viver em harmonia,compartilhando,se juntando a todos como chefe,sim como lider.
    4-Questão:Não podemos viver apenas da razão ou de afeto.

    Para a construção da etica, é preciso viver momentos que podem nos tornar únicos.Todos as questões acima estão relecianadar açoes etica ,moral e emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Pelas respostas Elias e Marizangela! Aguardo vocês na aula de hoje!

      Excluir
    2. Kaio César de Carvalho Menezes

      1: Por um longo perildo a Religião com seus costumes e crenças foi formadora da moral, construindo em seus pilares uma ética direcionada aos seus valores, esses valores estão entranhados inconcientimente até hoje na sociedade.
      A moral pode ser exercida dentro desses principios (Racionais e Religiosos), se no perildo da sua contrução esses aspectos forem direcionados com clareza, para serem absorvidos de uma forma coerente, assim vindo a fazer parte da moral do ser.

      2: A sencibilida com a outra pessoa mostra de forma clara os valores da emoção, e esse valores podem modificar uma moral, amadurecendoa ou a convertendo em outra, esse sentimento que brota da alma sempre vêm propôr o raciocinio além da nossa zona de conforto, colocando-se assim no lugar do outro, saindo dessa zona em busca do sentimento do próximo,somando assim valores para a sua moral!

      3:Ética: São os valores adiquiridos por uma sociedade atraves do tempo, podendo mudar junto com o desenvolvimento da sociedade e seus individuos.
      Moral: São os valores adiquiridos por um pessoa, atraves de suas relações e suas esperiências de vida.

      4:Todos são fontes de experiências, que ao adiquiridas vão moudando a moral do endividuo, fazendo dele um ser capaz de ser ético ou não!

      Excluir
  4. Aluno: Francinildo Nunes Rebouças

    1)podemos destacar que a fonte da ética são rasão e religião, isto é, a rasão busca um fundamentação da ética e a religião uma ética global.Então a moral sendo a pratica da ética sera colocada em pratica, ou seja, terá boas ações. Podemos destacar que a religião tem contribuído com os princípios morais e éticos.
    2)Acredito que cabe Adeus estabelecer uma dialética entre a razão e a emoção, pois ambas são atributos divinos, mas não podemos viver unicamente com a rasão, pois a sim reduzimos os fenômenos da vida, isto é, necessitamos de viver em equilíbrio aproveitando as emoções, mas jamais esquecendo a razão. O afetos é fundamental na construção moral do ser humano. O homem precisa de afeto para poder construir os princípios básico da vida, isto é mora e ética, sem esses princípios dificilmente viveríamos em comunidades.
    3)A ética esta associado ao estudo fundamentado dos valores
    morais que orienta o comportamento humano em sociedade, ja a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecida por cada sociedade, ou seja, muda pode mudar com o decorre do tempo.
    Falando da ética universal do ser humano, Freire é firme em colocar a exigência ética do trabalho docente, da qual não podemos escapar. Não se trata da ética do mercado, e sim da ética que condena o cinismo, a exploração, a perversão hipócrita da pureza em puritanismo, a discriminação da raça, do gênero, da classe, na atividade pedagógica e social. O melhor para lutar por ela é vivê-la. Em nossa prática, testemunhá-la (FREIRE, 1999:12). Como vemos a colocação originária é, em Paulo Freire, a dimensão vivencial da prática pedagógica como testemunho de uma ética universal e comprometida com a formação humana dos excluídos. Afirma o dever do preparo científico situado criticamente também nessa dimensão ética e sem dissociação de uma coisa com a outra.
    Exeplo: temos que seguir a ética estabelecida pela sociedade, por exemplo o professor deve manter sua ética em sala de aula, sendo essa pratica sua moral.
    4) ora a ética é o abstrato de todos esses pensamentos, onde esses existem na pratica graças os princípios da ética. A religião e a comunidade são frutos da ética do homem, sendo esses principais sujeitos as mudanças... O afetos como já destacado é o daimon do ser humanos (anjo protetor).

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Pereira dos Santos


    1. A religião é considerada por muitos como uma base eficaz da fundação da ética, as pessoas tinham e têm um apreço muito grande pelas religiões, logo, a religião faz com que as pessoas adquiram sua ética, já que as mesmas são cumpridoras do código de ética imposto pela religião. Sendo assim, ao está sendo guiada pela ética da religião o indivíduo automaticamente desenvolverá a sua própria ética. Segundo Kant chama "razão prática" não se trata da razão encaminhada a determinar a essência das coisas, aquilo que as coisas são, mas da razão aplicada à ação, à prática, à moral .
    A moral é a ética em ação, estamos agindo moralmente quando nossa ação está dentro das aceitações exógenas, ou seja, do meio no qual estamos inseridos.


    2- Na vida, devemos sempre fazer um equilíbrio emocional e da razão, pois viver em sociedade não é fácil e a partir do momento que erramos na dose de ambos, sofremos conseguências desagradáveis. O equilíbrio serve para nos ajudar a viver de forma correta em grupo, sempre agindo com ética e moral.



    3- Ética é o conjunto de valores morais que rege os indivíduos. Para agir de forma ética devemos seguir a seguinte regra: quero, posso e devo. Uma ação só é considerada ética quando ela se enquada nessa regra.
    Moral é a ética em ação, são os costumes de um povo, onde há o que é certo ou errado, bom ou ruim. Estamos moralmente correto quando nossa ação está conforme os princípios da sociedade.

    4- Nós não nascemos com a ética, pelo contrário, obtemos ela através da vivência em sociedade. Então, em casa nós aprendemos uma ética com nossos pais, na igreja aprendemos os códigos dela, e aasim por diante. Portanto, para sermos cidadãos possuidores da ética devemos ter bons exemplos.

    ResponderExcluir
  6. ALUNA: Debora de Souza

    1) ao longo da historia a religião e razão andaram juntos já que é atravez da historia e da religião que as pessoas vivem hoje em crenças passadas já a razão é de cada pessoa coloacar suas ações particular ou seja individual.
    A moral pode se dar ao exercer na relogião ao deveres e direitos. O raciocineo é sobre as questões a serem descutidas e não se deixando se levar pela irracionalidade.
    Exemplos: apesar de não apoia-mos algumas indealizações e respeitamos.

    2) Quando temos aferto somos capazes de respeitamos ao proximo construindo assim uma ética conserquentemente formalizando-se nossa moral.

    3) A ética conduz como se deve, posso e quero fazer essas palavras definem a ética na vida de cada pessoa.
    A moral se dar ao comportamento do homem em sociedade com seus constumes e regras.

    4) estes valores são imprescidiveis na construção da ética, já que podemos considera-los como seus pilares.

    ResponderExcluir
  7. aluno: Douglas de souza silva

    1- antigamente se tinha mais respeito tanto na politica como na religião hoje em dia não se transmite mais esse valores como antes cada um tem que aprender por se próprio o que esses valores tem de importante para nossas vidas!Uma época onde nobres eram sempre os nobres.Hoje, isso mudou pois as lideranças políticas não se preocupam mais em transmitir valores e seus princípios as futuras gerações razão prática não se trata da razão encaminhada a determinar a essência das coisas, aquilo que as coisas são, mas da razão aplicada à ação, à prática, à moral

    2- O papel do afeto onde eu sabendo respeitar o próximo e tendo carinho especial por outra pessoa fazendo ela realmente mostra o que ela sente transmitir os valores que elas realmente veem de importante nisso

    3-ética e uma conjunto de valores e princípios que usamos para decidir o que fazer se e o certo ou errado agir de tal forma sendo o mais certo possíveis!

    4-na minha opinião a razão e afeto são coisas que tem que ser decidida em conjunto assim como os familiares fazendo o certo para tentar transmitir valores fazendo que cada momento e decisão seja tomados por eles próprios não por influencias e que cada momento seja único

    ResponderExcluir