Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Percepção sobre politicas publicas na educação!

 

Ao longo da minha trajetória como servidora pública federal, lotada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tive a oportunidade de ocupar cargos de gestão. Essa posição de privilégio favoreceu a minha percepção, a partir de um olhar “de dentro”, que as políticas de inclusão e desenvolvimento nem sempre são percebidas como imprescindíveis pela maioria daqueles que compõem o poder de decisão estatal, muito embora sejam extremamente necessárias e em determinadas circunstâncias, fundamentais. Desse modo, as oportunidades me conduziram a participação em vários programas relacionados às práticas econômicas e atividades produtivas. Tais experiências, absorvidas dentro e fora da instituição que trabalho, possibilitaram para além das práxis de atuação nos programas, o aprimoramento de um olhar atento e curioso para essas políticas, suas possíveis relações com o capitalismo, e seus processos hegemônicos de acumulação. 

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2018

 Lamento quando vejo um jovem defender ideias de um liberal que tem como guru o Paulo Guedes, um executivo que por interesse próprio é a favor da precarização do trabalho. Também lamento ainda termos tanta gente que defende um personagem que tem sido criticado veementemente pela direita, pelo centro e pela esquerda no mundo. Lamento existirem tantos jovens que desconhecem a história, dos danos causados pelo último aventureiro, sem experiência em gestão que chegou ao poder, Fernando Collor. É preocupante tantos jovens que pleiteiam vagas nas universidades públicas, bolsas, maiores investimentos, concursos públicos defenderem um liberal conservador autoritário como o Jair. Nós que fazemos parte dos institutos federais e universidades sabemos o que representou o governo do FHC e os seus retrocessos que nos deixaram tão a míngua. A expansão promovida pelos governos do PT representou um aumento de mais de 100% no valor das bolsas de pós graduação, a interiorização, que permitiu jovens do interior terem acesso a uma educação pública e gratuita. Lamento muito ver tantos jovens defendendo um autoritário que disse que o mal da ditadura foi ter torturado e não matado uns 20.000, que mulher deve receber menos que homem porque engravida, ou mesmo ter proferido a blasfêmia de que não estupraria uma parlamentar porque ela não valia a pena. Lamentável ver que as ações da fabricante de armas Taurus aumentou em 116 vezes o seu valor, diante da possibilidade do Jair ser eleito. Ele que prega o armamento da população e uma espécie de aval para a polícia matar, logo uma das polícias mais truculentas e que mais mata no mundo. Triste porque 90 % da população carcerária é composta de pretos e pobres, o maior índice de mortes está na periferia, coincidentemente onde existe o menor índice de equipamentos de lazer e cultura. Muito triste uma juventude que desconhece as premiações internacionais que Haddad recebeu enquanto gestor, ou mesmo o impacto que o seu trabalho enquanto ministro da educação gerou diante da criação de centenas de universidades e institutos federais. Triste que estejamos vivendo esse momento, enquanto na Alemanha ocorreu uma enorme marcha contra o autoritarismo e a escalada facista, aqui no "terceiro mundo" grande parte da população dá as mãos com essa ideologia nefasta que protege ricos e mata pobres. Lamento, mas ainda existe esperança.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

CORAJOSO É O HOMEM QUE AMA UMA MULHER SELVAGEM



"Homens regulares não sustentam a potência feminina, seus espíritos selvagens, que amam em intensidade que prezam a liberdade!

Homens regulares não entendem a poesia na sua fala as intenções das suas ações .

Homens medianos preferem mulheres medianas porque ficam mais seguros com elas. Estas não irão desafia-los. Não vão levá-los ao seu submundo , clarear suas sombras a fim de refinar seu ser e permitir que renasça um homem mais potente e seguro de sua masculinidade. Não vão encoraja-los a serem a sua melhor versão, e não por imposição, mas por inspiração!

Uma deusa é iniciadora na arte do amor e sexo, e é preciso ter coragem para ser iniciado por uma sacerdotisa. Só os homens abertos, despertos, e que estão sentindo o chamado do despertar dos seus femininos que têm a capacidade de amar uma deusa, e estes serão agraciados pela companhia de uma mulher que respeita e honra esse masculino por ele ser quem é.

As deusas despertam os deuses.

Em equilíbrio perfeito de suas polaridades, eles encontram a sua maneira de amar e se relacionar, ancorados no profundo amor, respeito e reverência à existência .

Quando uma mulher se reconhece Shakti, só lhe serve os Shivas..🙌💗quando um homem se reconhece Shiva, só lhe cabe uma Shakti." 

Anieli Talon @anileitalon




segunda-feira, 14 de setembro de 2020

POLÍTICAS, PROMESSAS, DESENGANOS E INTERESSES INTERNACIONAIS

 POLÍTICAS, PROMESSAS, DESENGANOS E INTERESSES INTERNACIONAIS

      

O ano de 2016 foi marcado pelo segundo impeachment de um presidente da república no Brasil. Sob o pretexto de que a presidenta Dilma Rousseff havia tomado crédito suplementar sem aprovação do congresso nacional, deputados e senadores depuseram-na após abertura de um processo previsto na constituição, isso 25 anos após o impedimento do então presidente Fernando Collor de Melo.

O período que antecedeu e sucedeu o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, foi marcado por muitas divergências, primeiramente no campo político, estando elas relacionadas principalmente aos rumos da economia. No âmbito da jurisprudência do impedimento, a divergência estava entre especialistas (juristas, cientistas políticos, sociólogos, etc.) e envolvia o enquadramento da questão – golpe ou impeachment? Nesse sentido, torna-se relevante delimitar nossa discussão ao contexto econômico e político, de modo a colaborar com o objeto de estudo proposto nessa pesquisa.  Fato importante a ser destacado é que no dia 31 de agosto de 2016, o então Vice-Presidente em exercício, Michel Temer, assumiu interinamente a presidência da república. A sua plataforma de governo, a chamada “Uma ponte para o futuro”, no âmbito político-ideológico, apresenta-se em posição completamente oposta à agenda do governo anterior, do qual ele era anteriormente integrante. A título de registro histórico, cabe aqui rememorar um aspecto importante, apontado ainda no ano de 2017, portanto anterior aos vazamentos de diálogos[1] entre os procuradores da operação Lava Jato e o juiz Sergio Moro, responsável pelos julgamentos da operação na cidade de Curitiba. Essas ações, marcadas por ilicitudes de várias ordens, contribuíram significativamente para a ascensão do então vice-presidente a cadeira da presidência da república, algo que por sua vez, deu início a uma mudança nos rumos da política econômica brasileira.

 

 

[...] a atuação do Judiciário tem ocupado, de modo cada vez mais abrangente, a agenda política, por meio de movimentos sincronizados, visando a interferir tanto no funcionamento do Parlamento – como na não destituição do Presidente da Câmara em dezembro de 2015 e na sua posterior destituição, em meados de 2016, quando já cumprira “sua missão” –, quanto em eventos relacionados diretamente à massa da população (passeatas por todo o País e eleições antecedidas por operações, prisões e conduções coercitivas eivadas de ilegalidades). Apesar de a destituição de Dilma Rousseff ter ocorrido pelas mãos do Parlamento, em suas duas Casas, toda a ação política contou com decisiva participação de órgãos do Poder Judiciário, que contribuiu com a desestabilização política do governo nos eventos que antecederam a votação final no Senado, e, em especial, com o não oferecimento de proteção constitucional contra o uso deturpado do instituto do impeachment. [...] Finalmente, no dia 29 de agosto, tem início a sessão de votação no Plenário do Senado, sob a presidência do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal. No dia 31, por 61 votos a 20, o caso é encerrado: Dilma Rousseff é destituída do cargo. No mesmo dia, Temer toma posse e, assim, se torna o 37o Presidente da República (CAVALCANTI; VENERIO, 2017, P.144-145).

 

A posse do presidente Michel Temer, intensificou uma série de políticas econômicas, voltadas para o mercado financeiro internacional e que tinham como base o programa Ponte para o Futuro. Na época, eram feitas promessas como a criação de novos postos de trabalho, equilíbrio e crescimento da economia, redução das desigualdades, novos investimentos internacionais no país e combate a corrupção, algo que hoje, três anos após o impedimento, é possível verificar claramente que tais medidas não tiveram o impacto desejado, findando por mergulhar o país em uma crescente desaceleração da economia, aliada ao desemprego e precarização do trabalho. Em linhas gerais referido programa demonstrava:

 

[...] uma grande preocupação com a crise fiscal (diminuição dos recursos carreados aos cofres públicos) e com a rigidez do orçamento (“dificuldade” para alocação dos recursos). Esses fatores, combinados com a indexação de benefícios 156 RIL Brasília a. 54 n. 215 jul./set. 2017 p. 139-162 (salários, aposentadorias etc.) e com a falta de uma ampla reforma da Previdência, teriam contribuído para um desequilíbrio nas contas do Governo, para o aumento da inflação e para a crise econômica de modo geral. A solução, de acordo com o texto, deve passar pelo crescimento econômico, pela reforma do orçamento – para “flexibilizar” os destinos dos gastos públicos –, pela redução da taxa básica de juros e pela reforma da Previdência Social, principalmente com a revogação da indexação dos benefícios pelo salário mínimo (desindexação) e com o aumento da idade mínima para a aposentadoria (CAVALCANTI; VENERIO, 2017, P.156).

 

Os desdobramentos dessa política de austeridade fiscal, que desobrigou o governo de efetivar ou ampliar programas de assistência as classes sociais menos favorecidas, em paralelo a flexibilização das leis trabalhistas; contribuíram significativamente para um aumento do desemprego e da informalidade nos postos de trabalho, isso porque tais medidas, alinham-se as diretrizes do Fundo Monetário Internacional (FMI), que representa os interesses do grande capital internacional; ou seja, cada vez mais lucros oriundos da financeirização, sem que haja uma preocupação efetiva com a produção e geração de novos empregos.


12/2019 Maíra Nobre de Castro

OBS: Recorte da dissertação, parte descartada pelo orientador mas que não quero descartar, e sim destacar! Abraços! 




[1] O site de notícias The Intercept, publicou uma série de conversas vazadas entre procuradores da lava jato e o então juiz Sérgio Moro, naquilo que ficou conhecido nos veículos de imprensa como Vaza Jato Os diálogos demonstraram um conluio para condenar sem provas contundentes o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a época, aparecia em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições presidenciais.


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

INTRODUÇÃO AO FEMINISMO DECOLONIAL

INTRODUÇÃO AO FEMINISMO DECOLONIAL

O curso é totalmente online e apresentara o contexto político e intelectual em que a teoria queer surge. O encontro tem caráter introdutório, sendo sua temática central a política dos anormais, sexualidade, controle e a invenção do sexo. O minicurso acontecerá no dia 12 de agosto de 2020, das 19h às 21h, de link privado, em tempo real. Haverá certificação contabilizando 2h/a para os inscritos. Inscrições gratuitas! A frente desse curso estará a escritora e transfeminisma Helena Vieira. Redes e links para benfeitoria em https://linktr.ee/helenavieira

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

MASCULINIDADE TÓXICA

Oi gente, 

Esse é o link para assistir a LIVE sobre MASCULINIDADE TÓXICA. Alguns do efeitos da

masculinidade tóxica estão a supressão de sentimentos, encorajamento da violência,

falta de incentivo em procurar ajuda, até coisas ainda mais graves, como perpetuação

encorajamento de estupro, homofobia, misoginia e racismo”.

 

https://www.instagram.com/tv/CDSRqOKH1RUwXgRm99ThPbkN4cnsxv797h53Zc0/

 

Referências da pesquisa sobre Masculinidade Tóxica com vários artigos, sites, vídeos e documentários

que vocês podem ter acesso para ler e assistir mais, para aprender sobre o tema. Base estudada para a

Live com Prof. @danielsoulhistoria sobre Masculinidade Tóxica.

 

1-https://www.vittude.com/blog/masculinidade-toxica/amp/

 

2-https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/22/estilo/1548175107_753307.html

 

3-https://www.psicanaliseclinica.com/masculinidade-toxica/

 

4-https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/entrevista/o-machismo-fragiliza-todo-mundo

 

5-https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/reportagem/padroes-toxicos.

 

6-Os impactos da masculinidade tóxica no bem-estar do homem con-temporâneo: uma reflexão a

partir da Psicologia Positiva Raí Carlos Marques de Paiva e Fátima Niemeyer da Rocha. (Artigo)

 

7-https://nacoesunidas.org/oms-masculinidade-toxica-influencia-saude-e-expectativa-de-vida-dos-homens

-nas-americas/amp/

 

8-https://youtu.be/koPmuEyP3a0

 

9-https://youtu.be/C-1tdFGpekQ

 

10-https://youtu.be/NRom49UVXCE


sábado, 1 de agosto de 2020

CURVAS


Curvas
Nas ondas dos cabelos
crespos, afros, cacheados
Vejo resistência, ancestralidade e amor
Encurta mas não se curva
Ela é assim Potente
Não se submete
Mesmo passando por incertezas
Transmuta
Luta
Carrega em si a força dos seus ancestrais.
Incentiva, apoia empodera
Clézia
Nas ondas do seu corpo
Curvas em tom noturno
impossível não causar deleite
em muitos e muitas
Quando dança
faz o chão estremecer
O meu abraço cabe direitinho no seu
Ela é sua própria história
Ela é infinita
Maíra Nobre 31\07\2020





Clair de Lune



Composta em 1905, como parte da Suíte Bergamasca, Clair de Lune imortalizou seu criador, o francês Claude Debussy, e tornou-se um dos maiores ícones da música erudita em todo mundo. 

Na biodança, Clair de Lune, considerada uma música orgânica e é utilizada nas vivências de intimidade, fluidez, contemplação e intase. 
Em Biodança a música tem o poder de deflagrar emoções e sentimentos e dar significado aos movimentos sustentados por nosso mundo emocional. Daí sua seleção e escolha serem de fundamental importância, para resultados eficazes. O critério não é estético, mas funcional. 

Rolando Toro, criador da Biodança define como música orgânica quase todas as formas de música cp, atributos biológicos, tais como fluidez, harmonia, ritmo, tom e unidade de sentimento. Capazes de despertar resposta motora e profunda estimulação visceral.


Clair de Lune é uma delas e com certeza foi composta por um gênio! 

domingo, 26 de julho de 2020

Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha



Queria compartilhar essa LIVE da minha amiga, Prof. Dra. Anna Ericka Lima promovido pelo NEABI- Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros do IFCE sobre a Mulher Negra Latino Americana e Caribenha frente aos Imp. Socioambientais. Gente, que aula MARAVILHOSA!. O que ela nos coloca colabora para a desconstrução de pensamentos coloniais e etilistas a respeito de meio ambiente, desigualdade e pobreza! Assistam!

https://www.instagram.com/tv/CDCoSXKlJWI/

Convidada: Anna Érika (Neabi Fortaleza)
@annaerikalima
@pre.tai
@neabifortaleza
@neabicampusparacuru

Abraços!

Maíra

terça-feira, 7 de julho de 2020

Seu olho me olha, mas não me pode alcançar

Sente o AXÉ dessa música! Amo as percussividades da nossa Música Popular Brasileira!



Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo
" Eu sou a chuva que lança a areia do Saara
Sobre os automóveis de Roma
Eu sou a sereia que dança, a destemida Iara
Água e folha da Amazônia
Eu sou a sombra da voz da matriarca da Roma Negra
Você não me pega, você nem chega a me ver
Meu som te cega, careta, quem é você?
Que não sentiu o suingue de Henri Salvador
Que não seguiu o Olodum balançando o Pelô
E que não riu com a risada de Andy Warhol
Que não, que não, e nem disse que não
Eu sou um preto norte-americano forte
Com um brinco de ouro na orelha
Eu sou a flor da primeira música a mais velha
Mais nova espada e seu corte
Eu sou o cheiro dos livros desesperados, sou Gitá gogoya
Seu olho me olha, mas não me pode alcançar
Não tenho escolha, careta, vou descartar
Quem não rezou a novena de Dona Canô
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo
Eu sou um preto norte-americano forte
Com um brinco de ouro na orelha
Eu sou a flor da primeira música a mais velha
Mais nova espada e seu corte
Eu sou o cheiro dos livros desesperados, sou Gitá gogoya
Seu olho me olha, mas não me pode alcançar
Não tenho escolha, careta, vou descartar
Quem não rezou a novena de Dona Canô
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo
Quem não rezou a novena de Dona Canô
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo"

"Eu nao posso conviver com quem me obriga a esfrergar minhas mãos com o obvio todas as manhãs" Ryane Leão

"Eu nao posso conviver com quem me obriga a esfrergar minhas mãos com o obvio todas as manhãs" Ryane Leão
Eu acho UÓ quando você você fala uma coisa básica, na paz. A respeito de direitos humanos, gênero, políticas públicas e minorias. Se baseando em leituras, formação, trajetória, divulgação de pesquisas, estatísticas, publicações e no meu lugar de FALA. E a pessoa simplesmente discorda dizendo que o que vc apresenta é exclusivamente MILITÂNCIA. Ah genteeeeee. Isso acontece muito, comigo e com muitos amigos e amigas.
Eu aprendo tanto quando dialogo com pessoas que me apresentam contra- argumentações baseadas nas suas trajetorias, lugares de fala, leituras. Adoro e aprendo muito.
Mas com contra-argumentação rasa e preguiçosa eu acabo logo a prosa! Mando um beijo e vou-me embora.
" A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas ideias não correspondem aos fatos
O tempo não para
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para não, não para"
Maíra

sexta-feira, 26 de junho de 2020

UMA CARTA PARA MULHER QUE FUI


Poema Incrível da Ryne Leão. Autora do livro “Jamais peço desculpas por me derramar” Ela escreveu 04 anos depois de sair de uma relação abusiva. O poema foi escrito por ela mas serve para todas nós! Ryane inspira mulheres na internet com o seu instagram "Onde jazz meu coração" e cria textos incríveis sobre amor próprio e empoderamento feminino!Espero que nossas correntezas se espalhem por aí para que mais mulheres escrevam e contem suas histórias.

Maíra Nobre

"te escrevo de uma casa que é confortável
bate sol e tem rede na sala" 




UMA CARTA PARA MULHER QUE FUI

" daqui pegando suas coisas
pra sair dessa casa que nunca te foi lar
sinto vontade de te abraçar apertado
e repetir:

está dando certo
você conseguiu

te convenceram que desistir é uma merda
mas desistir muitas vezes
é o gatilho certo pra renascer
ainda bem que mesmo que por um fio
você foi embora daí

quero te contar que você sobreviveu
que a depressão não conseguiu te comer viva
que as idas frequentes ao hospital pararam
que aquele buraco no estômago
aquele enjôo, aquela rua sem saída
tudo isso cicatrizou
e virou uma marca que inevitavelmente
você veste todos os dias
mas agora isso é um atalho
para que outras mulheres
não precisem pular precipícios
por ninguém

quem diria que a sua história
viraria um mapa pra tantas de nós?

pensando bem você sempre teve
essa fé desmedida
e foi um erro brilhar tantas vezes
pra iluminar escuridões que nem eram suas
mas isso te fez virar galáxia

desde pequena você transforma
caos em estrelas

você ainda não se deu conta
mas é o seu corpo que te fará companhia
pro resto da vida
e só saber disso já faz dele algo tão poderoso
você está fraca agora
e continuar dói pra cacete
mas liberta
quero contar que você vai conseguir olhar no espelho
e enxergar um rosto cheio de linhas
e que você finalmente vai conhecer
gente que te lembra que você é linda
e que não é difícil te amar
vão haver muitas despedidas
pra abrir lugar pra essas novas pessoas
é cíclico

há livros morando em cada uma de suas expressões
livros que contam sobre a resistência
de uma mulher que é uma em muitas
muitas em uma
você é sua prioridade
e não há egoísmo nisso

não tenha pressa
todo processo curativo
não é tão rápido
ou tão bonito assim
e vai ver se curar é algo diário
tem dia que dá e tem que dia não dá
e tudo bem

é possível amar depois da dor
mas serão amores diferentes de tudo que você ja sentiu
porque amar também é perspectiva
e existe diferença entre amar sendo segundo plano
e amar sendo protagonista

te escrevo de uma casa que é confortável
bate sol e tem rede na sala
e te conto que você escreveu um livro
que tem feito mulheres abandonarem silêncios
você conheceu a dor cedo demais
pra que agora pudesse existir
em paz." 

ryane leão

#ondejazzmeucoracao