Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Piratas no Vale do Silício (8º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO)


Caro Aluno,

Após Assistir o “Filme Piratas no Vale do Silício” escreva um texto contextualizando o enredo do Filme às Temáticas citadas abaixo:

  • · HISTÓRIA DA INFORMÁTICA;
  • · EMPREENDEDORISMO;
  • · LIDERANÇA;
  • · ESTRATÉGIA.

Escolha pelo menos dois tópicos e poste seu comentário a respeito do Filme;

Um abraço!

Maíra Nobre

Professora – Faculdade Vale Jaguaribe


43 comentários:

  1. Realmente um filme muito interessante do ponto de vista daquilo que ele descreve, visto que a história de Steve Jobs e Bill Gates gera muita atenção e curiosiddae. É impressionante ver a forma audaciosa e empreendedora como Steve Jobs construiu a Apple e a transformou numa referência para o mundo todo, sem falar também na Microsoft, empresa do Bill Gates. Enfim, o que vimos são práticas muitos inteligentes em que o importante é tirar proveito da criação do outro e não criar, sem deixar de citar o modo de liderança do Jobs é bem peculiar, não agregador, mas desafiador. Gates é um ótimo negociador. Portanto, o filme nos mostra um panorama do quanto foi rápida e inteligente a transfomação tecnologica e como nos é preciso conhecer e entender a presença do Steve e do Bill neste processo. A inovação dos dois, a esperteza fez com que hoje tenhamos um mundo cheio de oportunidades e informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose de Oliveira Pascoal Neto5 de abril de 2012 às 20:26

      Concordo com vc Jonas quando relata que Steve contribui muito para o que a Apple eh hoje, mas venhamos e convenhamos que durante muito tempo Steve Jobes se comportou como um pessimo gestor. Liderança era uma ferramenta que ele naum tinha, o que ele usava era argumentos para sugar os colaboradores, Naum oferecia qualidadede vida, promovia assedio moral, naum administrava os conflitos, pelo contrario, dividia a empresa em dois grupos. Soh após o lançamento do Macintosh foi que ofereceu o mínimo de lazer aos funcionários . Dizia que criacao eh bagunça, quer gênios? Terá loucura, duas faces da mesma moeda. As estrategias que ele usava soh focavam em resultados quantitativos, em numeros, na quantidade de lucro que geraria. Digamos que ele foi eficaz mas nada eficiente.

      Excluir
    2. O importante é que hoje na era da Informação, a contribuição desses dois moços foi notória. Quem robou quem é o que fez a historia tomar as proporções que hoje tem. Quando Steve fundou a Apple em 76, foi genial. Ele realmente foi um empreendedor e enxergou uma oportunidade. O seu defeito eram os problemas pessoais e a forma como tratava sua equipe. Mas vamos concordar que ele era altamente convincente, possuia uma facilidade para vender que era fantastica, prova disso foi usada quando fez a Xerox lhe passar tudo sobre o mouse e a interface gráfica, mas em contrapartida só via o que queria prova disso foi Bill Gates implantar nos computadores novos da Apple o sistema do Windows. Bill também merece o crédito, foi estrategista, inovador, e execelente lider.

      Ele fez a Apple ser o que é. Era o espirito da empresa tanto que foi demitido e a empresa quase caiu na falência, foi novamente contratado e levantou a "MAÇÃ".

      O mundo inteiro sentiu muito a perda de Steve ano passado...Afinal não é todo mundo que transforma uma empresa criada na garagem de casa em uma das mais valiosas do planeta.

      Excluir
  2. Roberta Adriana da Costa Nogueira4 de abril de 2012 às 11:25

    O filme Piratas do Vale do Silício conta a história de dois jovens visionários e empreendedores Bill Gates e Steve Jobs, responsáveis pela criação e a evolução da história da informática. No filme perceber-se que ambos eram fortes concorrentes e que as estrategias utlilizadas por eles era basicamente a mesma, observavam o interesse,vendiam suas ideias e copiavam as ideias dos outros que não sabiam como usá-las, ou seja, sabiam aproveitar as oportunidades de forma estratégica e inteligente. E se não tivesse ocorrido todos esses fatos talvez não tinhamos um sistema complexo de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Ana Karine N. da Costa
    Esta bem claro de que o filme se trata da popularização dos computadores ,na época do filme os computadores eram de grande porte e ocupavam grandes espaços,mas foi surgindo a idéia de fazer um computador pessoal pois existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia e decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu a Apple Computer ,idéia de Jbs e Steve que aproveitavam para por em prática se arriscando a dar certo ou não,encorajado pela inteligência que tinham com a idéia de empreender.Mas as idéias foram tomadas por outra pessoa Bill e usadas estrategicamente formando um complexo sistema de comunicação ,se estendendo assim futuramento por toda a parte.

    ResponderExcluir
  4. IALY SILVA
    O filme fala de uma parte importantissima da historia da informatica, a criação do microcomputador.Relata a historia de duas pessoas emprendedoras, que observaram as necessidades das pessoas como uma oprtunidade de negocio.
    Bill Gates e Steve tinha as caracteristicas de empreendedores agindo com inovação, persistencia e atenados as exigencias do mercado.
    Posteriormente, ha um conflito entre os dois, e é quando Bill resolve destruir a empressa de Steve(APPLE), e dotado de liderança se torna um dos maiores empresrios do ramo.

    ResponderExcluir
  5. Valeria Rebouças Viana
    neste filme vemos em Bill e Steve empreendedores e lideres. O filme conta a historia das empresas Apple e Microsoft, suas criaçoes e conflitos. Steve criou um microcomputador, observando a necessidade e como uma forma de inovação. Bill, observando o crescimento e reconhecimento da empresa e apos um conflito ente os dois resolve pegar a ideia de Steve e criar sua propia empresa. Bill entao se torna um grande empresario da imformatica e se torna um lider de mercado mundial.

    ResponderExcluir
  6. Cleidiane de Medeiros Silva.
    O filme conta a historia como surgiu o Microsoft e Apple.Seus personagens principais eram: Bill Gates, Paul Allen,Steves Jobs e Steve Wozniak. Homens inteligentes que revolucionaram a tecnologia da informatica. No inicio dos anos 70 os computadores eram chamados maiframes, eram computadores de grande porte e ocupavam grandes espaços, até então não havia computadores pessoais.Steve Jobs e Steve Wozniak foi quem criou o primeiro computador pessoal, que recebe o nome de Apple, devido ao imenso sucesso eles fundaram a empresa em 1977 a Apple computador.Foi numa feira de computador, que Bill Gates(o dono da Microsoft), até então desconhecido, conhece e se interessa pelo trabalho da apple. A partir dai começa a guerra da Microsoft com apple, as duas empresas querem ser as lideres no ramo da informatica.O filme termina com a vitoria da Microsoft,e Bill Gates se torna o homem mais rico do pais.
    Através desse filme podemos perceber que para que possamos traçar metas eficazes temos que agir com inteligencia, pessoas inteligentes carregam conhecimentos, e conseguem o sucesso em qualquer campo que atuará.Ter espirito de liderança faz toda a diferença no momento de planejar e traçar suas metas.

    ResponderExcluir
  7. Jardel Anderson Rebouças Costa
    o filme mostra a historia de dois jovens empreendedores,q mostram a evolução da informatica.Esses dois jovens criaram uma empresa q se chama APLLE,,a partir deste momento eles resolve destruir a Apple.Mais logo perceberam q estavam perdendo e começaram a retomada do tempo perdido na busca de produzir melhores computadores,onde a empresa criou o hardware do computador e eles tiveram a estrategia de contratar outra empresa a Microsoft para criar um sistema operacional que fosse compatível com o seu projeto. A Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projetos com interface gráfica.a empresa fecha contrato para fornecer programas para o Macintosh.Ai Jobs percebeu q Bill roubou sua tecnologia e criou o Windows,uma cópia deslavada do Macintosh.

    ResponderExcluir
  8. O filme conta a história do desenvolvimento da microinformática e da popularização dos computadores através de personalidades como Steve Jobs e Bill Gates.De acordo com o filme, foi justamente a luta para dominar a areá da informação entre alguns estudantes e as grandes empresas que troxeram a tona essa ferramenta ao acesso de todos, principalmente dos que eram apaixonados pela aréa. O resultado é que as grandes empresas também passaram a investir e começaram a fabricar os computadores pessoais.

    NEIMARA FELIX CANNELLA

    ResponderExcluir
  9. O filme mostra a história da informática e a popularização dos computadores, com o surgimento das empresas Microsoft e Apple na década de 70, através de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates e Paul Allen. Ao longo dos anos com toda inteligencia e esperteza trouxeram aos usuários domésticos o poder de desfrutar do computador que naquela época somente as grandes empresas é que tinham. O estilo de liderança fica claro com a estratégia usada por Bill Gates que consegue se aliar a apple com a intenção de roubar sua tecnologia e com algumas modificações criar um novo sistema, ou seja, Bill Gates tornou-se milionário copiando e vendendo o conhecimentto dos outros.

    Nádia P. de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme vai além da história de Gates e Jobs, vai além da criação da Microsoft e da Aplle. O mesmo vai ao encontro de conceitos, valores e estratégias para o alcance de objetivos. A visão futurista e a capacidade para aproveitar as oportunidades desses bons empreendedores, aceleraram o que chamamos hoje de globalização. Suas criações revolucionaram o passado e o presente; já o futuro será sempre uma colheita das idéias boas, das ruins, das que foram aperfeiçoadas, das roubadas e até mesmo daquelas que ainda não se tornaram realidade.

      João Marcelo.

      Excluir
  10. A história mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois, o desejo de criar uma ferramenta para mudar o mundo e as estratégias que utilizaram para criarem suas empresas.Esse desejo por essa ferramenta que motivou estes jovens empreendedores a criar a indústria moderna de computadores pessoais.É bem evidente no filme também a diferença de personalidade desses dois gênios da informática, Steve é arrogante, mas tem espirito de lider, apesar de não sabe-lo usar. Bill é um otimo negociador e estrategista.Resume-se que tanto Steve quanto Bill sao exemplos claros de grandes emmpreendedores e estrategistas.Visionarios, com poder de persuasão e objetivos claros no que diz respeito a verem seus projetos realizados e ambos numa batalha por um produto exclusivo e superior.

    Luciana Araújo da Penha.

    ResponderExcluir
  11. O filme, Piratas do Vale do Silício, narra a estória da criação e crescimento de duas empresas pioneiras no mercado da informática, a Apple e a Microsoft. Também mostra como foi a relação empresarial de dois homens, Steve Job’s (Apple) e Bill Gates (Microsoft), que foram os fundadores dessas empresas. Para dar inicio a discussão ética entre eles, é importante conhecer mais a estória de cada empresa.
    A Apple estava se destacando no mercado pela sua inovação, a criação dos microcomputadores para pessoas comuns e um sistema operacional original e arrojado, Já, a Microsoft era ainda uma pequena empresa de software, que prestava serviços a outras empresas. No decorrer de toda estória Bill Gates dá um grande salto para a Microsoft e também para a informática.

    ResponderExcluir
  12. Igor gomes valente

    O filme foi muito interessante, mostrou desde o começo como surgiu a APLLE e a MICROSOFT, e como se tornaram as potências mundiais que são hoje. No começo todos eram estudantes, pensando em descobrir novas tecnologias Jobs começou a criar o primeiro computador enquanto Bill Gates criava linguagem de programação, Jobs então formou a APLLE, e queria mais tecnologia então roubou da xerox o programa gráfico e a programação do mouse, Bill Gates criou o MICROSOFT e vendia o programa dos para a IBM e assinou um contrato com APLLE roubando a tecnologia então desenvolveu o sistema Windows vendendo primeiro para os japoneses. Se eles não tivessem tido a esperteza de roubar programas uns dos outros talvez não tivéssemos os computadores que temos hoje.

    ResponderExcluir
  13. Ana Paula Dos Santos Lima

    Desde o inicio o filme retrata da evolução dos computadores.
    Podemos perceber que os jovens tentavam “DESCOBRIR” alguma forma de revolucionar o sistema da informática.
    O Jobs, foi quem fundou a Apple, um sistema que criava programas com ícones, pastas e janelas, e cada vez foi se revolucionando cada vez mais.
    Entre as disputas, de ver quem alcançava uma revolução maior. Do outro lado estava Bill Gates, que ao conhecer variados jovens, foi comprando (pegando programas de outros criadores) e transformando em um “programa”, capaz de decifrar o chamado editor de textos(hoje). E ainda passando para traz a Xerox, que tinha o criado o mouse. E como eles não sabiam como criar ou desenvolver, Bill, comprou deles e ficou como inventor dos programas.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. ESTRATÉGIA.
    No filme pude observa que não foi tão facil para Bill Gate conseguir chegar a seus objetivos,pois Job estava a sua frente porém o bill,tinha estratégia para conseguir ser bem melhor então ele usou a seguinte palavra,mantenha seus amigos perto e seus inimigis mais perto ainda,então daí ele traçou sus estratégia para conseguir seus objetivo porque ele foi bem esperto e estrategico para com seus inimigos tanto a IBM com APPLE,até chegar onde queria ,era um homem bem inteligente que sabia o que queria e onde queria chegar,não foi atoa que se tornou o homem mais rico do mundo.E claro seu espírito de empreededorismo contou bastante que depois de algum tempo Bill Gate comprou uma grande parte da APPLE,e se tornou um grande amigo de Jobs a qual faz dá APPLE a empresa que se tornou.

    ResponderExcluir
  16. Andréa Cristina do Nascimento Silva
    1º Período de RH

    O Filme “Piratas do Vale do Silício”, nos mostra não somente a revolução da informática, mas a historia da criação das duas grandes empresas do ramo da informática: a Apple de Steve Jobs e a Microsoft de Bill Gates. No entanto o filme nos mostra a ideia de desenvolvimento dessas organizações nos mostra a situações enfrentadas por muitos empreendedores que tentam levar adiante o projeto de uma nova empresa ou de um novo negócio. Dois rapazes com maneiras de viver totalmente diferentes, mas que tinha um único objetivo: se destacarem no desenvolvimento de novas tecnologias; enquanto Gates lutava para desenvolver um novo software para computador, Jobs tentava juntamente com Steve Wozniak criar um novo conceito em computadores pessoais. Steve Jobs um bom empreendedor construiu a Apple e a transformou numa referência para o mundo todo, sem falar também na Microsoft, empresa do Bill Gates. Enfim, o que vimos são práticas muitos inteligentes em que o importante é tirar proveito da criação do outro e não criar, e o modo de liderança do Jobs é bem peculiar e desafiador, e Gates é um ótimo negociador. Portanto, o filme nos mostra um panorama do quanto foi rápida e inteligente a transformação da tecnologia da informação. Assim a inovação dos dois, fez com que hoje tenhamos um mundo cheio de oportunidades e informações tecnológicas.

    ResponderExcluir
  17. JOSÉ MARCILIO DE LIMA
    1º período de RH

    O filme piratas no vale do silício é um filme que mostra a evolução da informatica, principalmente a evolução dos computadores pessoais. A grande capacidade de Bill Gates fazer negócios é muito grande, alem dele ter uma enorme tendencia e característica de um líder.
    Bill Gates e Steve Jobs lutaram com varias ideias de montar suas empresas, Apple e Microsoft, fazendo negócios com outras empresas de grande porte e mostram que a aparência é fundamental para conseguir um bom negocio, essa historia mostra cenas de superação e mostraram que unindo a inteligencia e força de vontade conseguimos tudo o que queremos.

    ResponderExcluir
  18. ELENILDO VIEIRA
    1º PERIODO RH

    Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Steve Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II a partir de 1979. iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa

    A Microsoft foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, em 1980 Steve Ballmer se junta a companhia. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma versão do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1977 é lançado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M. Microsoft acerta um contrato não exclusivo de licenciamento com a IBM e procura a Seattle Computers para comprar seu sistema Q-DOS Além de produzir programas, a Microsoft atua no mercado de serviços on line.
     Em 1990 a Microsoft apresenta o Windows 3.0
     Em 1995 é lançado o Windows 95
     Em 1998 é lançado o Windows 98
     Em 2001 lança o Windows XP
     Em 2007 lança o Windows vista
    HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E O EMPREENDEDORISMO FORAM O QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO NO FILME.

    ResponderExcluir
  19. (Francisca Maria Martins da Silva Ferreira 1ºPerído A de RH)

    O filme relats a historiade uma nova era de descoberta na aréa de tecnologia e tecbologia da informatica,eles buscava uma forma de revolucionar e inovar o sistema de computadores e tambem como ser acessiveis a todas as pessoas comuns e buscava melhorar,invertar,softe,programa para deixa uma máquinacom mais funções e ultilidades,mostrou ainds a exploçãoque tosos esperavam por essa invenção brilhante que foi o computador e seus acessórios.Com toda a busca de chegar auma máquina perfeita e atraente a todos,tendo começado em uma garagem fazendo seus primeiros computadores e tendo suas primeiras inovarções e descobertas no final tudo deu certo eo resultado é que hoje temos os mais diversos tipos ecemplares de computadores tablets,norbook.netbook enfim,tudo isso é o resultado de horas dedicadas as descobertas,para que no final tenhamos essas comunicação tão boa para cada pessoa que ultiliza.obeservando todo esse invernto eles tornaram grandes lider no mercado alvo que realemnte deu certo.Abriram uma empresa onde venderam milhares e milhares de computadores,e contrataram várias pessoas para o mercado.

    ResponderExcluir
  20. Recursos Humanos 1º período “A”
    Gerliane Sousa do Nascimento

    Steve Jobs e Bill Gates buscaram a liderança no mercado em inovação, criação e poder para mostrar superioridade e controle, sem medo de correr riscos ao transmitir confiança e domínio da situação, revelando-se grandes empreendedores. O filme mostra que nos negócios é preciso saber quem são seus amigos e inimigos, reconhecer quais são os objetivos das pessoas, identificar se esses são os mesmo da empresa, conhecer como funciona o mercado em que se está inserido para melhor se desenvolver dentro dele e enxergar uma oportunidade antes que todos a percebam.

    ResponderExcluir
  21. Talita da Costa Barbosa Recursos Humanos

    Liderança e Negócios



    É certo que para ter uma boa liderança devemos saber ser líder não é só dizer sou líder e ser. Para que isso possa acontecer temos que saber lidar com as pessoas e ter um bom comportamento, saber trabalhar em equipe e compreender as pessoas temos que aprender falar e aprender ouvir e dar importância as mínimas coisas e pensar positivo em tudo que formos fazer, devemos lembrar que Steve começou a trabalhar aos poucos foi montando computadores e pelo seu esforço foi reconhecido e se tornou líder montou seu próprio negócio juntamente com Lisa.
    Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que negócios esta associado a liderança pois ambos tem uma certa ligação . no qual iremos citar algumas delas abaixo:


    • Avaliar solução proposta: Avaliação das soluções propostas para a determinação do quão bem elas atendem aos requisitos das partes interessadas e da solução;
    • Alocar requisitos: Alocar os requisitos aos componentes da solução com o objetivo de maximizar o valor entregue ao negócio dadas as opções e alternativas disponíveis;
    • Avaliar a prontidão organizacional: Avaliar se a organização está preparada para o uso efetivo de uma nova solução a partir da compreensão dos seus efeitos;
    • Definir requisitos de transição: Definição das capacidades necessárias para a transição entre a solução existente e a nova solução;
    • Validar a solução: Validar que a solução atende à necessidade do negócio e respostas apropriadas para eventuais defeitos identificados;
    • Avaliar desempenho da solução: Avaliação de soluções em funcionamento para a compreensão do valor que elas entregam em busca de oportunidades de melhoria;
    .Competências de apoio.
    Comportamentos, conhecimentos e outras características que apoiam o desempenho efetivo da Análise de Negócios são abordados nesta área de conhecimento.
    As competências de apoio são:
    • Pensamento analítico e solução de problemas: Pensamento criativo, tomada de decisão, aprendizado, resolução de problemas e pensamento sistêmico;
    • Características de comportamento: Ética, organização pessoal e confiabilidade;
    • Conhecimento de negócios: Princípios e práticas de negócios, conhecimento da indústria, conhecimento da organização, conhecimento da solução;
    • Habilidades de comunicação: Comunicações verbais, ensino, comunicações escritas;
    • Habilidades de interação: Facilitação e negociação, liderança e influência, trabalho em equipe;
    • Aplicações de software: Aplicações de propósito geral, aplicações especializadas.

    ResponderExcluir
  22. alana 1 periodo rh3 de maio de 2012 às 06:45

    O filme conta através de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, o desenvolvimento da história da microinformática e da popularização dos computadores, mostra a luta dos personagens para a expansão do computador.eles passaram por muitas coisas foram muitos pessimista para conseguir os seus objetivos e começaram a trabalhar de forma que a sociedade visse de forma diferente, e foi quando jobe começou a mudar o seu jeito de se vertir para conseguir financiamento e fazer o que realmente e sabe e dar resposta ao problema que via na empresa. No início dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que tão encontramos hoje, existia um público ansioso por poder usufruir dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  23. PEDRO ALVES 1º PERIODO RH A
    Empreendedorismo
    O filme relata a história Apple x Microsoft e de como a microinformática fez uma revolução na história da informática. Ao longo do filme percebemos várias estratégias utilizadas pelas empresas como: negociação, poder de barganha, estratégias de negócio, conhecimento, liderança e agilidade. O filme é essencial para o curso de Rh, pois também demonstra o mercado torna-se mas competitivo com os avanços tecnológicos.Bill Gates e Steve Jobs, ensinou-os que quando tivermos uma idéia de um novo negocio,devemos acreditar nela,transforma-a é um sonho.Muitos irão zombar do nosso objetivo, mas nunca devemos desacreditar, Jobs desde que viu que criar computadores para usuários domésticos poderia se tornar um grande negocio,nunca deixou de acreditar.

    ResponderExcluir
  24. IDALINA ALBUQUERQUE 1º PERIODO RH A
    LIDERANÇA
    A Apple era líder de mercado dos computadores pessoais, graças ao grande desenvolvedor Stephen e a eloqüência de Steve Jobs que se destacou na forma de apresentar/vender suas idéias e visão de futuro. No entanto, ao longo do desenvolvimento da Apple, vemos um Steve Jobs que destrata seus funcionários, não valorizando grandes idéias e nem incentivando suas equipes. Tais atitudes o levam a ser demitido da Apple.

    Por outro lado, vemos o não tão rápido sucesso da Microsoft, mas sim uma evolução de idéias e estratégias bem orquestradas por seu líder Bill Gates, que conquistou grandes vitórias, como a parceria inicial com o desenvolvimento de software para o Altair, em seguida com a IBM, onde vendeu um SO que não possuía, e logo mais, em sua “pirataria” do Windows, nesta parte ele devolveu a Steve Jobs o que ele praticou com Xerox e HP ("Bons artistas copiam.
    Grandes artistas roubam.")

    ResponderExcluir
  25. ELIEZIO RH 1º PERIDO


    O Bill Gates e o Steve Jobs souberem aproveitar as oportunidades que tiveram para desenvolver seus produtos. Detalhe é que nenhum dos dois é um grande gênio da informática realmente. Eles entendem muito mais de marketing de produtos do que de como fazer um programa de computador realmente. Com isso conseguiram mostrar para os usuários, diversas novas funções que nem sempre funcionavam como deveriam, mas que atrairam a atenção das pessoas e renderam a eles alguns milhões de dólares.
    O Bill Gates acabou mais esperto pois, viu um sistema operacional que poderia ser usado em computadores em todas as casas do mundo enquanto que o Steve Jobs não percebeu isso em um momento em que os computadores existiam somente em salas de universidades ou do departamento de defesa dos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme a juda a compriender mais profundamente a historia da informatica como ela surgiu e dominou o mumdo i conquistou diversas pessoasa liderança vem apartir de seus criadores,APPLE e a MICROSOFT,e dificil falar da informatica sem falar de enpreendedorismo pois ambas partes estao relacionadas no nosso dia a dia

      Excluir
  26. SANDY RH 1º PERIDO A

    O filme “pirata da informática” retrata de uma forma ao menos hilária do surgimento de duas das pessoas mais ricas e reconhecidas na área da informática até hoje, e de suas empresas sucessivamente. Que foram Steve Jobs, com a apple, e Bill Gates, com a Microsoft.
    O filme mostra como estudantes tachados como “nerds” interessados por informática acompanhavam o crescimento do mesmo, movidos pelo impulso de deixar a sua marca na historia, fizeram com o que tinham em mãos e podiam fazer com a evolução, aparentemente inúteis, de outros.
    Num crescente oposto mostra Steve Jobs fazendo de tudo para que a apple lançasse a cada ano uma nova maquina cada vez mais moderna e útil para pessoas comuns, assim enriquecendo rapidamente. De outro lado mostra Bill Gates evoluindo na elaboração de softwares que tornassem as novas máquinas práticas a pessoas comuns.
    Por fim mostra a grande rasteira que Bill deu em Jobs ao aprimorar o sistema operacional contido dentro do inovador Macintosh e colocar o da Microsoft, isso tudo antes dele ser lançado. Essa rasteira fez com que Jobs repensasse seus conceitos, pois tinha feito coisa parecida com outros inclusive com a Xerox.
    Gostamos muito do filme, pois foi nele que aprendemos isso.

    ResponderExcluir
  27. A Historia da internet mudou completamente e é o que é hoje depois que Steve Jobs fundou a Apple. E como ele enriqueceu com isso. E também vemos que Bill Gates criou vários softwares para aprimorar o desenvolvimento dessas maquinas.

    ResponderExcluir
  28. Elayne Paula - RH 1º período A

    O filme conta a história do surgimento dos primeiros computadores pessoais criados pelos jovens, Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple). Os dois eram grandes visionários da época, concorrentes e grandes estrategistas. Neste filme, podemos ver como grandes empresas como a Apple, a Microsoft e a IBM, são iguais em vários aspectos, pois todas utilizam a mesma estratégia: captar o interesse, vender suas idéias e copiar idéias dos outros.
    A Apple começou com Steve e se tornou conhecida muito antes de Bill Gates, mas hoje, ironicamente, a Microsoft que começou em um quarto de hotel e se “apropriou” do sistema da Apple, teve um grande reconhecimento a partir da idéia do Windows, e os PCs se tornaram mais populares que os Macs entre os brasileiros, embora o sistema da Apple funcione melhor.
    Portanto, apesar de os dois se “apossarem” das idéias de outros, que também não sabiam como usá-las, eles as aproveitaram de forma muito inteligente, dando funcionalidade e utilidade a projetos estagnados. Tanto Bill quanto Jobs contribuíram significativamente para a criação dos computadores e a evolução da informática, que facilita a vida de todos e é indispensável para qualquer ser do séc. XXI.
    Com este filme, percebe-se que Bill Gates, apesar de que não ter agido com ética na época por “copiar” uma idéia, hoje é um dos homens mais ricos do mundo por ser dono da Microsoft e de uma parte da Apple. Porém, ele usou sua astúcia e fez isso na melhor das intenções, contribuindo para uma evolução histórica da tecnologia que tende a se ampliar e se renovar cada vez mais rápido, facilitando a vida de milhares de pessoas.

    ResponderExcluir
  29. FRANCISCA CRISLANE DE OLIVEIRA SOUZA-1°-A RH
    A informática surge no contexto de superar as necessidades do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapdez.

    O filme piratas no vale no siício nos mostra como foi o surgimento das tecnologias em relação aos computadores e programas(software.Tanto bil gates o fundador da microsoft e steve jobs o fundador da apple tinhão uma visão empreendedora no mercado,que com isso veio pra revolucionar a história da informática.

    ResponderExcluir
  30. Joel Matheus 1º periodo de RH

    Esse filme retrɑtɑ bem como ɑ Microsoft e ɑ ɑpple crescerɑm como grɑndes empresɑs no rɑmo dɑ informáticɑ. Ele mostrɑ que nem sempre ɑ pessoɑ que tem umɑ idéiɑ é ɑquelɑ que vɑi ficɑr ou ficou ricɑ nesse cɑso.

    O Bill Gɑtes e o Steve Jobs souberem ɑproveitɑr ɑs oportunidɑdes que tiverɑm pɑrɑ desenvolver seus produtos. Detɑlhe é que nenhum dos dois é um grɑnde gênio dɑ informáticɑ reɑlmente. Eles entendem muito mɑis de mɑrketing de produtos do que de como fɑzer um progrɑmɑ de computɑdor reɑlmente. Com isso conseguirɑm mostrɑr pɑrɑ os usuários diversɑs novɑs funções que nem sempre funcionɑvɑm como deveriɑm mɑs, que ɑtrɑirɑm ɑ ɑtenção dɑs pessoɑs e renderɑm ɑ eles ɑlguns milhões de dólɑres.

    O Bill Gɑtes ɑcɑbou mɑis esperto pois, viu um sistemɑ operɑcionɑl que poderiɑ ser usɑdo em computɑdores em todɑs ɑs cɑsɑs do mundo enquɑnto que o Steve Jobs não percebeu isso em um momento em que os computɑdores existiɑm somente em sɑlɑs de universidɑdes ou do depɑrtɑmento de defesɑ dos EUA.

    ResponderExcluir
  31. Eliercilia Brauna 1º período RH

    Em meio as novidades e avanços tecnológicos falar sobre o início da história da informática como a conhecida hoje em dia, talvez não seja fácil.
    Criticar um fato ocorrido, descrito em um filme não declarado como de fatos reais é um pouco mais complicado. Acredito que ao copiar as idéias de outro como o criador da Apple fez ou como Bill Gates ao utilizar as idéias de Steve, para desenvolver o Windows, do software utilizado pelo computador Macintosh, foi como criar esse programa utilizando as idéias do DOS.
    Para criar a interface gráfica do primeiro computador Lisa da Apple e utilizar a ajuda do Mouse, foram utilizadas as idéias da Xerox. Ao aperfeiçoar este computador e criar o Macintosh, a Apple diferenciou-se, afastando seus próprios funcionários, gerando conflitos dentro da própria empresa.
    A Apple era rival da IBM, sendo que Bill Gates filiou-se as duas, em momentos diferentes e em busca de seus interesses. Já Steve utilizava outros fatores, fazendo até com que seus empregados trabalhassem por horas sem descanso, sendo arrogante e autoritário. Por outro lado Bill Gates era astucioso, vendia suas idéias expondo aos compradores novidades que ele nem possuía, fazendo valer da ingenuidade e falta de conhecimento dos outros que assim como ele, queriam crescer.
    Neste filme Piratas no Vale do Silício, podemos ver como grandes empresas como a IBM, a Apple e a Microsoft são iguais em vários aspectos, mas o principal é que todas utilizam da mesma fórmula, captar o interesse mesmo que não gere satisfação em mostrar seus produtos, vender suas idéias, comprar novas e porque não até mesmo copiar a dos outros.
    Ganhando espaço com a Apple, que Steve começou muito antes de Bill Gates, podemos ver que a Microsoft que começou em um quarto de hotel, cresceu muito rapidamente a partir da idéia do Windows. Na época a Apple que começou em uma garagem creceu mais rapidamente.
    O que concluo do filme é que tanto Bil Gates, quanto o Steve fizeram o todos no mundo de hoje procuram fazer, crescer, ter suas idéias assistidas por muitos, mas o fizeram de maneira astuciosa e em muitos momentos de forma arrogante. Pena não ter havido um final feliz para a Apple também já que a Microsoft acabou ganhado de forma incrivelmente difícil de reverter e Bill Gates, hoje é um dos homens mais ricos do mundo.

    ResponderExcluir
  32. Régia e Eliene 1º Período de RH...... O filme foi muito importante pois aborda como as duas gigantes hoje no mercado mundial Apple e a microsoft, como surgiu e evoluíram às empresa na década de 70, atravésde quatro jovens universitários que adoram informática: Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs eSteve Wozniak. Com toda inteligência e esperteza ao longo dos anos trouxeram aos usuáriosdomésticos o poder de desfrutar o do que naquela época somente as grandes empresas tinham, o computador

    ResponderExcluir
  33. Mariane 1°Período de RH... IMFORMATICA: , Conta a história do computador pessoal de um jeito muito divertido. O filme contém exageros e é meio maniqueísta, mas deixa bem claras as diferenças entre os grandes inventores do computador pessoal: Jobs, Bill Gates e a IBM.
    Jobs é um garoto hippie e contestador, que vai a passeatas na universidade, toma LSD e tem inspirações messiânicas: “O Steve nasceu obcecado em destruir a IBM”, conta no filme o engenheiro Steve Wozniak, que foi co-fundador da Apple.
    Toda essa fúria vem do sofrimento: Jobs chora, faz terapia e não se conforma com o sumiço da mãe biológica (para quem não sabe, Steve Jobs é adotado). A namorada de Jobs fica grávida, e ele não quer assumir a criança. Mas acaba exigindo escolher o nome da filha – Lisa, mesmo nome que deu, em 1978, ao antecessor do Macintosh.
    CONHECIMENTO Steve Jobs e Steve Wozniak, que juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem. Eles deram o nome a esse protótipo de Apple.Com o sucesso do modelo, eles decidiram fundar uma empresa para aprimorar o microcomputador Apple e em 1977, surgiu a Apple Computer. No lançamento do Apple II em 1977 numa pequena feira de informática, Bill Gates, até então desconhecido, é esnobado por Steve Jobs. A partir deste momento ele resolve destruir a Apple. As grandes empresas como IBM, Xerox e outras não acreditavam na popularização dos computadores pessoais e nessa época não se interessaram pelo investimento. Mais logo perceberam o que estavam perdendo e começaram a retomada do tempo perdido na busca de produzir melhores computadores que a Apple Computer, que fechou a década como uma das melhores. Em 1980, a IBM decidiu entrar no setor e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apple II da Apple. A empresa criou o hardware do computador, os circuitos lógicos em si, porém deveria haver um sistema operacional para que ele e os programas pudessem funcionar. Contratou então uma outra empresa, a Microsoft para criar um sistema operacional que fosse compatível com o seu projeto .Precisamente nesse ponto, entra na história a figura daquele que se tornaria um dos homens mais ricos de todos os tempos, Bill Gates.

    ResponderExcluir
  34. Porcaria, Falta de criatividade faculdades obrigarem seus alunos a assistirem e fazer redação a respeito desta merda.

    ResponderExcluir