Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Estudar para quê?


Caros Alunos,

O sentido da educação compõe uma tríplice articulação entre:

1. Compreender o mundo em que vivemos. Tal perspectiva corresponde ao desenvolvimento da consciência, à necessidade humana fundamental de viver num mundo que faça sentido, de compreensão crítica da condição humana e da realidade nos seus vários campos. Uma vez compreendido, o sujeito pode usufruir o objeto, partir para o conhecimento de outro objeto, ou transformá-lo;

2. Usufruir o patrimônio acumulado pela humanidade, isto é, participar do riquíssimo acervo simbólico e material (inclusive para sua sobrevivência), das conquistas histórico-culturais (de maneira consciente, não predatória, sustentável); e,sobretudo;

3. Transformar este mundo, qual seja, colocar este conhecimento a serviço da alteração do currículo pessoal (superar-se, vocação histórica e ontológica de ser mais), assim como do currículo da Polis (construção de uma realidade melhor, mais justa, solidária e plena), na perspectiva da formação omnidimensional do ser humano, através do trabalho e do engajamento
social.
Um dos principais motivos para alguém não conseguir bom desempenho nos estudos é a falta de motivação. Uma pessoa motivada consegue realizações que muitos acreditariam ser impossíveis. Selecionei alguns vídeos que mostram histórias reais de como a motivação auxilia os estudos e pode mudar a vida das pessoas. Gostaria de compartilhá-los com vocês. Assistam aos vídeos clicando nos links abaixo:
Conheçam a história de Esaú da Silva Santos<https://twitter.com/CulturaUFC/status/46223134784897024> ;
Mendigo sai do banco da praça para o Banco do Brasil!<https://twitter.com/CulturaUFC/status/46223102224510976> ;
De Faxineiro a Procurador da República!<https://twitter.com/CulturaUFC/status/46223001506693120> ; Ex-morador de rua que virou estudante da UnB<https://twitter.com/CulturaUFC/status/46222881692196864> ; Ex-empregada doméstica lutou e reescreveu a própria história. Agora é advogada! <https://twitter.com/CulturaUFC/status/46222922431467520>; Alexandre não aceitou o rótulo de autista. Queria mais e conseguiu!<https://twitter.com/CulturaUFC/status/46222949509906432> ;

Como os brasileiros conseguem subir de uma classe mais baixa para uma mais alta? Comente a respeito dos filmes vistos e relacionando à triplice articulação supracitada (Compreender, Usufruir e Transformar) ao sentido do estudo e à sua motivação para estudar...

Um abraço!

Maíra Nobre
Pedagoga IFCE- Campus Aracati
Professora: Português Instrumental

16 comentários:

  1. Olá, Maíra!
    Respondendo sua pergunta, acho que os brasileiros conseguem mudar de vida e subir para uma classe alta, pois encontram em si uma motivação.O caso de alguns desses personagens mostra a insatisfação com seu estado de vida e por isso se arriscaram, tomamando iniciativas que acabaram dando certo. Querer, praticar e insistir é o que nos faz conseguir o que queremos.
    Elisângela Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maíra,
    Acredito que a motivação dessas pessoas vem da confiança que elas tem de que poderão ter sucesso nos seus objetivos. Com determinação vão em busca dos mesmos e para muitos seus objetivos não são subir na vida só para estar bem financeiramente, mas sim tendo em mente o cumprimento de seus objetivos e ter satisfação no que faz.
    Naiane Rocha

    ResponderExcluir
  3. A ascendência de classe se dá através da agregação de valores, principalmente de conhecimento, os melhores empregos são para quem tem melhor formação, determinação e inciativa.
    Com relação aos exemplos dos vídeos é uma lição de vida realmente, só querer não basta, tem que correr atrás, e usufruir dos benefícios que nos cercam. A motivação é o combustível mais poderoso que se pode encontrar, para quem deseja melhorar de vida e o estudo é o caminho.
    Renato Freitas-s2Noite

    ResponderExcluir
  4. Oi Maíra,tudo bem?
    Na maioria das vezes são as dificuldades e as necessidades que induz o brasileiro a almejar coisa melhor, mas não podemos afirmar que esse fato é o único para a iniciativa dessa mudança. Quantas pessoas existem hoje passando necessidades e dificuldades e mesmo assim permanecem na mesma situação. Onde está o objetivo dessas pessoas? Será que elas permanecem nessa situação porque gostam ou falta-lhe algo? Muitas vezes é a ausência de motivação que consome essas pessoas.
    Diante dos vídeos assistidos acima podemos confirmar que a motivação e a superação são fatores primordiais para a mudança de vida. É nesse âmbito que se encontra a diferença, pessoas motivadas nem sempre são pessoas necessitadas e sim pessoas que determinaram um objetivo a conquistar. E o que seria de tudo isso sem uma boa educação? A educação deve estar anexada a tudo isso, de uma forma fundamental e correta. Concerteza é preciso conhecer a sociedade em que se vive, juntamente com experiências de vida e por fim agregar tudo que foi absorvido para construir um ambiente positivo e ético.
    Berts S2 Informática (Noite)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Legal sua Resposta Berts. Realmente o estudo é uma alavanca poderosa no processo de crescimento pessoal e profissional. Aquele que tem motivação para estudar, relamente cresce profissionalmente, no entando, caros alununos, não podemos relacioná-lo apenas ao crescimento profissional e consequentemente financeiro. Não esqueçam da Triplice articulação citada no questionamento na postagem relacinados a Compreender o mundo em que vivemos, Usufruir o patrimônio acumulado pela humanidade, isto é, participar do riquíssimo acervo simbólico e material (inclusive para sua sobrevivência), das conquistas histórico-culturais (de maneira consciente, não predatória, sustentável); e,sobretudo; Transformar este mundo com conhecimento, inovação, humanidade, solidariedade. A educação não está apenas a serviço do mercado de trabalho. Está relacionada também à construção de uma sociedade igualitária, justa e Democrática.

      Um abraço a parabéns pela contribuição

      Excluir
  5. Com o passar do tempo o ser humano vem descobrindo que não basta apenas esta inserido num contexto social pré-estabelecido, mas que devemos buscar conhecer continuamente o meio em que vivemos, e através do conhecimento e das oportunidades oferecidas, tentar transformá-lo em nosso beneficio. Muitas pessoas por falta de conhecimento e motivação deixam as oportunidades passarem, culpando assim o sistema pelas desigualdades existentes. Mais sabemos que quando há força de vontade e motivação, como as mostrada no vídeo, não há margens para derrota. Hoje através do conhecimento muitos brasileiros, das camadas mais baixas da sociedade, estão ocupando o seu espaço no mercado de trabalho. Sendo exemplo de superação e força, incentivando as pessoas a buscarem cada vez mais novas oportunidades. Para mim o que me motiva a aprender sempre é a capacidade de superação.
    Ana Régia S2 Informática

    ResponderExcluir
  6. A mudança de classe se dá, principalmente porque atualmente vivemos em uma época repleta de oportunidades antes não vistas, desta forma as pessoas passaram a ir em frente cada vez mais.
    Porém aí é onde poderemos relacionar a motivação, pois o indivíduo só seguirá em frente se estiver disposto, o mundo oferece ferramentas necessárias para isso; assim para pordemos usufruir disto devemos conhecê-lo melhor e, conhecendo passa a ser fundamental usá-lo.
    Infelizmente há pessoas que pararam no tempo e deixaram a monotonia tomar conta de si, por isso estude, aprenda e comece a caminhada pois somente desta forma transformaremos o mundo.
    Tiago Silva
    S2 de informática Noite.

    ResponderExcluir
  7. É muito difícil sabermos como é realmente o mundo, pois O mundo em que vivemos hoje é o resultado da nossa consciência coletiva, e se quisermos um mundo novo, cada um de nós precisa assumir a responsabilidade de ajudar a criá-lo. Se falarmos de mundo geográfico podemos dizer que moramos num dos países mais rico em se falando de Natureza, já de condições social, vivemos num Mundo de contrastes e contradições. Uns com tanto outros com tão pouco ou quase nada, mas mesmo diante de tanta desigualdade social podemos ver pessoas que embora vivam em extrema pobreza não desistem de seus sonhos e encontram forças para continuar lutando até conseguir atingir seus objetivos. Diante de tudo isto o que nos resta é sabermos usufruir de tudo que a Natureza nos oferece e procurar transformar o mundo através do conhecimento adquirido.
    Isenilda Querino S2 de Informatica(noite)

    ResponderExcluir
  8. Não a duvidas que hoje vivemos num mundo repleto de oportunidades, e temos que tirar proveito disso. Varias pesquisas revelam falta de profissionais capacitados em varias áreas.As pessoas desses videos viram uma oportunidade de mudar de vida, basta acreditar em sua capacidade e ter força para isso, não devemos nos abalar se as coisas não derem certo no inicio, temos que insistir até buscar nosso objetivo traçado.Não da mais pra ficar só colocando culpa nos outros e na sociedade temos que fazer a nossa parte!
    Marcelo Monteiro S2.

    ResponderExcluir
  9. Atrav�s de muito esfor�o e dedica�o e que n�s brasileiros poderemos consegui o que tanto visamos para nossa vida, isso inclui passa de uma classe social para outra que � o que tanto almejamos para n�s e muitas vezes para conseguimos isso talvez tenha que passa por muitos obst�culos e dificuldades, mas isso n�o impedi em nada o queremos realizar, pelo contrario �s vezes uma dificuldade nos faz valorizar a ainda mais pelo o que tanto lutamos. Essas situa�es s�o mostradas com muita clareza nos v�deos postados e s� faz fortalecer ainda mais a nossa vida e mostra que para isso acontecer n�o deve faltar nunca motiva�o.
    Mirna Suelen S2 noite

    ResponderExcluir
  10. Como alguns colegas já colocaram, muitas pessoas buscam essa motivação dentro si, pois faz parte da necessidade humana buscar algo melhor para sua vida, embora que haja alguns que não posuem essa motivação, que não busquem essa mudança, mas quando se tem, embora básico, o conhecimento do que está a sua volta, ele busca essa motivação seja dentro de si, ou em algo que ele deseja possuir, no que ele pretende se tornar a partir do que a sociedade oferece, do que ele pode fazer através do estudo para transformara a sua vida, como essas pessoas que aparecem no vídeo, que nesses casos a maioria é devido principalmente a necessidade de sobrevivência, outros é a necessidade de não se conformar apenas com a sobrevivência, mas com a mudança de classe, a capacidade em poder contribuir com a sociedade, mudar certas ideologias. E para isto é sabido que se precisa de conhecimento, conhecimento esse que se adquiri através do estudo, e um estudo que para muitos é contínuo. Estudamos muitas vezes porque sentimos a necessidade de estarmos sempre atualizados, capacitados para o que nos é destinados.
    Erloneide Moreira

    ResponderExcluir
  11. Para aprendermos evoluirmos e com isso crescermos com nossos conhecimentos para buscarmos cargos melhores e melhorar nossos conhecimentos... Léo Jaime

    ResponderExcluir
  12. A mudança de classe social dos brasileiros está acontecendo por causa das injustiças ocasionadas com pessoas de menor poder aquisitivo. Deixe-me explicar, no mundo capitalista que nos vivemos, se você tem dinheiro quase tudo fica mais fácil e se você não tem dinheiro tudo é difícil.
    As pessoas de classe baixa estão buscando nessas situações do dia-à-dia, ou seja, do cotidiano, incentivo para mudar de padrão de vida, estudando e se dedicando nos seus trabalhos e etc.

    ResponderExcluir
  13. o comentário acima é meu Armando Júnior - Técnico em Informática - S2 - Noite, é por que eu esqueci de me identificar.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com os argumentos dos meus colegas. Vejo na contribuição do Berts as mesmas indagações que me faço as vezes. O que diferencia as mudanças em pessoas de classe sócio-econômica iguais ou parecidas? Por que algumas conseguem superar as dificuldades e alcançar o sucesso? E outras em situações parecidas e iguais não alcançar? Assim, como meus colegas postaram, acredito que a motivação é o que rege o desejo de mudar. Ter objetivos claros e trabalhar para alcançá-los é também um grande passo para a mudança. No vídeo vemos que o rapaz, morador de rua, conseguiu ultrapassar o 'pré-conceito' que temos em relação as pessoas que moram na rua, que são pessoas 'drogadas', que 'roubam', etc., e se mostrar uma pessoa 'normal'; e que esse preconceito também foi superado pelas pessoas que o ajudaram, que não se importaram com aparência, status social e econômico. Com o objetivo de vencer e a ajuda dessas pessoas, ele se superou e alcançou um cargo em um concurso público almejado por muitos em condições de vida bem melhores que a dele. Percebemos também que histórias como a dele, infelizmente, é minoria, e isso nos faz indagar mais uma vez, por que algumas pessoas superam dificuldades, vencem e outras não? Ter objetivo, estar aberto a mudanças, não se resignar com a vida que leva, nem cruzar os braços e aproveitar as oportunidades que surgem já é um bom começo para a mudança e para a superação.
    Francisca Angélica Oliveira de Lima S2 Noite

    ResponderExcluir
  15. Estudar, é a forma mais aconselhável de crescer na vida, pois quem estuda planta algo para para ser colhido la na frente.Porém como um mendigo poderá estudar para crescer na vida, se ele tem que catar papelão para não morrer de fome? É difícil para mim opinar, pois eu viso tanto o lado de quem tem oportunidade de estudar, quanto o lado de quem não tem!
    Gabriela S2

    ResponderExcluir