Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Clube do Imperador



Caros alunos,

Seguem cenas do filme "Clube do Imperador" que assistimos na nossa aula de Relações Interpessoais e ética.

http://www.youtube.com/watch?v=lplPe4P1NuM&feature=related

Comentem o filme respondendo as questões abaixo:

Façam um resumo do filme com início, conflito, desfecho e fim assimcomo uma reflexão crítica sobre o tratamento de questões como ética, competitividade e caráter.

"O caráter de um homem é o seu destino"... Heráclito

Um abraço!

Maíra Nobre

Professora da Disciplina Relações Interpessoais e Ética-IFCE. Campus Aracati

35 comentários:

  1. Resumo do Filme:

    O filme se passa num colegio interno onde um professor tenta moldar a personalidade dos alunos, baseando na historia da cultura grego-romana.
    tudo sempre ocorreu bem ,ate o dia que entra na escola um aluno arrogante e rebelde Sedwick Bell, filho de um politico.Diante desse aluno o professor tenta mudar o carater do mesmo e ganhar sua confiança.
    Nesse colegio existia um concurso Senhor Julio Cesar, que vem a ser uma desputa entre os alunos da classe,o professor observa o comportamento deste aluno bell, e vislubra um futuro brilhante para o rapaz,embora com toda rebeldia e pouco interesse do jovem,o que o professor nao contava era que com todo os esforço do docentes o rapaz fosse desonesto e colasse no concurso na rodada.
    A descepçao foi enorme, pois para o rapaz participar deste concurso o professor foi contra seus principios eo pasou na frente de um tambem brilhante aluno.

    REFLEXAO sobre o filme:

    O Clube do Imperador transmite menssagens importantes, como a importância da ética e da honestidade, valores tão deixados de lado na sociedade atual, onde predomina o egoísmo.

    Nos faz ainda refletir que não se deve desistir de nossos objetivos, mesmo quando os contra tempos parecerem impedí-los. Como no caso do professor, deve-se espelhar em cada um dos resultados bons e positivos de nossos esforços, e não frustrar-se com os obejtivos que não foram conquistados, preocupando-se, todavia, em sempre fazer o melhor possível para que cada um deles seja alcançado e, mais do que isso, que contribuam para o bem da sociedade e do próximo.

    CRITICA:
    Educaçao de base e educaçao familiar vem de berço.A escola educa mais nao muda o carater das pessoas,podem melhorar se quiserem.

    UM FILME EXELENTE, e a frase que me fez mais refletir foi:

    "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorancia pode ser educada e a embriaguez passa, mais a estupidez dura pra sempre."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente após longos anos de vida, pude compreender que tudo é vaidade. A verdadeira lucidez e saber de todos os detalhes e mesmo assim ser humilde o suficiente para aprender novamente uma nova verdade.

      Excluir
  2. O filme conta a história de um colégio interno onde o professor Hundert forma “O Clube do Imperador”, para estudar a história da cultura greco-romana. O mestre tenta moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história. O caráter ilibado do professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador sem escrúpulos. O conflito se dá pelo fato de Bell manter um relacionamento com seu pai, em que não havia diálogo nem tão pouco carinho e afetividade, mesmo que o garoto tentasse aproximar-se. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação em um concurso (Clube do Imperador), desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do garoto e passar-lhe seus conceitos. Percebendo que apesar de alguns poucos avanços, não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas. Esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe à retidão de caráter e a honestidade. Quando chega sua chance de galgar o cargo máximo, é preterido como diretor e a escolha recai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiro para sustentar o colégio. Tudo isso, nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito. A falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares e até mesmo pessoas que sempre seguem esses princípios, podem uma hora ou outra, ter algum deslize. Há necessidade, como seres humanos, de nos renovarmos todos os dias. Ao acordarmos de manhã, necessitamos reafirmar nossos votos de retidão de caráter, justiça e fidelidade aos nossos princípios. Podemos concluir que por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” dado pelas famílias e no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos, bons ou ruins, que recebemos de nossos pais.“Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte.” (Paulo Freire) Como vocês compreendem essa frase, com as informações passadas pelo filme? Conforme vamos crescendo, o ambiente que nos rodeia, nos passa informações que vão moldando nossa personalidade. A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos e o trabalho. O filme mostra bem isso: só a escola, não tem força para mudar sozinha, o caráter do ser humano.O Professor Hundert percebe no aluno, uma grande inteligência, apesar da arrogância e da falta de caráter e tenta passar bons princípios para que possa se formar consciente. Porém sua educação paterna tem muito mais força e Bell não consegue se adaptar aos novos conceitos, preferindo a vitória a qualquer custo, mesmo que trapaceando. Além disso, existiam por parte da escola interesses financeiros, que acabavam fazendo com que se relevassem alguns deslizes de alunos cujos pais pudessem contribuir com grandes somas em dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. O filme relamente é muito bom,retrata muito bem a questão de uma guerra entre um mestre idealista que procura dar verdadeiro significado à vida; e um aluno que se contenta com a própria estupidez e com a influência e dinheiro do pai para garantir sua ascensão. É um retrato cru da mentalidade em que se encontra parte do povo. Educação nada serve se não puder se revertida em crescimento, desenvolvimento. Se não resultar em mudança. O filme nos conta sabiamente que a cota de alunos medíocres sempre existirá. Porém, a fé na educação deve permanecer.As escolas deveriam se preocupar em documentar a passagem de seus estudantes pela escola através de fotografias como ocorre regularmente nos Estados Unidos com os Yearbooks (livros do ano). Além disso, seria muito interessante se a cada 5 ou 10 anos as escolas conseguissem reunir os alunos que se formaram e seus professores para reuniões e confraternizações em que se falasse sobre o que aconteceu com cada um depois do término de seus compromissos escolares. Seria estimulante para professores e alunos saber que seu convívio foi fundamental para o futuro de ambos...
    Ass:Daniel P. do Nascimento Turma:S 2,Tarde.

    ResponderExcluir
  4. - O CLUBE DO IMPERADOR

    O filme conta a história de alunos que estudam em uma escola tradicional onde um professor o William Hundert , se destaca por ser comprometido com a formação dos estudantes , principalmente do caráter, leciona História Grego Romana. Ele acredita que “ O caráter de um homem é seu destino” e tudo faz para que seus comportados alunos sejam pessoas sábias, e corretas.
    A chegada de um novo aluno; Sedgewick Bell filho de um importante Senador, o professor vê seu domínio ameaçado pela arrogância e prepotência daquele aluno que consegue aos poucos os outros alunos que até então erão dedicados passem a agir junto com ele. Mesmo assim, o professor Hundert, procura educá-lo conforme as normas do colégio.
    Com a chegada de um concurso, o professor ajuda-o mais do que deveria e ele se vê entre os 3 finalistas para a disputa final onde será coroado o Sr. Júlio César.
    No dia do concurso, o professor percebe que Sedgewick Bell esta colando. Ciente da falta de caráter de seu aluno, e que delatalo não seria uma boa ideia, ele resolve desclassificá-lo fazendo-lhe uma pergunta que não estava registrada em livros mas que estava gravada numa placa acima da porta da sala de estudo dos alunos cujo lema era “O fim depende do começo”.
    Desclassificado, Sedgewick Bell inicia uma guerra com o seu idealista professor e ciente do poder que o dinheiro do seu pai proporciona, torna o ambiente quase insuportável. Quando a turma se forma, o Prof. Hundert se sente fracassado em seu papel de professor pois não havia conseguido mudar o caráter de seu rebelde aluno .
    Vinte anos depois, Sedgewick, já diretor de uma grande empresa e querendo mostrar todo o seu poder e glória convida o Professor Hundert para ser moderador de um concurso nos mesmos moldes do Sr Júlio César. O concurso acontece com os mesmos protagonistas anteriores e no dia determinado tudo é feito conforme as regras. Mas novamente o Prof. Hundert descobre que Sedgewick esta colando e como antes altera novamente a pergunta.
    Desclassificado pela segunda vez, Sedgewick encontra o professor no banheiro e escarnece de sua virtude e de sua moral, quando diz que o caráter e a virtude não levam a nada. Tão embevecido estava em contar vantagens e desvirtuar o professor que só percebeu a presença de seu filho quando este já havia escutado tudo e olhava seu pai de modo critico e inquisidor, não concordando em nada com as bravatas do pai.
    E sendo assim, o professor que já aposentado havia abandonado o ensino, voltou a dar aulas no St Benedict´s, ciente de que ainda poderia contribuir para a formação do caráter de outros alunos, pois um só que se desvirtuou, não teve o poder de contaminar o resto do rebanho, pois para o restante dos rapazes, “ o importante não era só viver, mas viver com retidão”.

    - O filme O Clube do Imperador trata principalmente da importancia da ética e da educação nos fazendo refletir como esses assunto são tratados hoje em dia. Levando-nos a crê que nem todos os valores estão perdidos e nos mostrando principalmente a aprender com erros e nunca deixarmos nos abalar pelas decepções da vida, tambem mostra que devemos seguir nossos sonhos e objetivos.

    Rayanne Lima de Meneses S2 Informática Manhã

    ResponderExcluir
  5. Resumo do filme “Clube do Imperador”
    Este filme se passa em uma escola de nome St. Benedict´s de costumes bastante rígidos, as disciplinas lecionadas são todas voltadas aos grandes pensadores da Roma antiga que ate hoje são estudados e citados na maioria das instituições.
    Nele conta a história de um jovem chamado Sr. Sedgewick Bell que se mostra ser um jovem bastante arrogante que tenta a todo custo o desvio da atenção dos outros colegas de sua sala. Sempre discorda, critica de tudo e de todos os alunos e professores e com isso acaba conseguindo o desvio da atenção de alguns alunos e a disciplina de alguns alunos ate que receberam uma pena por desobediência quando cruzam o lago ate a escola para meninas que fica do outro lado.
    O jovem Sedgewick Bell depois de receber uma pequena lição de moral dada pelo seu professor William Hundert. Ele começa a perceber que as coisas não são bem como ele pensa.
    Na escola de estuda acontece anualmente o Concurso Srº Julio César onde são tirados 3 finalistas e como uma forma de incentivo o professor Hundert dá-lhe uma vaga na intenção da modificação do aluno rebelde já que o mesmo vinha obtendo progressos. Mas infelizmente todos os esforços foram em vão já que o aluno foi pego colando na hora do concurso e consequentemente após o concurso o que aconteceu foi uma avalanche desordem e de notas baixas.
    Passado 20 anos após o concurso que o Srº Bell tem participado o professor Hundert tem a surpresa de uma proposta de revanche com a mesma sala de aula do dia do concurso em que o antigo aluno tinha participado. Na primeira vez que aconteceu o concurso o Srº Bell foi de um certa forma desclassificado por que estava colando então o professor fez uma pergunta que só o outro participante saberia responder. Esse foi o motivo da sua desclassificação não sendo diferente da segunda vez quando o professor fez outra pergunta que só um aluno saberia responder.



    Lourival Rodolfo S2 Infomática Manhã

    ResponderExcluir
  6. Renan Moreira _ Informática S2 _ manhã5 de maio de 2011 às 07:26

    O filme conta a história de um colégio interno onde um professor chamado Hundert forma “o Clube do Imperador” para estudar cultura greco-romana. No clube, o mestre tenta moldar a personalidade dos alunos usando os bons exemplos dos personagens históricos. O professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Bell, filho de um senador milionário, que era um dos maiores mantenedores do colégio. O garoto mantinha um relacionamento sem diálogo nem tampouco afetividade com o pai, apesar de suas tentativas de aproximação. O professor Hundert acaba, desonestamente, forjando uma classificação no concurso (Júlio Cesar), desviando-se de seu caráter reto para tentar aproximar-se do garoto.
    O filme nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito. A falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares e, até mesmo pessoas que sempre seguem esses princípios podem – uma hora ou outra – ter algum deslize. Há necessidade, como seres humanos, de nos renovarmos todos os dias. Ao acordarmos de manhã, necessitamos reafirmar nossos votos de retidão de caráter, justiça e fidelidade aos nossos princípios.
    Conclui-se com o filme que, por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço”.

    ResponderExcluir
  7. Resumo
    clube do imperador

    O filme conta a história de um colégio interno onde só escudam homens e o professor Hundert forma “O Clube do Imperador”, para estudar a história da cultura greco-romana. O professor tenta moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história. O caráter ilibado do professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador arrogante . O conflito se dá pelo fato de Bell manter um relacionamento com seu pai, em que não havia diálogo nem tão pouco carinho e afetividade, mesmo que o garoto tentasse aproximar-se. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação em um concurso (Clube do Imperador), desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do garoto e passar-lhe seus conceitos. Percebendo que apesar de alguns poucos avanços, não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas. Esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe à retidão de caráter e a honestidade. Quando chega sua chance de comanda o cargo máximo, é preferido como diretor e a escolha recai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiro para sustentar o colégio O filme mostra bem isso: só a escola, não tem força para mudar sozinha, o caráter do ser humano. O Professor Hundert percebe no aluno, uma grande inteligência, apesar da arrogância e da falta de caráter e tenta passar bons princípios para que possa se formar consciente. Porém sua educação paterna tem muito mais força e Bell não consegue se adaptar aos novos conceitos, preferindo a vitória a qualquer custo, mesmo que trapaceando. Além disso, existiam por parte da escola interesses financeiros, que acabavam fazendo com que se relevassem alguns deslizes de alunos cujos pais pudessem contribuir com grandes somas em dinheiro. Conclui-se com o filme que, por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço”.

    ResponderExcluir
  8. ADRIANO DOS SANTOS JOVENTINO5 de maio de 2011 às 10:27

    A história do filme é contada em uma escola interna, onde existe um professor chamado de Hundert, que tem como desafio pessoal nessa escola, formar bons cidadãos, de bom caráter. Mas entra um grande desafio na sua sala: um arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador.
    Anualmente havia uma competição denominada “O Clube do Imperador”, onde os alunos testavam seus conhecimentos sobre a história Greco-Romana. Como o professor percebeu que o fato de Bell ser revoltado era não ter tanto contato, nem diálogo com o seu pai. Mas percebe no aluno, uma grande inteligência, apesar da arrogância e da falta de caráter e tenta passar bons princípios para que possa se formar consciente. Acaba, desonestamente, forjando sua classificação no concurso, desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do garoto. O professor entra em conflito interno quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe ao caráter e a honestidade, isso fica ainda pior quando o garoto tenta trapacear no concurso com o objetivo de ganhar a qualquer preço não só naquela época como anos depois.
    Hundert se sente frustrado por perceber que fracassou com aquele homem, mas percebe que seu método de ensino, apesar de fracassar com um, foi de fundamental importância para a formação do caráter de muitos outros. Então se sente gratificado com sua vida de dedicação aquela escola.

    ADRIANO DOS SANTOS JOVENTINO
    TÉCNICO EM INFORMÁTICA
    TURMA: S2 TARDE

    ResponderExcluir
  9. Resumo do Filme.

    Analisando sobre os elementos do filme, Clube do Imperador, compreendi que se trata a história da cultura greco-romana, onde o professor tenta manipular a personalidade dos alunos.
    Ao longo do filme o professor passou a observar o comportamento do aluno, por sinal bastante arrogante. Filho de um senador, provavelmente tinha herdando alguns elementos de uma personalidade forte do pai, o aluno sempre usava sua arrogância e trazia problemas para a escola.Apesar das tentativas, o professor sempre via que o aluno, no qual teria investido tanto, sempre o decepcionava e nada de mudar seu caráter. Através desses conflitos o professor passa a pensar no que seria de fato derrota e vitória.
    O filme retrata a realidade brasileira e muitas outras sociedades à fora, onde o engano, a corrupção e a desonestidade se torna a condutora das ações humanas em todas as esferas sociais.
    Pude refletir sobre a realidade de muitas escolas, onde diretores e professores passam a exagerar na suas decisões e iniciativas visando regular o comportamento de alguns alunos, mas, as vezes a decepção sempre os cercam, e muitas vezes, o professor deixa de investir em um aluno que tem interesse pelo estudo e passa a investir com maior intensidade em outro devido alguns fatores sociais ou culturais, e acabam percebendo que fracassou na tentativa de mudar o caráter de determinado aluno.
    Entendi que a escola deve priorizar métodos que privilegie uma aprendizagem, indo além do ensinar a ler e escrever, e chegando a aprendizagem para a vida, formação do caráter e da cidadania.

    Alesandro Torquato - S2 -Tarde

    ResponderExcluir
  10. yuri gomes barbosa5 de maio de 2011 às 11:01

    O filme conta história de uma escola totalmente disciplinada onde todos levam ao pé da letra todas as regras. Até que um dia chega um aluno muito difício que não liga a mínima para o que os outros dizem. Ele não se enteressava em nada; vendo sua falta de interesse pelos estudos, ele resolve ajudar este aluno. O professor se aplica a ensiná-lo e a ajudá-lo com a intensão de transformá-lo numa pessoa melhor. Só havia um problema: o aluno não respondeu a altura as espectativas do professor. A última envestida do professor foi escrevé-lo na competição chamada de "Júlio César" mas acaba se descepcionando quando ele tenta ganhar a competição trapaciando. A frase "o caráter de um homem é seu destino" retrada bem o que aconteceu no filme,ou seja, quando não temos um caráter digno e nem aceitamos os conselhos de quem quer nos ajudar a consequência é um final triste, mas se dermos ouvidos a quem busca nosssa melhora seremos bem sucedidos em nossas metas.

    ResponderExcluir
  11. O filme O clube do Imperador conta a história de Hundert um professor que ensina a seus alunos a cultura grego-romana em um colégio interno, e que acaba se deparando com Sedgewick, que é filho de um senador que não quer saber de estudar. Quando o Sedgewick começa a frequentar a sala de aula ele fica brincando, não presta atenção no que o professor Hundert esta ensinando, e com o passar do tempo os outros alunos que prestavam atenção na aula e tinham respeito com o professor, começaram a mudar de comportamento.
    O Hundert faz uma seleção para um concurso que existe na escola e classifica desonestamente Sedgewick.Quando chega no dia do concurso Hundertfaz as perguntas para os participantes e percebe que Sedgewick esta colando e não permite que ele ganhe o concurso.
    Com o passar dos anos Sedgewick convida o professor Hundert para promover o mesmo concurso. O concurso acontece com os mesmos alunos; com o decorrerdo concurso o professor Hundert descobre que Sedgewick esta colando e não permite que ele ganhe. Desclassificado pela segunda vez Sedgewick fica com raiva do professor e fala varias coisas ruins ao professormas só que seu filho vê tudo e não concorda com o que ele havia falado.
    No final do filme Hundert é homenageado por seus ex-alunos, e ele que aposentado havia abandonado o ensino, volta a dar aulas, ciente de que ainda poderia contribuir para a formação do caráter de outros alunos.
    O filme nos mostra a importância sobre a honestidade, e nos mostra as conseqüências se não formos honestos.

    Michael da Silva Fernandes. Informática S2 Manhã.

    ResponderExcluir
  12. Clube do imperador

    O ser humano não é perfeito, falta de caráter estão em toda parte, o filme mostra a historia de um professor que tenta moldar a personalidade dos alunos com bons exemplos de personagens históricos. Um professor honesto que nunca tinha cometido um erro na vida em seu trabalho, mas para mostrar ao aluno que não dava valor ao que tinha, forja um resultado falso para passar seus conceitos para um aluno desinteressado, ele ate tenta conversar com o pai do garoto, mas aí ele percebe de onde vem a falta de caráter do garoto.
    Ao final do filme conclui-se que o caráter de uma pessoa é formado pelos pais a convivência com a família e os amigos, isso forma o caráter de uma pessoa.

    Felipe Pereira de Oliveira

    Informática S2 manha

    ResponderExcluir
  13. O QUE EU PUDE RETRATAR FOI QUE
    O filme “O Clube do Imperador”, retrata a história de William Hundert , um professor de História Antiga, que é apaixonado pelo seu trabalho, cheio de normas e princípios morais vai lecionar numa escola de alta-elite para meninos, que buscam é a formação de caráter de líder e de grandes homens de negócios. Com a chegada de um novo aluno na turma, chamado Bell, filho de um famoso senador, que inicia com provocações e deboches ao professor.
    O professor, acostumado com um padrão de alunos, com a vinda deste novo aluno, enfrenta um grande desafio, e busca a mudança do caráter rebelde deste aluno e ganhar a sua confiança, convencendo-o de que era capaz.
    Neste desafio, indo contra os seus princípios de moral e honestidade, trapaceou o resultado da prova de classificação para o concurso “Senhor Júlio César”.
    Alterou a nota de Bell, passando-lhe na frente de um aluno brilhante, com a intenção de aproximar-se dele, e que poderia mudar o seu caráter, acreditando que este poderia vencer com seus próprios méritos.
    Percebendo que não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas. Este conflito aumenta com a decepção de perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe a retidão de caráter.
    Pensando na formação plena do nosso aluno, devemos pensar nossa aula, a que extrapole os limites dos conteúdos e permitir a formação integral, além do conhecimento acadêmico, o conhecimento filosófico e ético.
    Através da nossa prática, da proximidade com nosso aluno e da capacidade de dialogar com ele, consigamos perpetuar palavras e ações que vão além dos conteúdos. Que este nosso aluno saiba da importância em valorizar a vida, em querer progredir sem ter que trapacear, ter o gosto pelo conhecimento e gostar de conviver com outras pessoas respeitando as diferenças, enfim, crescer buscando a harmonia.

    ResponderExcluir
  14. Um filme sensacional. Trata dos costumes e princípios que são levados durante a vida de uma pessoa. A conclusão desta filosofia se revolve a remota época da civilização Romana, que segundo o professor, no filme, foi responsável pela criação de uma sociedade democrática verdadeiramente funcional. E isto é onde se resume todo o filme, tratando a todo instante das características filos´[oficas do Caráter pessoal dentro de uma sociedade e como isso afeta a vida particular de cada um. A meu ver, aquele que respeita e se respeita jamais cairá com o passar dos tempos e poderá ser lembrado através dos tempos, já aquele, que a exemplo do filho do senador no filme que esqueceu a valorização que se deve aos princípios não duraria muito, pois um dia sua máscara cai, como de fato caiu ao tentar, convencidamente de que possuía, ainda que fraudulentamente, os meios para derrotar seu oponente no concurso de conhecimentos sobre a civilização romana fora derrotado por um princípio absoluto e real, o de que: "Quem tem o conhecimento tem o poder".
    (André Menezes)

    ResponderExcluir
  15. Clube do Imperador -

    William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória exclusivamente masculina que recebe somente filhos de pessoas muito importantes dos Estados Unidos da América. Lá o professor Hundert dá lições de moral, tentando assim 'moldar' o caráter de seus alunos, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está entusiasmado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e faz de tudo para mostrá-los sobre a importância de uma atitude correta. De repente algo muda o seu dia-a-dia, a chegada de Sedgewick Bell , o filho de um influente Senador. Sedgewick logo entra em discórdia com as atitudes e objeções de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar de tudo, Hundert considera Sedgewick bastante inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo. Mas Sedgewick da uma prova de que nem tudo que reluz é ouro, decepcionando e acabando com as esperanças de um professor sobre tentar mudá-lo.

    Crítica -

    Este é um filme que nos faz refletir sobre a importância do caráter de nossos educadores. O professor conheceu um aluno que o desafiou, neste momento ele percebeu que mesmo que não conseguisse moldar a personalidade de seu aluno para a dignidade, ele teve atitudes que muitos professores deveriam espelhar-se. Quando um aluno desafia o professor, este deve ter em mente que não deve prejudicá-lo ainda mais.
    A nosssa vida precisa ser autêntica, verdadeira, a sabedoria é uma luz que só consegue permanecer acesa se ela vier do seu interior, não se consegue brilhar por muito tempo com a luz dos outros. O trabalho do professor não foi em vão, a semente que ele tentou plantar no coração do aluno só conseguiu terreno fértil no coração de outro aluno que teria todos os motivos para odiá-lo, mas mesmo assim ele aprendeu mesmo, foi a respeitá-lo mais ainda, confiando a educação de seu filho a seu antigo professor.

    Este filme com certeza entrou para os meus favoritos, obrigado Maíra, você ao me fazer assistir esse filme, me mostrou que nunca devemos julgar um Livro pela sua capa.

    "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorancia pode ser educada e a embriaguez passa, mais a estupidez dura pra sempre."

    ResponderExcluir
  16. Resumo
    O filme conta a história de um colégio interno onde o professor William Hundert forma “O Clube do Imperador”, para estudar a história da cultura greco-romana, visto que ele é fascinado por esta matéria e dedica grande parte de sua vida a ela. Sempre consciente de seus atos o professor leciona as aula da melhor forma possível. Tudo ia perfeitamente até a chegada de um novo aluno de nome Sedgewick Bell ao qual fez as coisas mudarem, por ele ser imaturo, ignorante entre muitos outros aspectos, tornando-se assim uma má influência para os demais alunos. Porém em meio a tantos defeitos do Sr. Bell o professor percebeu a grande capacidade que o mesmo tinha para aprender e resolveu tentar ajudar o garoto. No inicio deu certo, pois este se mostrou interessado a aprender se dedicando mais aos estudos.

    Havia o concurso Júlio Cesar anualmente, com o proposito de monstra o aluno ao qual mais tirou proveito das aulas. A seleção se dava através de uma prova ministrada pelo professor Hundert, na qual apenas três pessoas ficavam para final. O Sr.Bell ficou em quarto lugar, porém o professor fez uma coisa que nunca tinha feito ao qual pela ética não é aceitável, deu lugar do terceiro para Bell, e se arrependeu amargamente por muitos anos seguintes de sua vida, pois Bell trapaceou no final, porém não ganhou o concurso, porque o professor Hundert notou a trapaça e acrescentou uma pergunta que não havia como ele conseguir responder pois estava fora do escript.

    No final o professor contou para o verdadeiro aluno que havia ficado em terceiro que tinha dado o lugar dele par o senhor Bell e ele que era para ter participado da disputa, de certa forma o Hunder foi perdoado.

    Reflexão
    Todos merecem uma oportunidade, porém não se pode dar a vaga do verdadeiro merecedor a uma pessoa ao qual não mereça tanto quanto ela. Pois para tudo na vida tem a hora certa e se um fez mais que o outro que seja dada a ela o seu merecido valor.

    Aluno: Francisco Everton Felix da Silva
    Curso: Técnico de Informática Turma: S2 Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia no mercado de trabalhos as empresas buscam pessoas que estejam preparados para mudar algo, na empresa e na sua propria vida.
    As empreas buscam pessoas empreedendoras e nao do tipo de pessoas “escravas” que so baixam a cabeça e diz sim senhor.
    Há pessoas que tem uma ideia mas nao tem coragem de falar pro seu gerente ou chefe,nao e esse tipo de pessoas que as empresas buscam , mas sim aquele que ajude e ajude com novas ideias , ideias inivadoras.
    Mas as empresas tembem tem que se preocupar com seus funcionario, saber se ele estar bem,tanto em casa como no trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Resumo do filme O clube do Imperador
    O filme começa em uma escola tradicional para meninos, onde o professor Hunder é um historiador que faz com que seus alunos incorporem a história dentro deles. Ele tem amor por seu trabalho e disciplina é seu ponto forte. Ele forma o chamado clube do imperador o qual seus alunos estudam para participar de um concurso de perguntas e respostas sobre o mundo antigo, no qual conseguindo a vitória viessem a ser o Sr. Júlio Cesar. Tudo vai bem até o mais novo aluno da escola chegar, Sedgewick Bell, filho de um senador que não da muita importância para seu filho. Bell torna a vida do professor e dos alunos da escola St. Benedict um verdadeiro caos. Influenciado por ele, os outros alunos tornam-se bagunceiros e não respeitando as regras rígidas da escola. A partir daí o professor Hunder se sente responsável por moldar a personalidade rebelde do aluno.Bell começa a se dedicar aos estudos, e por uma ajuda do professor se classifica para participar do Sr. Júlio Cesar. Para cativar o carinho de seu pai, ele tenta ganhar o concurso desonestamente, o professor Hunder percebe que ele está colando, fica refletindo como isso pôde ter acontecido, pois ele se dedicou à matéria. Após isso Sedgewick Bell volta a ser o que era, um aluno complicado e rebelde. Ao se formar o professor Hunder refletia como as pessoas conseguem chegar a um objetivo desonestamente.Depois de 25 anos, o professor recebe a notícia que uma pessoa mais jovem irá ter a direção da escola, com tantos anos de dedicação ele fica decepcionado com a injustiça que lhe foi feita. Já adulto o seu velho aluno Bell o convida para uma revanche do Sr. Júlio César em sua casa, junto com seus antigos amigos de colégio. Mas uma vez ele trai a confiança do professor, as respostas das perguntas são ditas por outra pessoa. A falta de desonestidade e confiança que Bell tinha nunca foi reconstruída. Tudo isso, nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito, mas sempre há tempo de rever seus conceitos se isso for lhes permitido. Através de uma modesta homenagem de seus alunos, Hunder percebe que na vida é cheia de altos e baixos, podemos falar muitas vezes, mas é preciso enxergar uma nova oportunidade para seguir em frente, ou então todos os seus esforços que você vem fazendo ao longo do tempo vão ser reconhecidas, basta uma pessoa saber valorizar a dedicação e o valor que é dado por você. É como diz a famosa frase, “Errar é humano, mas permanecer no erro é burrice”. Esteja sempre pronto para o que vem a sua frente, sempre vai encontrar obstáculos, mas esteja preparado para enfrentá-los.
    Minha opinião...
    Como mostra o filme, “O fim depende do início”. Foi a frase que mais me chamou a atenção. Desde cedo você deve traçar seus objetivos, deve se esforçar para se chegar até onde quer. Mas através deste percurso você vai encontrar pelo caminho vários obstáculos, muitas dificuldades que muitas vezes devem ser ignoradas, e também vai encontrar pessoas que irão te valorizar e ver que realmente você é capaz de ir além, você não pode recuar no primeiro obstáculo que encontrou, o erro está presente em todo ser humano e é preciso está preparado para tudo. No filme “O clube do Imperador”, o professor reconhece sua falha com o seu aluno, certas horas ele fica triste e fica se perguntando onde errou com ele, mas o reconhecimento dos outros alunos o fez com que percebesse que você pode falhar, os outros alunos que enxergam seu esforço é incomparável. O ser humano é uma incógnita que está sempre em constante conhecimento, é preciso saber conviver com essa criação e ver que na vida temos altos e baixos, mas o tempo não para que possamos concertar o erro.

    Aluna: Fca Edemiza Silva Guerreiro
    Turma: Informática, IFCE, s2, manhã.

    ResponderExcluir
  19. Geferson Mario Rebouças dos Santos

    O filme relata a história de William Hundert um conceituado professor de história Greco-Romana ao qual era extremamente apaixonado. Sempre estimulando, desde principio o gosto pelos estudos ele inicia com uma nova turma. Seus novos alunos são bem interessados, o que faz com que ele desenvolva um bom trabalho. Entre eles há o filho de um dos vencedores de uma das edições passadas da competição que é o ponto principal do filme – “O Sr. Júlio Cesar”, ao qual o professor é responsável pela organização, e também o filho de um senador, tão arrogante e prepotente que irá mudar a rotina da escola, ao qual o Sr. Hundert irá dar a grande oportunidade de valorizar a educação, dando-lhe um grande estimulo, o classificando sem merecer para as finais da competição. Mais foi tudo em vão, ele não ganhou a competição, a opção do professor não mudou a mentalidade de Bell, pelo contrario, ele acabou rebaixando o nível da escola. Com o passar do tempo a turma toda se encontra para uma revanche e novamente Bell demonstra que não tem caráter, moral, colando novamente na competição.

    ResponderExcluir
  20. Resumo do filme

    O filme começa a história no colégio interno onde um professor chamado Hunter que ensina cultura greco-romana. O mestre tenta moldar a personalidade dos alunos usando os bons exemplos dos personagens históricos.
    O bom caráter do professor entra em conflito quando se depara com o arrogante
    aluno, filho de um senador milionário e sem escrúpulos, que era um dos maiores mantedores do colégio.
    O garoto mantinha um relacionamento sem diálogo nem tampouco carinho e afetividade com o pai, apesar de suas tentativas de aproximação.
    Num desafio para ver quem seria Júlio Cesar os aluno faziam uma prova classificatória. Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, forjando uma classificação no concurso, desviando-se de seu caráter correto para tentar estimula
    o garoto e passar-lhe seus conceitos. Porém, apesar de poucos avanços não consegue mudar o caráter do aluno.
    Quando chega sua chance de alcançar o cargo máximo, é preferido como diretor. A
    escolha recai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiro para sustentar o colégio.
    Conclui-se com o filme que, por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo berço e, no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos bons ou ruins que recebemos
    de nossos pais.

    Reflexão
    O filme mostra que ate uma pessoa condutora de bom caráter pode ter desvio em sua conduta. O professor sai dos seus conceitos éticos para tentar aproxima-se de um dos seus alunos para tentar mostra a importância do bom caráter e ética na vida de uma pessoa. Bom caráter começa em casa desde pequeno vai se construindo ao longo da vida melhorando aos pouco assim por diante.

    Aluno: Renan Soares Oliveira Curso:Informática
    Turma: S2 Manhã

    ResponderExcluir
  21. O filme trata da questão do caráter, onde a escola tenta ser um molde para os alunos. O professor se prende muito ao fato de tentar impressionar seus alunos a terem uma postura muito correta.
    A trama começa a se desenrolar com a chegada de um aluno, Sedgewick Bell, filho de um influente senador, ele discorda de tudo que é mencionado na sala de aula pelo professor , William Hundert , só que mesmo sabendo que Sedgewick Bell discorda de tudo William Hundert acredita que pode mudá-lo chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Júlio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Só que ai o professor se decepciona ao perceber que o aluno arranjou um jeito de colar
    Passa muito tempo e todos os alunos se formam, e o William Hundert para de lecionar. Depois de muito tempo, Sedgewick Bell já esta adulto e chama William Hundert para refazer a final do concurso de quando ele era adolescente. O professor aceita e vai para a casa do Sedgewick Bell. É ai que o professor percebe que não conseguiu moldar o caráter de Sedgewick Bell que da mesma forma que colou na primeira final, colou também na segunda .
    Resumindo: É muito difícil você tentar mudar o caráter de um pessoa que já tem um formado, não da pra colocar a coisa certa na cabeça de alguém que faz o mal. E é por isso que “O caráter de um homem é o seu Destino”.

    ResponderExcluir
  22. O Clube do Imperador

    Um professor apaixonado por seu trabalho tem sua vida modificada após conhecer um novo aluno, com quem inicialmente trava uma guerra de egos mas acaba desenvolvendo uma grande amizade.

    William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.

    Educação de nada serve se não puder ser revertida em crescimento, em desenvolvimento pessoal e coletivo, pois o educador na medida do possível, para Freire, deve educar para as mudanças, buscar a autonomia e a liberdade trabalhando sempre o lado positivo dos alunos a fim de promover, ou melhor, aguçar suas capacidades de aprendizagem e propiciando uma formação cidadã consciente, como ora citado acima, de suas responsabilidades enquanto um ser social educando e educador ao mesmo tempo.

    O carater de uma pessoa pode até ser moldado, mais nao mudado.

    ResponderExcluir
  23. Resumo do filme "O CLUBE Do Imperador"

    O filme inicia-se com o professor Sr. Humbert relembrando quando lecionava no colégio só para meninos St. Benedict. Sr. Humbert era considerado e admirado como o melhor professor, que de toda forma investia em seus alunos a todo custo,pois para si não estava apenas tentando lecionar naquele colégio,para ele é uma devoção vocacional ensinar.E acha que sua missão é moldar-lhes o caráter.
    Na verdade tudo iria muito bem ,aí aparece um garoto , Sr. Sedgewick Bell,filho de senador.E desde a primeira aula, Sr. Humbert percebeu logo pelo comportamento que era bastante difernte dos outros alunos, isso o deixava de certo modo decepsionado.Até que quando parecia impossível acreditar em SR. Bell estava se interessando nos estudos aconteceu durante o concurso de Júlio Cesár, então o Sr. Humbert investe no garoto até mais do que deveria,pois enxerga nele um potencial que foi destorcido sufocado e o tenta nutrir, regar até demais classificando-o como um dos três finalistas e desclassificando um outro aluno .Mas Sr. Bell o decepsiona quando descbre que o mesmo estava colando e perde no concurso.Logo depois do concurso começa uma verdadeira época de notas baixas ,por influencia de Sr. Bell,que fazia com que seus colegas fossem juntos todos cegos de caratér.
    Então passa-se vinte e cinco anos depois e Sr. Bell convida o professor Sr Humbert para uma revanche,onde doaria uma\ certa quantia para o colégio St. Benedct,Até que o mesmo decepsiona outra vez o professor ,e só faz acreditar nele como um home sem total caráter, e o avisa de certo modo que ,quem iria sair mas prejudicado pelo seu modo de ser seriam as pessos que os rodeia.
    REFLEXÃO.
    De que adianta termos ética , se não temos caráter , jamais devemos desistir de nossos objetivos ,seja ele qual for.

    CRITICA
    Por mas que não queremos enxergar concerteza o carater vem de berço e a família é a base de tudo isso.
    A frase que mim chamou a atenção foi
    " O CARATER DE UM HOMEM É O SEU DESTINO".
    ALUNO: Josivânia Ribeiro s2 tarde.

    ResponderExcluir
  24. O filme " O Clube do Imperador " relata a historia de conflitos éticos do Professor William Hundert,apaixonado por sua profissão que exerceu por 34 anos e o novato estudante rebelde SEDGEWICK BELL. O filme é repleto de frases de efeito,mas uma delas efetivamente norteiam o enredo do filme que é: “A juventude envelhece,a maturidade é superada,a ignorância pode ser educada, a embriaguez passa,porém a estupidez é eterna”. Em sua primeira aula o professor faz uma analogia entre um ditador Skutruk Nahunte e os gigantes da historia como:Aristóteles,Cesar,Augusto,Platão,Sócrates... homens que ,como o professor, detinham conhecimentos e valores morais exemplares simbolizados até os dias de hoje como regras de conduta que regem nossa sociedade. Enquanto que atos tiranos como os de Skutruk, são logo esquecidos e extintos da história. E uma frase que retrata bem esta parte do filme é “Ambição e conquista sem contribuição não tem significado”. E é este o sentimento de contribuição dos conhecimentos, que o professor tenta passar para os alunos onde o que aprendemos não deve ficar restrito apenas as salas de aula,mas devemos sempre exercitar com o próximo e no dia dia o que de bom aprendemos.
    O professor ficou profundamente decepcionado quando em conversa com o pai de BELL descobriu que o desvio de caráter do filho não era individual, vinha do berço. É esse modelo de criação impostos pelos pais, com atitudes protecionista, soberbas e autoritária , não porque amam demais os filhos, e sim pelo orgulho pessoal de indivíduos detentores de muito status ou condições financeiras elevadas que não aceitam influências externas na maneira de criação de seus filhos principalmente por pessoas menos abastardas que eles,tornando filhos sem limitações, desagradáveis e inconvenientes. Podemos dizer que tal modelo de criação está diretamente ligado a um dos problemas que mais atingem a sociedade moderna, o BULING. Sendo este um dos motivos, por exemplo, da maior tragédia sem precedentes em nosso país,que ficou conhecida como ” O massacre de Realengo”.
    O episódio de BELL colar em frente a centenas de alunos e pais, a repreensão do reitor da escola não permitindo eliminar SEDGEWICK . São atitudes que Infelizmente acontecem todos os dias em nossa sociedade,o homem valoriza muito quem tem mais,e alguns chegam a atitudes de subserviência.Um adágio popular que sempre ouvimos “O homem vale pelo que tem”, e é assim para muitos.
    Com tudo que viu acontecer,o professor desanima e chega a auto-conflitar sobre as vantagens de se ter virtudes ou não. O tempo passa e a única certeza que lhe resta é a eterna estupidez de SEDGEWICK BELL,que ainda depois de muito tempo esbanja arrogância, cinismo e falta de caráter, defeitos tão comuns na classe política, herança deixada por seu pai.
    Não podemos afirmar que a ambição, a competitividade,a discussão de idéias dentro de uma empresa ou fora dela, seja desvio de conduta. Podemos ter ambição pra aprender ,dedicar-se,compartilhar sem necessariamente corromper.Podemos competir sem atropelar os outros e ter a certeza que o nosso caráter vai nos rotular durante a vida e que começar certo é uma virtude.

    ResponderExcluir
  25. FILME "O CLUBE DO IMPERADOR"
    O caráter de um homem é o seu destino. A escola educa, mas não muda o caráter das pessoas. A história se passa na instituição de ensino St. BENEDICT´S só para garotos, onde o lema é “O fim depende do inicio”. A história principal do filme gira em torno de dois personagens principais o professor de História muito conservador HUNDERT WILLIAM e o aluno rebelde SEDGEWICK BELL filho de um famoso político dos Estados Unidos.
    No inicio das aulas tudo corria bem os alunos eram atenciosos e estudiosos. Um certo dia o diretor da instituição bate na porta da sala e apresenta um novo aluno (Sedgewick Bell) que também iria estudar naquela sala, o jovem no primeiro contato com os colegas e com o professor já demonstrou a que veio, ou seja, que era rebelde e não iria seguir as normas da escola. Chegou e já começou a influenciar os outros alunos que aos poucos foram tornando-se rebeldes. Já incomodados com o comportamento de Bell o professor decide conversar com o pai dele, nessa conversa William constata que o pai de Bell não tem princípios e que o filho é assim em conseqüência da família.
    Na escola é tradição acontecer uma competição “O clube do imperador” para testar o conhecimento dos jovens, o vencedor seria chamado de Júlio Cesar, Bell com o incentivo do professor já tinha melhorado suas notas, então o Sr. William decidiu desclassificar outro aluno que tinha mais pontos que Bell e conceder a vaga a Bell. Aconteceu a competição e Bell Perdeu, e para surpresa do professor ele descobriu que o jovem havia colado daí ele se tornou mais rebelde que no inicio, e só recebeu o diploma porque seu pai era muito influente.
    Depois de muitos anos de dedicação do Sr. William aquela instituição aconteceu a eleição que nomearia o novo diretor da escola e para surpresa do professor William ele não conseguiu o cargo, desanimou-se e pediu demissão.
    Após 25 anos Bell casou teve um filho e foi nomeado presidente dos Estados Unidos, Sedgewick decidiu fazer uma doação bem significativa para escola St. BENEDICT´S, com a condição de que se reunissem todos os ex- alunos para promover uma revanche da competição que escolheria o Júlio Cesar reuniram-se todos. O professor William preparou as perguntas, e evento aconteceu, novamente Bell perdeu e para decepção total do professor Bell tinha colado novamente. Foi aí que William sentiu que tinha fracassado como professor de Bell, pois ele tinha se tornado um homem sem princípios e virtudes. Mas em contra partida os demais alunos tinham se tornado os maiores nomes da indústria, direito, finanças e ensino superior.
    “O dever de um professor é esperar que o ensino mude o caráter de um menino e destino de um homem”.
    Reflexão Critica: Às vezes as oportunidades certas são dadas as pessoas erradas, o professor pensando está fazendo o melhor excluiu da competição um aluno que realmente era estudioso e colocou um aluno que não queria nada. A ética profissional foi deixada de lado pelo professor, pois ele não pensou que iria prejudicar o outro aluno que tinha estudado muito e gostaria de participar da competição. A competitividade presente entre os alunos era moderada. O caráter do aluno Bell não era seu ponto forte, pois o mesmo não respeitava as regras da instituição e não pensou nas conseqüências na hora de colar, ou seja, ele tinha aprendido com seu pai ser uma pessoa sem escrúpulos.
    Josilene Lima S2 Tarde Informática

    ResponderExcluir
  26. Marilene S2informatica tarde11 de maio de 2011 às 11:27

    Resumo do filme “O Clube do Imperador”
    O filme relata a história de um renomado professor de história amante da antiguidade o Sr.Hundert William, que leciona em uma importante escola, a “Academia St. Benedict´s”.Esse professor através do ensino da história antiga e do estudo da vida e obra de grandes homens como Sócrates ,Heráclito,shackpare e outros,tenta moldar o caráter de seus alunos para que sejam homens que saibam discernir entre o certo e o errado,sejam disciplinados e dêem sua contribuição para a humanidade. Certa vez ele faz uso de uma citação de Sócrates “O importante não é viver, mas viver com retidão”.
    O renomado professor era temido e respeitado por seus alunos, até que a chegada de um jovem chamado Sedgewick Bell muda o contexto da história.
    Sedgewick Bell era um jovem pouco comprometido com a educação oferecida naquele lugar,era desafiador e apresentava comportamento rebelde contrário às regras daquela instituição.O novo aluno em pouco tempo consegue influenciar os demais alunos que passam a agir de forma desordeira ,comportamento que intriga o Sr.William,o mesmo procura o pai de Wick Bell,e percebe que seu pai nem ao menos compreendia a importância da educação oferecida pela instituição e que a relação entre os dois era conflitante,fria,sem afeto.A partir daí o professor tenta compreender e ajudar o jovem,fazendo-o acreditar em seu potencial e não medindo esforços para vê-lo progredir. Chega até a mudar a nota de Wick Bell para mais fazendo-o assumir o lugar de outro aluno que tirara nota mais alta que a sua,conseguindo incluí-lo no concurso anual de conhecimentos que poderia lhe conferir o título de “Júlio César”¬¬_título de honra desejado por todos os alunos _.Sedgewick Bell não consegue vencer o concurso,mesmo tendo colado durante todo o concurso. Chega o dia da formatura, e para tristeza do Sr.Wlliam sua missão parecia ter falhado o Sr. Sedgewick Bell saiu daquela escola tal como entrara.
    25 anos mais tarde acontece o reencontro entre o Sr.William e o Sr.Sadgewick Bell,em um evento promovido pelo ex-aluno, que promete doação de recursos para ampliação da escola St. Benedict´s .Na ocasião o cenário do concurso Júlio César,vivido pelo sr.Bell foi recriado tendo os mesmos participantes que na época disputaram com ele o concurso,e ministrando as perguntas o Sr.William.O caráter de Wick Bell mais uma vez vem a tona ,ele colou durante todo o concurso e o evento não passava de um meio para promover sua candidatura .O Sr.Wlliam muito entristecido repensa todos os seus anos de trabalho,porém é surpreendido pelos outros seus ex-alunos que demonstram reconhecimento pelo seu trabalho.Ele concluí que apesar de não conseguir atingir o objetivo de seu trabalho em uma vida ,mesmo assim valeu apena pelas vidas em que conseguiu deixar marcas: “Um professor deve esperar que o ensino mude o caráter de um menino e o destino de um homem”.
    Reflexão Crítica
    Este filme transmite lições de moral e ética,assim como também mostra comportamentos totalmente contrários a moral e a ética, como desonestidade ,trapaças,mentiras,desrespeito as regras existentes comportamentos que refletem o caráter do Sr.Bell. O professor também não teve ética quando alterou a nota dos alunos.Vemos também a importância do ambiente familiar na formação do indivíduo,pois por mais que o professor tentasse moldar o caráter daquele jovem ele já trazia de casa a base de seu caráter.Quanto à competitividade os fins não justificam os meios mas “o fim depende do início”. “O importante não é viver, mas viver com retidão”(Sócrates).

    ResponderExcluir
  27. O filme relata a história de um professor chamado Hurdert.Este tenta moldar a personalidade de seus alunos baseado na cultura greco-romana, desde então, forma "O Clube do Imperador".Ao se deparar com o aluno Sedgewick Bell,o senhor Hundert fica impressionado com tamanha rebeldia,mas o professor não desistiu e tenta moldar o cárater do aluno,isso porque ele não queria que Sedgewick Bell torna-se igual ao seu pai:um homem sem escrúpulo.No entanto,o professor muda a sua trajetória,troca a prova de Bell com a prova de outro aluno,sendo assim,Sedgewick classificado.Porém o professor ficou surpreendido ao saber que Sedgewick colou,e que também o cargo que ele tanto queria de diretor foi dada a outra pessoa.Ao passar 25 anos, o professor foi chamado para um arrevanche com os mesmos finalistas e, novamente ele constatou a completa falta de caráter de Sedgewick Bell.
    Por mais quer estabeleçamos princípios, sem caráter não podemos execer um papel fundamental de cidadão,pois caráter é o conjunto de virtudes.O caráter é algo que a gente adquiri desde o momento que temos conhecimentos do que é certo e errado,e ninguém melhor do que a nossa família para nos ensinar.
    Aluna:Érika Maria
    Curso:Técnico em Informática S2-tarde

    ResponderExcluir
  28. Esse filme é emocionante e nos mostra que os alunos de um colégio freguentado pela nata da sociedade americana, ou seja, filhos de gente rica e importante, onde nesse ambiente se preocupa não somente com a educação dos alunos, mas também com o caráter,a boa conduta e a honra. Nessa escola lecionava o professor Hundert, apaixonado pela História Antiga o qual se empenhava em ensinar aos seus alunos os preceitos de uma vida digna, mas um de seus alunos, filho de um senador, que inicia uma guerra contra o professor não absorve esses ensinamentos e mesmo após vinte e cinco anos, todos se reunem e fazem uma revanche de um concurso, o qual três participantes se enfrentam e mais uma vez o aluno arrogante Sedgewick tenta fazer suas trapaças, mas é novamente descoberto pelo mestre e este se decepciona ao ver que mesmo apesar de tanto tempo, o aluno problema não assimilou os valores corretos de uma vida digna.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. preciso de uma introdução de trabalho sobre esse filme (o clube do imperador) alguem consegue aê ? urgenteee !

    ResponderExcluir
  31. Anônimo
    Assisti o filme é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  32. uestões
    1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.



    2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?



    3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?



    4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?



    5 – Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?



    6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?



    7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?



    8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?



    9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?



    10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê



    11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?



    12 – Como a montagem do filme interfere na justo a contada pelo filme



    (Filme o club do imperador filme)
    Alguém sabe me ajudar por favor

    ResponderExcluir