Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reflexões sobre Educação e Complexidade



Essa semana andei lendo o Livro " Educação e Complexidade" de Edgar Morin e compartilho com vocês algumas considerações a respeito da temática.

Com a crescente globalização temos a noção que todos os sistemas estão interligados. Empresas trocam informações sobre clientes, sites de relacionamento são interconectados a outras contas do usuário compartilhando informações, atualizações e interatividade. Temos a impressão em que vivemos em uma teia. Da mesma forma a vida pessoal e o lazer interferem no profissional retroalimentando o processo criativo. A humanidade, a afetividade e a sustentabilidade são importantes para sobrevivência no aspecto ontogênético do ser humano. Os problemas mundiais agem sobre os processos locais que retroagem por sua vez sobre os processos mundiais.
O aspecto educacional muitas vezes fica aquém desse processo complexo. As disciplinas muitas vezes se fecham e não se comunicam uma com as outras. Segundo Morin 2009 Fenômenos fragmentados não conseguem conceber a unidade. Ainda segundo o autor o saber existe para ser refletido, meditado, discutido e criticado. De que nos servem os conhecimentos se não o confrontarmos com tantos outros e utilizar-mos para responder à nossas expectativas, necessidades e interrogações cognitivas. Aí relaciono também o conceito de competência que segundo Perrenud é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Fica claro que a sociedade do conhecimento requer não apenas acumuladores de conhecimento mas individuos polivalentes, transdisciplinares e que sejam capazes realiar atividades com competência e criatividade enfocando também aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo. Difícil missão essa não? São apeas reflexãoes a cerca do que leio e do que penso sobre educação, que não é simples, é bem COMPLEXO.

Um abraço

Maíra Nobre

5 comentários:

  1. Eu adoro a Maira, forte, guerreira, inteligente, amiga, mulher verdadeira, como poucas hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maíra! Sou sua colega de trabalho. Gostei muito desse vídeo. Bastante interessante para o momento atual. É paradoxal demais o progresso da ciência em detrimento da dignidade do homem. Parece que a medida que o homem adquire conhecimento mais ele se fecha em um casulo. Parabéns pela iniciativa!
    Kátia Maria

    ResponderExcluir
  3. Maíra,

    Parabéns!!! gostei muito do blog. quero dizer que também sou fã do Edgar Morin. também li alguns capitulos deste livros e concordo com boa parte do estudo dele.

    Um forte abraço,

    Joelma.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários! É muito com trocar conhecimento, construir uma Teia de amizade, afeto, informação. Tudo está interligado. Tud a ver com o pensamento complexo! Um abraço!

    Maíra Nobre

    ResponderExcluir
  5. Oi Maíra, saiba que estou muito feliz por você! este comentário é na verdade mais um bilhete, já que por estar ocupado, não cheguei a visualizar com calma o seu blog. Depois darei algumas sugestões de leitura, e aproveitarei as suas sugestões. Estou cheio de ideias, e sei que você é uma pessoa ideal para se compartilhar e avaliar. Em breve estarei aqui lendo com mais apuro seu blog. Beijos no coração!


    Stênio Ferrim

    ResponderExcluir