Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Atividade de Informática Educativa



A Sociedade do Conhecimento demanda um maior uso das Novas Tecnologias na Educação. Como os sites de busca, redes sociais, chat´s, software educativos, dentre outros, própios da cibercultura, podem se inserir no processo educacional revolucionando a educação e ajudando na construção de competências e conhecimentos.

Discorram sobre a questão acima...

Um abraço.

Maíra Nobre

Professora da Disciplina Informática Educativa
Faculdade Vale do Jaguaribe

7 comentários:

  1. Muitas áreas atuantes vêm passando por mudanças, a educacional por sua vez não é diferente, a mesma se transforma gradativamente principalmente no que se diz respeito à área tecnológica.
    Vivemos na chamada sociedade do conhecimento, onde todos os recursos disponíveis são utilizados, o ato de aprender e ensinar não se limita apenas aos livros e a lousa é algo bem mais amplo que permite os educandos um contato direto com aquilo que se busca conhecer,isto é, hoje a cibercultura (a cultura de usar novas tecnologias )se tornou indispensável para as pessoas que visam uma forma dinâmica e rápida para se obter a compreensão de algo.
    E com esse propósito de uma educação globalizada e criativa que foram criados os sites de busca, chats, redes sociais, softwares educativos entre outros. Estes por sua vez, facilitam o aprendizado e nos deixam informados em questão de segundos em relação ao que ocorre no Brasil e no Mundo, ou seja, no caminho da tecnologia o conhecimento é um processo ilimitado.

    Ass:Kivia Maria e Eudilene Sena,1º período de Pedagogia-FVJ.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Mariana Paula Moreira - 1º Período de Pedagogia - FVJ.


    A sociedade atual mais do que nunca é exigente em relação ao mercado de trabalho, ela busca excelentes profissionais qualificados e capacitados que principalmente saibam e entendam sobre computador, sobre a internet em fim, sobre essa modernização para que eles possam representar bem os negócios. Onde se forma esses profissionais? Onde eles adquirem esses conhecimentos?

    As escolas atuais que ainda não são modernizadas no sentido de explorar o computador, a internet e seus recursos ela tem que se antena, pois a sociedade exige profissionais que saibam dessa cibercultura. E o local onde se adquire esse conhecimento e nas escolas.

    O Professor junto com a escola tem que entender que na era da interatividade, insistir na didática do transmissor – receptor é inútil, eles tem que entender que ao contrário do que alguns pensam essa cibercultura pode ser bem utilizada, e consequentimente presta bons e úteis serviços a educação. Por isso ela deve ser bem explorada em sala de aula.

    A escola tem que se modernizar junto com a sociedade, pois é da escola que surge os cidadãos que esse mundo quer, que a vida exige.

    ResponderExcluir
  3. Dupla: Anália Genuário e Denise Valente - 1º período de Pedagogia

    • A Sociedade do Conhecimento demanda um maior uso das Novas Tecnologias na Educação. Como os sites de busca, redes sociais, chat´s, software educativos, dentre outros, próprios da cibercultura, podem se inserir no processo educacional revolucionando a educação e ajudando na construção de competências e conhecimentos.


    Hoje é fundamental que toda escola tenha um laboratório de informática e professores capacitados para trabalhar na área.
    É importante a compreensão do quanto as redes sociais, os software, dentre outros meios, são importantes para a área da educação. Esse sistema sendo bem trabalhado tanto o professor quanto o aluno vão aprender.
    Com os avanços tecnológicos, tudo fica voltado para a internet, e quando se tem acesso e se sabe explorar tudo se torna mais fácil. É o mundo ao seu alcance sendo possível o aluno ser formador do seu próprio conhecimento, indo em busca da quilo que ele deseja conhecer, descobrir. O professor serve de mediador ajudando e estigando a vontade do aluno. Quando o professor se dispões a procurar novas tendências, a se atualizar conseqüentemente suas aulas vão passar a ser mais dinâmicas e com isso o aluno vai ficar mais participativo pois o professor vai trabalhar os assuntos atuais.
    Quando se passa a conhecer e ver os benefícios que a tecnologia trás para a educação ela passa a fazer parte do nosso cotidiano e virando de certa forma cultura. Isso acontecendo, é possível uma construção de conhecimento dia - a – dia, formando assim tanto bons alunos como bons educadores.

    ResponderExcluir
  4. Eglailton Monteiro.

    A importância da informática (Cibercultura) ao nosso arredor hoje esta muito desenvolvida e através dela podemos desenvolver nossos conhecimentos . Suas redes sociais servem para se interagir com outras pessoas e trocar experiancias. Entendo pelo conceito de cibercultura como a forma sociocultural que espelha-se na relação de trocas entre a sociedade, englobando a cultura e as novas tecnologias de base, onde destacamos as comunidades como propulsoras da popularização da internet. Caracterizamos a cibercultura também, pela proveniência de uma comunicação mais flexível, onde a cooperação e o compartilhamento na estruturação de uma informação torna-se viável através de uma construção multidirecional, onde todos nos podemos emitir e receber informações e através desta ferramenta, construir um conteúdo.
    Somos acostumados a viver as mídias convencionais onde o sistema de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível, baseando-se em um modelo um-todos, no qual apenas um ou poucos indivíduos são os responsáveis por mandar informações. Todos podem emitir e receber informações de qualquer lugar do planeta.
    Resumindo, podemos dizer que a cibercultura é uma nova maneira de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade. Ela é um espaço de comunicação, uma migração do mundo real para o imaginário, que possibilita aos indivíduos uma gama infinita de criação e recriação do seu próprio espaço social.
    A sociedade do conhecimento e a cibercultura estão relacionadas diretamente, e o docente tem que usurfruir o maximo do conhecimento e da praticidade pertecentes ao mesmo. O individuo precisa manter se atualizado para engajar se no meio da sociedade do conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. PEDAGOGIA 1°PERIODO
    A inserção das novas tecnologias na educação proporciona aos alunos a possibilidade de ter acesso a uma quantidade de conhecimentos muito alÉm daquele transmitido em sala de aula.
    O aluno "conectado", que recebe na escola orientações de como interagir com este "oceano" de conhecimentos tem a possibilidade de estabelecer relações, comparações e tirar conclusões de diversas opiniões expostas na "grande rede".
    Outra caracteristica importante é o fato do aluno poder passar do papel passivo de assimilar um conteúdo pronto e passar a interagir com a fonte e até originar novos conceitos.
    Francisca Claudiane e Ir. Vera

    ResponderExcluir
  6. carlos filipe carvalho5 de maio de 2011 18:32

    O filme conta a história de um colégio interno onde o professor Hundert forma “O Clube do Imperador”, para estudar a história da cultura greco-romana. O mestre tenta moldar a personalidade dos alunos, usando os bons exemplos dos personagens da história.
    O caráter ilibado do professor entra em choque quando se depara com o arrogante aluno, Sedgewick Bell, filho de um Senador sem carater.
    O conflito se dá pelo fato de Bell manter um relacionamento com seu pai, em que não havia diálogo nem tão pouco carinho e afetividade, mesmo que o garoto tentasse aproximar-se.
    Nesse desafio, o professor acaba, desonestamente, falsificando uma classificação em um concurso (Clube do Imperador), desviando-se de seu caráter reto, para tentar aproximar-se do garoto e passar-lhe seus conceitos.
    Percebendo poucos avanços, não consegue mudar o caráter do aluno, o professor entra em conflito interno sobre o que são vitórias e derrotas.
    Esse conflito se torna mais profundo quando se decepciona, ao perceber que, mesmo entre os mestres da escola, a “esperteza” se sobrepõe à retidão de caráter e a honestidade. Quando chega sua chance de galgar o cargo máximo, é preterido como diretor e a escolha recai sobre alguém bem mais jovem que ele e que tinha como principal habilidade conseguir dinheiro para sustentar o colégio.
    Tudo isso, nos mostra que o ser humano será sempre imperfeito. A falta de caráter e a desonestidade existem em todos os lugares e até mesmo pessoas que sempre seguem esses princípios, podem uma hora ou outra, ter algum deslize. Há necessidade, como seres humanos, de nos renovarmos todos os dias. Ao acordarmos de manhã, necessitamos reafirmar nossos votos de retidão de caráter, justiça e fidelidade aos nossos princípios.
    Podemos concluir que por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “berço” dado pelas famílias e no decorrer da vida, os meios podem interferir, porém, o que de fato fica, são os exemplos, bons ou ruins, que recebemos de nossos pais.

    ResponderExcluir
  7. GEANNE E GLAUCIA 1º PERIODO DE PEDAGOGIA8 de maio de 2011 16:12

    A sociedade do conhecimento demanda um maior uso das novas tecnologias na educação. Os sites de busca, redes sociais, chats, software educativos, dentre outros, próprios da cyber cultura, podem se inserir no processo educacional revolucionando a educação e ajudando na construção de competências e conhecimentos?

    Para dar aula nos dias de hoje é preciso muito mais do que um livro, quadro negro, e giz. Durante décadas isso foi o suficiente, mas hoje, com o avanço da tecnologia, os meios de comunicação foram ficando mais populares e acessíveis aos públicos de diferentes classes sociais e faixas etárias.
    Por isso, a educação atual deve se preocupar em acompanhar esse processo de transformação. Com o aluno modernizado o professor tem que buscar acompanhar esse ritmo frenético que é o ritmo do jovem atual.
    Buscar entender o lado do aluno, seu jeito de falar, os assuntos debatidos, tudo isso importa muito e a tecnologia será, com certeza, um tema a ser abordado sempre, e precisa-se ficar atualizado para que assim, se possa acompanhar o desenvolvimento psicológico do “aprendente” e não ficar muito distante da realidade atual que é a tecnologia, pois esta está em toda parte principalmente na escola.
    Tudo que se possa fazer para aprender a atenção do aluno e assim, aumentar seu índice de aprendizagem é bem vindo.

    ResponderExcluir