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terça-feira, 27 de março de 2012

Linguagem e Comunicação

Caros alunos,

Estudamos hoje sobre a Linguagem, comunicação e contexto social.

Descreva abaixo os principais conceitos entendidos na aula e exemplos relacionados a:
(Escolher pelo menos dois itens)

COMUNICAÇÃO;
LINGUAGEM (VERBAL E NÃO VERBAL)
LINGUAGEM FORMAL;
LINGUAGEM COLOQUIAL;
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA;

Obrigada pela participação,

Maíra Nobre
Pedagoga IFCE
Professora da Disciplina Português Instrumental

28 comentários:

  1. Linguagem formal é a norma utilizada para se expressar de melhor forma para a sociedade, utilizada também como forma de escrita para educar. Repassar informações a todas as classes.

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    1. Pelo conteúdo repassado em aula variações linguística se deriva-se de estados países ou região em que se vivi. Cada estado região tem sua própria maneira de fala agir. Isso podemos identificar na maneira de fala. ex: nordestinos costumam arrastar na maneira de fala. cariocas chiar assim cada região tem sua maneira por isso existem varias variações linguística em nossas linguagem. Léo Jaime (OBS: o primeiro comentário também é meu esquece de por o nome.)

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  2. A linguagem informal é aquela que usamos com nossos amigos, com nossa família, em nosso cotidiano.E que não exige muito do nosso português e da nossa gramática.Na linguagem informal é usado gírias e expressões popularmente conhecidas.
    Devemos sempre lembra podemos até usa essa linguagem em nosso dia-a-dia e devemos saber os momentos de usa, por exemplo nunca devemos usa-las em entrevistas de emprego, em seminários etc.

    Exemplo de linguagem informal:
    Nós vamos cair na gandaia hoje a noite.

    a linguagem formal é aquela que traz consigo o uso correto das regras gramaticais e são usadas em textos, documentos, em trabalhos escolares, em seminários e etc.

    Exemplo de linguagem formal:
    Substância químicas ilegais que causam efeitos psicoativos.
    Mirna Suelen S2 noite

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  3. *Linguagem verbal - é a linguagem escrita ou falada no mesmo canal entre um comunicador e um receptor.
    *Linguagem não verbal - é a forma de se expressar um contexto via imagens e gestos.
    *Variação Lingüística - Se dar nas varias forma do expressar
    um determinado conjunto de códigos linguísticos de uma determinada região do país chamado de regionalismo da linguagem.
    Paulo Ricardo L. Mateus - Turno Noite S2 Informatica.

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  4. Pelo conteúdo repassado em aula variações linguística se deriva-se de estados países ou região em que se vivi. Cada estado região tem sua própria maneira de fala agir. Isso podemos identificar na maneira de fala. ex: nordestinos costumam arrastar na maneira de fala. cariocas chiar assim cada região tem sua maneira por isso existem varias variações linguística em nossas linguagem. Léo Jaime (OBS: o primeiro comentário também é meu esquece de por o nome.)

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  5. Olá Maíra, tudo bem? Olha, o que eu pude entender é que o uso dos diversos tipos de linguagens resulta no que nós chamamos de comunicação.que o mais importante é a gente saber utilizar a linguagem certa para cada situação. E assim com certeza seremos compreendidos sem nos tornamos ridículos.
    A linguagem coloquial,é muito utilizada no cotidiano é aquela que chamamos de informal ou popular. Esse tipo de linguagem não exige correção gramatical de modo que o dialogo transcorre de forma livre com muitas gírias e ditos popular, compreensível a aqueles do meio.
    Exemplo:

    A linguagem formal, é o oposto da linguagem coloquial ela é composta por palavras de cunho intelectual e sempre poudada por normas gramaticais. Esse tipo de linguagem é mais comum em documentos oficiais, palestras, seminários, etc.
    Exemplo:
    .

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  6. Desculpe-me esqueci de assinar o texto anterior e também não consegui postar as imagens dos exemplos. A coloquial diz assim: chega de omilhar nós qeremos é pescar. E a formal era um convite. Isenilda Querino.

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  7. Bom dia.
    Comunicação: ela estar presente em todas as áreas da nossa vida,é fundamental pois através dela transmitimos informações, quer em carater oral ou visual para determinado receptor.

    Linguagem coloquial: essa difere de região para região;porém o que muda é apenas sua forma de ser transmitida e não a informação em si. É uma linguagem que surge por costumes e tradições, e não é encarada como errada(dependendo de onde for usada).
    Tiago Silva
    Téc. Informática S2 Noite.

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  8. A comunicação é o meio através do qual as pessoas comptartilham experiências, idéias e sentimentos, ela é resultado do uso de vários tipos de linguagem. Por Exemplo: Linguagem verbal e não verbal.
    Linguagem verbal: É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação;
    Linguagem não verbal: É o uso de imagens, figuras, símbolos, etc. Ex.: Sinalização de trânsito, bandeiras.
    Regina Oliveira, tec. informática s2 noite.

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  9. Situação interessante é a que ocorre nas instituições bancárias onde ocorre o atendimento aos clientes mediante a chamada de senhas.
    O que pode parece tranquilo tornar-se bastante ruidoso em alguns momentos. É recorrente fato de os destinatários da mensagem não conseguem endendê-las ou não se esforçam para aceitá-las. Nesse tipo de atendimento, de modo geral, há um dispensador de senhas (bilhete de senha) e um painel (display) eletrônico com voz para a chamada da senha. Com isso poderíamos avaliar que
    tudo ocorreria bem porque o cliente sempre imagina uma chamada em ordem númerica crescente. Para surpresa dele, isso não acontece porque o sistema estabelecido prevê outras situações, como atendimento preferencial para idosos e gestantes, reencaminhamento de senhas anteriormente
    chamadas, inserção de senha de outras áreas de atendimento, entre outras.
    Os problemas começam quando a quebra da chamada de senhas fora de sequência não é entendida pelo destinatário da mensagem, pois não é isso que ele esperava. Se ele tem uma senha de número 30, e de repente o painel eletrônico começa a chamar senhas tais como 902, 403, 540, entramos
    numa zona cinzenta. Piora a quando vê pessoas que chegaram antes dele, pelo menos quando julga ser assim, serem atendidas. Isso quando já se passaram mais de 50 minutos desde a sua chegada ali.

    Outra situação também bastante comum nesse atendimento, é o fato de chamado pela senha e o cliente atendido noutra área é enchaminado ao caixa do banco, por exemplo, para efetuar um pagamento. Ele entende que já pode ir diretamente ao caixa pois a senha dele já foi chamada uma vez ou então porque o funcionário do banco disse "agora o senhor já pode ir ao caixa pagar". E então esse cliente se dirige ao caixa e quer ser atendido porque a senha dele já foi chamada e ouviu o comando de "ir ao caixa" desconsiderando todas as outras pessoas que estão esperando a vez do atendimento. Aqui o emissor da mensagem falhou ao economizar palavras. Deveria dar a informação completa. E se isso não bastar, ele pode tornar a mensagem mais enigmática,
    utlilizando a linguagem bancária.

    De fato, é comum nesse tipo de atendimento extratificar o tipo de público ou tipo de serviço a ser prestado ao cliente mediante a atribuição de intervalos de senha para cada tipo de atendimento.
    Mesmo não sendo esclarecido para cada um do inúmeros clientes como é o funcionamento do sistema de senha, a mensagem principal que deveria ser entendida é a que tal sistemática é uma forma de organizar o atendimento de muitas pessoas e que foi previamente testada de modo a ser
    imparcial e justo, se resumindo em quem chega primeiro e sempre atendendido primeiro, consideradas as exceções legais (idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com deficiência física).
    A única falha que um vejo é a não exposição desse intervalo de senha para cada público ou serviço, considerando que o destinatário se dê ao trabalho de ler os cartazes que trazem essas mensagem. Outro ponto ainda a considerar é que praticamente em todos os lugares que atendem muitas pessoas
    há os sistemas de senha, assim poderíamos considerar que hoje são poucas as pessoas que não estejam familiarizadas com esse tipo de atendimento com suas particularidades. E mesmo assim, as falhas na comunicação acontecem a todo instante.
    Agostinho - Informática S2N

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  10. Inserido no nível informal da linguagem, estão as variações linguisticas que estão de acordo com as condições sociais, culturais e regionais e histórica em que é utilizada. Uma vez que a lingua de um povo apresenta grandes transformações ao longo do tempo pode verificar alterações na grafia de algumas palavras, mais ainda nos nossos dias em que podemos constatar o modo diferente de escrever dos internautas que se caracteriza pela supressão de letras em muito vocábulos, e mesmo assim realizando a comunicação de alguma mensagem.
    O jeito caipira do mineiro, a fala cantada do cearense, as gírias das tribos urbanas, os jargões de um grupo profissional estão ligadas as condições sociais ou culturais de determinados grupos sociais de uma maneira geral,como também informa sobre o grau de instrução de determinada pessoa.
    J Agostinho Informatica S2N

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  11. Aprendi que comunicação é a forma como as pessoas se relacionam, dividindo e trocando experiências.
    Linguagem Verbal: é aquela que se utiliza de palavras quando falada ou escrita.
    Linguagem Não Verbal: é aquela que se utiliza de outros meios para se comunicar como gestos, placas, cores, objetos e outros.
    Variação Linguistica: são variações que decorrem de vários meios como: classe social, determinadas regiões, grupos de pessoas, da internet e etc.

    Armando Júnior Informática S2N.

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  12. Boa Tarde Maíra
    (Linguagem Verbal/Linguagem Não verbal/Linguagem Coloquial).
    A Linguagem verbal é nada mais do que a escrita ou fala como meio de comunicação.
    Ex:Textos, Poemas,etc.
    Já a Linguagem Não verbal é aquela que não utiliza fala nem a escrita, ou seja, permiti comunicação através de imagens, desenhos, símbolos, escultura, mímica, etc.
    Ex:Semáforo, logotipos, bandeiras etc.
    A Linguagem Coloquial é a mais comum, ou seja, é ela que usamos com mais frequência no dia a dia. É uma linguagem mais dinâmica e espontânea, com presença de gírias, apelidos, expressões populares etc.
    Ex:O bicho vai pegar!
    Você é uma fofura!
    O babado é forte viu!
    Berts S2 info Noite

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  13. Comunicação é a característica que permite o ser humano expressar sentimentos, expor idéias e opiniões, e sobretudo, promover a inserção no convívio social.
    Linguagem formal esta ligada a linguagem escrita, às normas gramaticais de modo geral. Nunca escrevemos da mesma maneira que falamos.
    Ex: em textos e profissões que a exigem como no Direito.
    Linguagem coloquial é a linguagem popular, utilizada no cotidiano, usam-se muitas gírias e jargões. É mais espontânea sem a preocupação de seguir regras gramaticais.
    Ex:Pronuncias de certas expressões: nóis, oceis, Tá bão, etc.
    Variações lingüísticas são as varias formas possíveis de se falar determinada língua . Essas variações acontecem devido transformações causadas pelas diferenças regionais, sociais, grau de escolaridade, sexo e principalmente pelas categorias profissionais.
    Ana Régia S2 Informática (Noite)

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  14. Aprendemos hoje que na comunicação sempre tem Interlocutores (Locutor, Locutiva, Mensagem, Código, Canal, Referente).

    Linguagem formal: Utilizada em contextos formais de comunicação. EX: Entrevista de trabalho, palestras, escrita de relatórios e etc..

    Coloquial: Apresenta vocabulários simples, sendo utilizada
    em ambientes informais de comunicação. EX: conversas com amigos e familiares, colegas de trabalho e etc..

    Também aprendemos Linguagem: é um processo comunicativo em que as pessoas interagem entre si.

    Rafael Barbosa, Informática, S2, Noite.

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  15. LINGUAGEM FORMAL: É aquela que os falantes usam quando não existe familiaridade, quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.

    LINGUAGEM COLOQUIAL:A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação feita através de jornais, revistas e principalmente num diálogo.
    Ex:NÓS VAMOS CAIR NA GANDAIA HOJE A NOITE!

    Marcelo Monteiro S2.

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  16. Linguagem Formal é aquel que carrega consigo a rigidez das normas gramaticas, utilizada principalmente em textos e profissões que exigem como no "Direito" ou na "Matemática".

    Linguagem Coloquial é utilizada no cotidiano em que não exige a observância total da Gramática. Usam-se muitas gírias e palavras Infanto-Juvenis.

    Raquel Teixeira, Informática S2 Noite.

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  17. Existem várias formas de comunicação, e a verbal é a forma mais presente em nosso cotidiano, pois mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos.
    Ex:. Em Reportagens, Obras Literárias, Discursos, etc.

    Comunicação é, a fala escrita, que permite interagir com as com as outras pessoas. Mas a comunicação vai além disso, ela torna algo comum ou compreensível. É uma tarefa ampla que envolve, os gestos, as imagens e a própria ausência de palavras em determinadas situações.

    O tipo de Linguagem, cujo código não é a palavra, denomina-se Linguagem Não-Verbal, isto é, usam-se outros códigos.
    Ex:. Desenho, Dança, Sons, Gestos, etc.

    Aline Pereira, Informática S2 Noite.

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  18. LINGUAGEM FORMAL:
    Linguagem formal é aquela em que se usa o padrão formal da língua, isto é, aquela ensinada na gramática, seu uso se dá em situações mais formais.
    VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
    Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.
    1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal.
    2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;
    3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área, jovens, grupos marginalizados e outros.


    João Jefferson S2 Noite.

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    1. LINGUAGEM VERBAL: Utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
      Ex:Texto narrativo, carta, uma entrevista, no jornal escrito ou televisionado etc.

      LINGUAGEM NÃO VERBAL: não se utiliza das palavras para se comunicar.
      Ex:O semáforo, uma dança, o aviso de "NÃO FUME" ou de "SILÊNCIO" etc.

      VARIEDADE LINGUÍSTICA: É o modo pelo qual a língua se diferencia, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
      Ex: Variações Histórica:
      Antigamente
      “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio." Carlos Drummond de Andrade

      Variações Regional:
      Quando citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim.

      Variações Sociais ou culturais:
      Vício na fala
      Para dizerem milho dizem mio
      Para melhor dizem mió
      Para pior pió
      Para telha dizem teia
      Para telhado dizem teiado
      E vão fazendo telhados.
      Oswald de Andrade

      Lucas Luís R.S - S2 Noite

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  19. A linguagem formal é aquela que obedece as normas da gramática e são usadas em textos, documentos, em trabalhos escolares, em seminários e etc.

    A linguagem informal ela não obedece muito as normas da gramática, são linguagens utilizadas pelo povão, usamos em conversas com amigos, nas farras, na familia em nosso cotidiano, nela é usado gírias e expressões populares e não existe um padrão certo ou errado, temos que saber em que situações devemos usa las.
    Cristiano Ferreira S2 noite

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  20. Boa tarde!
    Escolhi dois dos tópicos acima, são eles: linguagem verbal e não verbal, e linguagem coloquial.
    Linguagem verbal é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. Por exemplo:
    Soneto de Fidelidade

    “De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.
    (Até um dia meu anjo)”.
    Uma música,ou uma noticia de um jornal.


    Linguagem não-verbal é o uso de imagens na comunicação.Por exemplo:

    Linguagem coloquial é aquela que usamos no dia-a-dia, essa permite o uso de gírias, pois é mais espontânea. Um exemplo: "Iaí cara, beleza!"
    Elisângela Fernandes.

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  21. Olá Maira.
    A COMUNICAÇÃO é a forma pela qual nós seres vivos adotamos para podermos interagir entre si e entendermos nossos anseios. Ex: A comunicação pode ser feita de forma escrita e/ou simbólica gráfica entre outras.
    A LINGUAGEM FORMAL normalmente usada para comunicaçao de caráter mais sério, sem o uso de gírias de nível mais elevado. Ex: Em jornais, entrevistas, artigos e outros.
    (Renato Freitas s2noite)

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  22. LINGUAGEM FORMAL é a linguagem mais seria, utilizada por pessoas como juizes, advogados, professores. Sem o uso de girias ou vicios de linguagens*.
    VARIAÇÃO LINGUISTICA é a variação que ocorre na maneira de falar, variando de lugar para lugar, onde sao utilizadas palavras ou vicios de linguagens* dessa regiao.

    *VICIOS DE LINGUAGEM são, palavras ou construções que deturpam ou dificultam a manifestação do pensamento, seja pelo desconhecimento das normas cultas, seja pelo descuido do emissor.

    Gabriela-S2-noite

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  23. “A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.”
    Dessa forma podemos concluir que a comunicação pode acontecer de diversas formas, seja ela verbal, não verbal, isto é, ela pode ser oral, escrita, através de gestos, imagens, a própria postura do corpo pode ser uma forma de comunicação, no entanto para que que se caracterize uma counicação é preciso que haja uma compreensão em que está mandandoa comunicaçãoe quem está recebendo, se não há essa compreensão não ha comunicação.
    Pode citar um exemplo de falta de comunicação o diálogo entre duas pessoas, uma muito culta que utiliza de uma linguagem formal e técnica de mais, em uma consulta médica o médicorelatar ao pacinte seus problemas de saúde utilizando uma linguagem totalmente técnica, esta pessoa não sendo da área e ainda for uma pessoa de poucos conhecimentos, não compreenderá nada e assim não haverá comunicação. Pois é preciso a troca de informações, que as pessoas relamente interajam umas com as outras.
    Como falado acima para haver comunicação é preciso o uso das linguagens verbais ou não verbais, formal, coloquial, desde que utilizada no contexto certo.
    A linguagem verbal pode ser oral ou escrita, pois a pessoa faz uso da palavra quando ler ou escreve.
    Enquanto a linquagem não verbal se refere a imagem, aos gestos, mímicas, a dança.., desde que essa a mensagem dessa linguagem possa ser decifrada, comprendida.

    Erloneide Moreira

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  24. Caros Alunos,

    Não esqueçam que terça-feira será a apresentação das equipes sobre os gêneros Textuais.

    Um abraço!

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  25. Apesar de não ter participado da última aula gostaria de contribuir explanando sobre Linguagem Formal e Linguagem Coloquial (Informal). Em situações comunicativas diversas utilizamos linguagens diversas. Quando estamos em um grupo que temos familiaridade, como amigos, parentes,etc., geralmente utilizamos uma linguagem informal, coloquial, podemos "usar expressões normalmente não usadas em discursos públicos (palavrões ou palavras com um sentido figurado que apenas os elementos do grupo conhecem)." (http://lpprofessoraeliane.blogspot.com.br/2010/03/diferencas-entre-lingua-padrao.html). É essa linguagem que usamos no nosso cotidiano, em que não 'exige' observamos a gramática para utilizar suas regras. A fala flui naturalmente, sem pararmos pra pensar.
    Já a Linguagem Formal, que também depende da situação comunicativa em que nos encontramos, lança mão da regras gramaticais para que a fala flui de forma culta. De acordo com a mesma autora (Professora Eliane) "a linguagem formal, pelo contrário, é aquela que os falantes usam quando não existe [...]" a familiaridade, não conhecemos ou temos contato intimamente com quem nos comunicamos, [...] "quando se dirigem aos superiores hierárquicos ou quando têm de falar para um público mais alargado ou desconhecido. É a linguagem que normalmente podemos observar nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc."
    Francisca Angélica Oliveira de Lima S2 Informática

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  26. Talita da Costa Barbosa Recursos Humanos

    Liderança e Negócios



    É certo que para ter uma boa liderança devemos saber ser líder não é só dizer sou líder e ser. Para que isso possa acontecer temos que saber lidar com as pessoas e ter um bom comportamento, saber trabalhar em equipe e compreender as pessoas temos que aprender falar e aprender ouvir e dar importância as mínimas coisas e pensar positivo em tudo que formos fazer, devemos lembrar que Steve começou a trabalhar aos poucos foi montando computadores e pelo seu esforço foi reconhecido e se tornou líder montou seu próprio negócio juntamente com Lisa.
    Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que negócios esta associado a liderança pois ambos tem uma certa ligação . no qual iremos citar algumas delas abaixo:


    • Avaliar solução proposta: Avaliação das soluções propostas para a determinação do quão bem elas atendem aos requisitos das partes interessadas e da solução;
    • Alocar requisitos: Alocar os requisitos aos componentes da solução com o objetivo de maximizar o valor entregue ao negócio dadas as opções e alternativas disponíveis;
    • Avaliar a prontidão organizacional: Avaliar se a organização está preparada para o uso efetivo de uma nova solução a partir da compreensão dos seus efeitos;
    • Definir requisitos de transição: Definição das capacidades necessárias para a transição entre a solução existente e a nova solução;
    • Validar a solução: Validar que a solução atende à necessidade do negócio e respostas apropriadas para eventuais defeitos identificados;
    • Avaliar desempenho da solução: Avaliação de soluções em funcionamento para a compreensão do valor que elas entregam em busca de oportunidades de melhoria;
    .Competências de apoio.
    Comportamentos, conhecimentos e outras características que apoiam o desempenho efetivo da Análise de Negócios são abordados nesta área de conhecimento.
    As competências de apoio são:
    • Pensamento analítico e solução de problemas: Pensamento criativo, tomada de decisão, aprendizado, resolução de problemas e pensamento sistêmico;
    • Características de comportamento: Ética, organização pessoal e confiabilidade;
    • Conhecimento de negócios: Princípios e práticas de negócios, conhecimento da indústria, conhecimento da organização, conhecimento da solução;
    • Habilidades de comunicação: Comunicações verbais, ensino, comunicações escritas;
    • Habilidades de interação: Facilitação e negociação, liderança e influência, trabalho em equipe;
    • Aplicações de software: Aplicações de propósito geral, aplicações especializadas.

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