Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Aula sobre ética

Caros alunos,

Eis o vídeo utilizado na aula de hoje 16/03 sobre ética.

Sugiro que façam o comentário de vídeo e o resumo da aula de hoje.

Abordando conceitos como Ética, Moral, Respeito, Trabalho...



O QUE VOCÊS ACHARAM DE MAIS IMPORTANTE NO VÍDEO E QUE LEVARIAM PARA A VIDA PESSOAL?

Um abraço!

Maíra Nobre

Professora da Disciplina Relações Interpessoais e Ética- IFCE

17 comentários:

  1. Boa Tarde Prof. Maíra,

    Não pude comparecer a aula de hoje, mas acompanho os vídeos pela net.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o que "tira" do vídeo e levo pra vida é o que de usual se mostra, pois a definição, a explicação esclarecedora e sua importância no dia-a-dia de nossas vidas, me faz sentir-me merecedor do dia seguinte. Tento ajudar os meus próximos, mas ajudar mesmo, e não vender uma imagem de alguém bonzinho pra aparentar ser alguém melhor que outrem! E, nesse contexto, acredito que o esclarecimento me é muito útil.

    ResponderExcluir
  3. bom, o que tiro de bom desse video? concerteza ser alguem melhor na sociedade em que vivo.Respeitar as pessoas ser mais educado aprender ainda mais respeitar as diferenças,O que eu achei de mais importante no video e que a ètica ela delimita o que as pessoas devem fazer,por que em sociedade tudo e permitido mais nem tudo e etico e correto se fazer, pois temos que respeitar o direito dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Com uma maneira clara, sem muito papo cientifico, o Filósofo Mario Sergio Cortella nos dá uma aula de cidadania. A ÉTICA é uma questão absolutamente humana! Só se pode falar em Ética quando se fala em humano, porque a Ética é ou não a possibilidade de escolha. E como foi dito em sala, a “ÉTICA VAI VALER MAIS QUE O CONHECIMENTO”. Devemos levar para toda a vida este conceito, pois uma pessoa com conhecimento mais sem ética não tem valor algum para a sociedade. O respeito, a colaboração, a aceitação tudo se inclui em conceitos éticos, indispensável para nossas vidas.

    Geferson Mário Rebouças
    Informática _ S2 Manhã

    ResponderExcluir
  5. O video é muito interessante. Mario Sergio Cortella fala um pouco sobre o que é ética. Saber diferenciar o certo do errado, a ética é um conjunto de normas e é definida por costumes que usamos no nosso dia a dia, nao existe ninguem sem ética, mas esxistem aquelas pessoas anti-éticas, que nao respeitam esses conjutos de normas.

    ResponderExcluir
  6. Posso dizer que a ética é a base de uma pessoa, mas a ética sem a moral não quer dizer nada.

    Posso ter a ética de que estudar muito vai me dar um futuro brilhante, ou que gentileza gera gentileza, mas se eu não tiver a moral de exercer essa ética, não me adiantará de nada.

    Como disse o filósofo no video, não existe alguem sem ética, mas sim as pessoas anti-ética, pessaos que contra as éticas de um grupo, ou uma cidade, ou até mesmo contra sua própria ética.

    Não pude ir na aula do dia 16/03(quarta-feira), mas estou acompanhando pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o vídeo, pois mostra de forma bem descontraída assuntos que sempre ficam martelando nossa cabeça. Nínguem nasce sem ter ética, basta só educá-la para conseguir viver na sociedade em paz com todos, e também faz com que reflitamos em relação ao comportamento com as pessoas.

    mizinha.

    ResponderExcluir
  8. Moral é entendida como um conjunto de normas e regras, ética é entendida como a ciência da moral. As duas são atitudes que vão ser feitas pelo homem e classificadas como boa ou ruim pela sociedade. As coisas que são feitas pelo seres humano, é que vai diferenciar quando são atitudes certas ou erradas e, será julgada pelos demais membros formadores da humanidade que convivem em sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O mais importante para mim no vídeo,e que ele nos propicia a uma profunda reflexão sobre a ética.Todo mundo já mentiu pelo menos uma vez na vida,mentir é anti-ético ,porém nescessério em algumas situações. Uma pessoa pode muito bem não roubar um objeto de um amigo ,mas pode lenvatar um falso testemunho contra o mesmo.Então, falar de ética é antes de tudo policiar nossos próprios defeitos...é construir a moral tendo como alicerce os princípios éticos e são esses princípios que devemos levar para vida.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu blog Maíra e todas as suas postagens tbm. Bjsss... Amanda

    ResponderExcluir
  11. Pelo video entendi que a ética refere-se ao estudo de padrões éticos.A ética se refere às normas fundado de certo e errado que veem o que os seres humanos deveriam fazer, normalmente em termos de direitos, obrigações, vantagens para a justiça, a sociedade,etc.

    ResponderExcluir
  12. "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7).
    Este comentário feito por Álvaro Valls nos faz entender que todos somos cientes do que é ética, mas nem todos temos o mesmo conceito dela, a visão de o que é ética varia de acordo com a maneira e a região em que cada pessoa habita, o que é ético para nós pode ser ante-ético para quem mora em outros países, assim como diz Mário Sergio Cortella, não existem pessoas sem ética, e sim algumas são éticas e outras anti-éticas, desde a antiguidade a visão de o que é ética varia de acordo com a evolução das civilizações, para ser ético não depende de classe social e sim de educação,educação moral. O respeito com o próximo, com o meio ambiente é a base fundamental para que as pessoas que compõem a sociedade possam deixar de se ver de maneira individualista e possam desenvolver-se de maneira conjunta.

    ResponderExcluir
  13. resumo da aula junto com o comentário do vídeo
    A aula começou com a´professora Maíra explicando um pouco sobre o conceito de ética, perguntando a todos individualmente. Logo após ela pediu que apresentasse em dupla a sua opinião e comentasse sobre o conceito de ética na sociedade quase todos apresentaram. Finalizando a professora nos apresentou um vídeo onde relatava ética e moral como um todo, onde incluia principalmente a arte do quero, posso e tenho. E um tema importante é que quaisquer que seja o indivíduo de alguma forma ele tem ética só a faz acontecer de forma diferente, ou seja, ética na sociedade é uma questão de educação.

    ResponderExcluir
  14. ADOREII!!!!!!! o video é exatamente a realidade do significado de ética, pois nao adianta ter ética e nao ter moral....muito construtivo esse video. bjusss Maira

    ResponderExcluir
  15. A construir a ética em cima dos meus valores morais. O Mario Sergio é ótimo...e a entrevista é muito boa

    ResponderExcluir
  16. Ética é o conjunto de valores usados para decidir as grandes questões da vida :o que quero;o que posso;o que devo.Já a moral é a pratica da ética,a ética tende a ser universal e a moral é relativa.Ao longo dos anos os homens tentam construir valores éticos que possibilitem a convivência dos seres humanos em sociedade.Se tratando de moral um comportamento pode ser considerado moral ou imoral dependendo do contexto como época,grupo em que acontece tal comportameto.

    O vídeo é muito interessante e enfoca a importância da ética para os seres humanos ,também traz definições de fácil compreensão sobre ética e moral.

    Marilene curso téc.Informática s2 tarde.

    ResponderExcluir
  17. bom achei muito interessante

    ResponderExcluir