Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ética profissional do ambiente de Trabalho

Caros alunos,

Segue o link do vídeo trabalhado na última aula. Sobre ética profissional no ambiente de trabalho.

Gostaria que comentassem o vídeo, respondessem que papel a ética tem na vida profissinal, porquê ele é importante e escrevessem sobre as informações mais importantes que puderam compreender na nossa aula. Enfoquem também os conteúdos dos slides trabalhos em sala com as virtudes importantes para um profissinal na atualidade. Deêm exemplos práticos.

Um abraço!

Maíra Nobre

Professora da disciplina



Os slides utilizados na aula estão nesse link: http://www.4shared.com/account/dir/HlB-uXDu/_online.html?&

27 comentários:

  1. O vídeo enfoca na transformação do Mercado, do ponto de vista das Empresas, da Qualidade dos produtos, nos novos profissionais do mercado, na importância da qualificação profissional, o comprometimento do profissional com o trabalho, com os clientes e em trabalhar em equipe, de vestir a camisa da empresa, ter atitude, fazer a diferença, se conhecer como pessoa e como profissional e principalmente de ter ética no trabalho.

    O papel a ética tem na vida profissional

    A ética rege a vida profissional de qualquer trabalhador, sem ela seria impossível de se desenvolver um bom trabalho e principalmente de interagir com os demais colaboradores da empresa. É preciso que se construa fontes de valores que se renovem constantemente para que se possa ter uma boa relação de troca, dar e receber algo, e a ética é quem desempenha esse papel nas nossas vidas.

    Porque ela é importante

    Porque sem ética também não teria respeito, caráter e profissionalismo. Como se comentou no vídeo, a ética é como sistema binário ou 0 ou 1, ou se tem ou não se tem. E quem não tem ética dificilmente permanece no mercado, pois esse não será um bom profissional. A ética também está ligada a confiança que se é depositada, ninguém confia em um profissional que não tem ética, e uma empresa não mantem um profissional no qual ela não pode confiar.

    Resumo da aula

    Vimos, mais uma vez, a importância de se trabalhar em equipe, de não pensar só em si. Não se constrói carreira sozinho, precisamos saber nos relacionar bem com os outros, e os profissionais que valorizam o trabalho em equipe terão mais chances de permanecerem no mercado de trabalho. Estamos na era do conhecimento, os bons profissionais precisam transformar informações em conhecimentos, mais conhecimentos geram mais esclarecimentos, logo mais resultados.
    Nós estamos sendo constantemente observados e nossas atitudes avaliadas, ser solidário com os colegas, uma pessoa proativa, dinâmica que tente resolver os problemas da empresa e que seja ético profissionalmente, que não deixe que as coisas externas e as diferenças atrapalhem o bom andamento das atividades e o convívio com os demais.

    Ex: Um profissional sem ética que não respeita os colegas e fala mal da empresa, certamente perderá seu emprego, ou no mínimo o respeito dos outros colegas e não terá nenhuma confiança depositada, ou seja, jamais poderá ter um cargo mais elevado nessa empresa.

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo visa a evolução do mercado de trabalho, pelo ponto de vista das Empresas,novos profissionais do mercado,qualidade dos produtos,qualificação profissional,comprometimento do profissional com o trabalho,com os clientes e trabalho em equipe,ser ativo,ter diferencial,ter auto-conhecimento profissional e pessoal,resumindo,valorizar os princípios éticos com uma prática moral.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias atuais ao contrário do que antes acontecia, percebe-se que as empresas se dedicam em manter boas relações com os clientes, e é adequado que os funcionários que trabalham nestas empresas mantenham esse tipo de relação com a mesma. Um profissional para ser bom e ser ético deve seguir com respeito as pessoas que o acompanham no ambiente de trabalho como também com a empresa, tratando-os como gostaria de ser tratado.
    O que faz a diferença entre os funcionários de uma empresa, é a postura ética em que ele se encontra. Um profissional consciente do que deve fazer será percebido como bom competente. O grande diferencial em um ambiente de trabalho é a postura e formação profissional.

    Como diz no vídeo algumas pessoas consideram que conseguir um trabalho é o mesmo que conseguir um emprego mas nem sempre é assim, trabalho é todo esforço destinado à produção, enquanto emprego é uma relação duradoura que existe com quem organiza o trabalho e quem realiza o mesmo.Toda relação de emprego é obrigatório que tenha um relação de trabalho.

    Obs: Profª. Maíra, não postei considerações sobre a aula, pois não pude comparecer a mesma.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo fala de alguma característica importante que uma pessoa tem que ter para se adéqua no mercado de trabalho como a vontade de aprendizagem, qualificação profissional, trabalho em equipe, atitude, resultado, e o compromisso que você tem com seu trabalho.

    Ética e importante não só no trabalho mais na vida em sim.
    Ela nos permite conviver em harmonia com outras pessoas e nos ensina a respeitar o ambiente em que nós vivemos, sem ela não existiria uma convivência civilizada na sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  5. A Ética profissional tem um papel fundamental no ambiente de trabalho e na sociedade em geral,onde através dela adquirimos respeito e compromisso dentro e fora da organização.

    Existem a questão da hierarquia na empresa que muitas vezes exige um comportamento ético do profissional para com a empresa,mas ás vezes exige o contrário em relação aos clientes,fornecedores e concorrentes.
    Dois pesos e duas medidas não funcionam por muito tempo. Se eu exigir que meu funcionário seja mentiroso, corrupto e ladrão em seu comportamento para com os de fora visando a lucratividade da empresa, não posso me surpreender se descobrir que ele está mentindo, corrompendo e roubando também no ambiente interno.

    Existem pessoas que têm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento ético porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a ética e os costumes de uma sociedade civilizada.

    Temos que ser um profissional competente,manter a ética e o compromisso para com a empresa,e consequentemente se manter em harmonia com os colegas.Pois isso conta muito para decisão e a escolha certa do perfil de um bom profissional.Devemos levar para o ambiente de trabalho e pra vida tudo que aprendemos de bom e positivo.

    ResponderExcluir
  6. Ter ética é um fator determinante na carreira de um profissional, pois esta conduta é um fator essencial para o sucesso do negócio no mercado profissional, tornando-se muito mais do que um diferencial competitivo, pois reflete no nosso padrão de comportamento. Portanto temos que adaptar a uma boa postura Ética para poder diferenciarmos uns dos outros. Não basta apenas o conhecimento, pois isso todos têm. Temos que ter a conduta, a postura de um profissional de porte. Um Profissional que ajude o colega, que cresça junto com ele/empresa, que pense na empresa, no cliente e não que tente torna-lá baixa, pois quer mostrar trabalho mais não que ajudar nem ser ajudado.

    Temos que ter atitude, vontade de conhecer coisas novas, fazer diferente. “Por que igual muita gente já faz”. Vamos construir fontes de valores que se renovam constantemente tem que ser o nosso desafio. Pois ética pessoal se resume em: você tem ou você não tem...


    Geferson Mário
    Informática S2 - Manhã

    ResponderExcluir
  7. Durante a aula busquei absorver o máximo possível dos ensinamentos, a ética no trabalho é muito importante para nossa formação, seja ela profissional e até mesmo pessoal. Em primeiro lugar é preciso ter uma certa “lei da atração”,ou seja, tudo o que você pensa pode vim a acontecer, por isso deve-se sempre pensar positivo e ter esperança, assim tudo de bom irá acontecer com você. Mas não adianta ficar de braços cruzados esperando a sorte chegar, deve-se correr atrás de seu sonho, traçar um caminho a ser percorrido. No vídeo apresentado na aula de Relações Interpessoais e Ética, aborda dicas de pensamento em meio a nova sociedade em que estamos vivenciando. O mercado de trabalho a cada dia está mais competitivo e só é escolhidos os melhores para fazer parte dele. O vídeo mostra dicas de como você deve se comportar em uma entrevista de trabalho, no ambiente de trabalho, ser cordial, ter solidariedade, humildade, e acima de tudo gerar bons resultados para o empregador, mas não somente através de seu trabalho, buscar se profissionalizar, se dedicar na área que você gosta de trabalhar, assim seu trabalho não ficará cansativo e nem obrigatório. Algumas das principais atitudes de quem quer se dar bem no mercado de trabalho é a humildade, espírito de liderança, ser imparcial em alguns casos, você nunca deve mostrar opinião favorecendo a nenhum lado, o sigilo e o respeito perante as pessoas no meio do ambiente de trabalho também é muito importante. O otimismo sempre é muito importante, sempre ter pensamento positivo. Saber reconhecer os erros é uma virtude que valoriza o empregado, errar é humano, porém reconhecer o erro requer ética. A ética no trabalho é fundamental para você conseguir ter sucesso, ter boa postura, saber falar nas horas certas, ter boa apresentação. O termo “ética” quer dizer muitas coisas, mas além de tudo, confie em si mesmo, de nada adianta você exercer todos esses quesitos, se a falta de vontade de crescer não estiver dentro de você, pensamento positivo e olhares além do presente, assim conseguirá sucesso.

    Edemiza Guerreiro
    Informática s2, manhã.

    ResponderExcluir
  8. O vídeo demonstra como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, visto que para o ingresso nele não adianta ter apenas estudo, mas também valores éticos sólidos para com as pessoas e o ambiente em que se vive. Sendo assim, enfocasse a importância de interagir não só dentro da empresa, mas em todos os lugares de forma amigável, solidário e coerente, pois de certa forma estamos sendo observados em todos os lugares aonde vamos.

    A ética é de fundamental importância na vida profissional por ser um conjunto de regras, a qual cada pessoa deve seguir, para que se viva em paz com as demais. Tendo como princípios o que se deve e o que não se deve de forma alguma fazer. Pois vivemos em meio a uma sociedade que exige de nós uma formação consciente dos nossos atos. Tendo como pontos importantes a dedicação e conhecimento de tudo que se faz.

    Hoje em dia com tantas exigências no mercado de trabalho as virtudes que um bom profissional deve ter são basicamente:
    Conhecimento para resolver problemas da melhor maneira possível;
    Espontaneidade para interagir de forma tranquila e consciente;
    Solidariedade para interagir em equipe, dando sugestões e ouvindo as também, visando o beneficiamento de ambos;
    Atitude para inovar e melhor o ambiente de trabalhos da melhor maneira possível;
    Comprometimento para que a cada momento que se passa aprenda-se cada vez mais.
    Sendo assim um bom profissional é aquela pessoa de visão ampla e que se dedica ao seu emprego, pois visa o crescimento de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  9. Na ultima aula vimos que existem qualidades que devemos ter para ser um bom profissional. Vimos que um bom profissional tem que ser responsável ; que ele deve tomar iniciativa, e que tomar iniciativa não é só iniciar um projeto, é também assumir responsabilidade por sua implementação; que o profissional deve ser honesto; porque o profissional que é honesto as outras pessoas depositam a confiança nele; que ele tem que ser competente e ser compreensivo ,por que isso o ajuda a dialogar melhor com as outras pessoas. E que as empresas estão buscando pessoas capacitadas e que tenham estas qualidades.


    Michael da Silva Fernandes.
    S2. Informática. Manhã.

    ResponderExcluir
  10. A ética é um dos fundamentos que visam a estabilidade do colaborador e da empresa.Pois,não basta fazer por fazer,mas ir além daquilo que estar na nossa frente,ou seja, buscar fazer o melhor.Porém,para conseguir o que quer não precisamos sair "atropelando" ninguém,mas trabalhar em conjunto,discurtindo as idéias, sendo dinâmico e sempre exercendo a ética profissional.Pois ela é o conjunto de características que forma o caráter.
    Visto que no mercado de trabalho as mudanças são constantes e, devido a isso, a ética tem que ter um enfoque maior,pois ela demonstra a capacidade profissional de cada colaborador.
    Um exemplo prático, é um funcionário que sai falando mal da empresa onde trabalha ou postando na rede social assuntos que apenas conrrespondem a empresa.
    Érika Maria
    Técnico em informática S2- tarde

    ResponderExcluir
  11. Vontade de aprender, conhecer-se bem, relacionamento com as pessoas, respeito, competência, confiança, ética, são coisas essenciais para chegar a algum lugar dentro de uma empresa. Não adianta ter o conhecimento e não saber trabalhar em equipe, respeitar o trabalho do próximo.
    Felipe Pereira de Oliveira
    Técnico em informática S2-Manhã

    ResponderExcluir
  12. Renan Moreira _ Informática S2 _ manhã7 de abril de 2011 07:39

    O vídeo está nos mostrando como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, temos que nos qualificar cada vez mais. A ética é de fundamental importância na vida profissional por ser um conjunto de regras, a qual cada pessoa deve seguir, para render no trabalho em conjunto.

    ResponderExcluir
  13. O video fala das pessoas que estão começando uma carreira de trabalho.Nesse perfil de pessoas as empresas buscam colaboradores que tenha alem de ética profissional, que pensse na empresa e princilapalmente nos clientes,pessoas que trabalhem bem em equipe pois o relacionaAmento com os demais na empresa e fundamental importancia.

    Agradar os clientes e o difencial que toda empresa busca fazer, e pra isso profissionais capacitados que tem boa formaçao e uma ótima forma de conseguir fazer uma bao clintela.

    Resumindo; ser ético e respeitar o local onde você trabalha os seus colegas e os demai que estiverem ao seu redor.

    ResponderExcluir
  14. É pois, hoje, no que converge todas as atenções dos profissionais numa empresa ou que aos que queiram ingressar em uma. É de salutar importância saber se relacionar profissionalmente para produzir um meio saudável onde todos possam colaborar da melhor maneira possível, pois um profissional saudável, de mente, corpo e relacionamento é o ideal para a empresa e para ele próprio.

    ResponderExcluir
  15. Acredito que ética esteja mais associada ao berço e ao exemplo recebido na formação do caráter, do que a uma habilidade que adquirimos através do aprendizado. Existem pessoas que têm uma dificuldade enorme para adotar um comportamento ético porque foram criadas com mentiras, ensinadas a enganar, a furar a fila, a subornar e tantas outras coisas que ferem a ética e os costumes de uma sociedade civilizada. A reação que um profissional percebe em seu ambiente, das pessoas que o cercam, pode lhe dar uma indicação se o seu comportamento é ético ou não.

    ResponderExcluir
  16. A ética é importante em todos os setores da sociedade e no trabalho não é diferente.A ética rege as relações no trabalho criando um ambiente de confiança e bem estar, propício para um maior desenvolvimento e produtividade.O mercado atual visa em um profissional em primeiro lugar :competência e em segundo lugar ética que inspira confiança.Nenhuma organização aceita um profissional que divulgue informações confidênciais da empresa,viva em intrigas com colegas ,não saiba respeitar,enfim não tenha ética em seu ambiente de trabalho.

    Marilene téc.Informática s2 tarde

    ResponderExcluir
  17. Com o avanço da tecnologia e da informação os profissionais de hoje são mais capacitados e possuiem um grande conhecimento.
    A ética profissional tem ganhado grandes proporções principalmente dentro das organizações, para que uma pessoa seja considerado bom profissional é exigido e observado se a mesma tem atitude.Alguns pontos exigidos por organizaçoes atualmente na hora de contratar um profissional são:Capacidade intelectual,Relacionamento interpessoais, Competência e principalmente Confiança.Boas relações(ética e solidariedade) entre empresa e colaborador são de fundamental importância para o crescimento de ambos.Valores profissionais se fundamentam básicamente em( Prudência, Compreensão, Humildade, Imparcialidade(Agir com justiça) e Otimismo,se o colaborador possuir essas caracteristicas é considerado pelass organizações o profissional ideal.
    Josilene Turno:tarde Turma:S2 Curso:Tec. em Informática.

    ResponderExcluir
  18. O video apenas nos revisa o quao importante e a etica,seja em ela em qualquer ambinte, na escola ,em casa ou ate mesmo no trabalho ,pois onde ira exije mais de etica.
    Atualmente a etica esta mais em destaque,pois as empresas querem pessoas qualificadas e com um diferencial, que concerteza ira ajudar na hora da contrataçao.Ser alem do trabalho , apesar de nao ser tao qualificado o suficiente, mas tentar transformar a cada dia .Basta ter vontade de buscar resultados em meio a essa transformaçao e encontrar uma qualificaçao melhor.
    Entao como o mesmo fala 'Etica e uma das portas para o mercado de trabalho , pois tendo-a ,tem-se confiança e referencia de comportmentos positivos.

    ResponderExcluir
  19. Caros alunos,

    Fico muito feliz com seus comentários e em ver que os assuntos abordados na nossa aula fazem parte das suas considerações! Sinal que aprenderam. Devemos sempre procurar nos desenvolver se quisermos ser profissionais melhores.

    Um abraço!

    Maíra Nobre

    Professora da Disciplina Relações Interpessoais e ética- IFCE

    ResponderExcluir
  20. O vídeo está pautado nas transformações que o mercado sofreu,no que diz respeito a valorização do profissional ,em novas diretrizes para contratação,na reciclagem sistemática do conhecimento,no comprometimento do funcionário com a empresa e com os colegas de trabalho,o atendimento aos clientes,de está sempre querendo fazer diferente não com o intuito de apenas ser diferente,mas de buscar algo novo para soluções dos problemas da empresa e sempre valorizar o segundo mais importante item na hora da contratação ,”a ética”.
    Sem sombra de dúvidas, a ética é ,e sempre será o norteador para os profissionais e empresas que queiram longevidade em suas atividades respectivamente. Pode-se dizer que ela,a ética, vem de berço mas é preciso que seja policiada e lapidada constantemente e usada no dia dia para que se transforme em respeito e confiança.É como se fosse o nosso selo de qualidade,sem ela estamos sujeito a uma vida profissional precoce e cheia de problemas. É preciso ter ética em todos os momentos da vida, no trabalho principalmente pois lhe damos com vários tipos de sentimentos e estamos sempre sendo observados e julgados.

    Resumo da aula

    Vimos como é importante o estreitamento nas relações, em se trabalhar em conjunto com uma visão sempre coletiva. Somente os bons profissionais dominam esta arte da socialização ética no trabalho,é preciso saber escutar, saber dizer,medir cada palavra que proferimos o bom profissional não se faz só de um conceito ,mas de vários .

    ResponderExcluir
  21. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

    ResponderExcluir
  22. A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida à diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas. Como teoria, não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tampouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas. Como a demais ciência a ética se defronta com fatos.
    A ética deve nortear as ações das organizações na condução dos seus negócios. Geralmente, as empresas têm elaborado manuais e códigos de ética empresarial. É inegável que esses instrumentos têm por objetivo estabelecer o que se espera uns dos outros. Certamente, a prática da ética torna o ambiente de trabalho mais respeitável e poderá levar à excelência dos produtos e/ou serviços prestados nas relações de negócios das organizações.

    ResponderExcluir
  23. O mercado de trabalho procura cada vez mais pessoas com atitude, com vontade de aprender e se esforçam para conseguir, tendo como princípios a ética e a moral, é um ponto de crucial importância onde para muitas empresas faz a diferença. É importante que estes princípios sejam aplicados, ajudam no crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  24. Tente também nunca criticar seus colegas de trabalho ou
    culpá-los pelas costas, e quando for necessário corrigir ou
    repreender alguém, faça-o em particular, não o humilhe
    perante os outros e se for o caso ofereça apoio, pois ele
    poderá estar passando por dificuldades sem você saber.

    ResponderExcluir
  25. Um bom vídeo para se ter uma noção básica, bem básica mesmo de ética quer seja profissional ou pessoal, porém discordei de algo, certo de que teoricamente é necessário ter uma boa formação, mas no ambiente empresarial em que vivemos e até na cidade onde vivemos, grandes empresários buscam em 1º lugar uma pessoa conhecida e/ou indicada, para depois conferir se ela tem qualificação profissional para exercer a função no qual o cargo requer.

    ResponderExcluir
  26. eu achei muito interessante que ela tem toda razão...

    ResponderExcluir