Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LER FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO


LER FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO

Profissionais que falam bem e cometem poucos erros ao escrever têm mais chances de conquistar uma vaga

Lendo pouco, escrevendo mal e se expressando com deficiência ou muitas gírias, profissionais de qualquer nível encontrarão dificuldades de entrar ou crescer no mercado de trabalho. Problemas nesses três pilares – leitura, fala e escrita – são critérios de seleção que muitas vezes não estão explícitos, mas que podem ser usados para diferenciar, e escolher, um ou outro candidato.

Uma situação vivida pela gerente comercial da agência de recrutamento Performance, Vera Garcia, ilustra o cenário. Uma mensagem enviada por e-mail, recheada de erros de português, acendeu o alarme em um dos clientes de Vera. A empresa pediu os comprovantes de escolaridade do funcionário em questão. Para espanto de todos, o colaborador – temporário – realmente tinha curso superior, bacharelado em engenharia.

Se os documentos fossem falsos, talvez todos estivessem mais aliviados. A falcatrua seria uma explicação menos chocante para os erros de grafia do executivo:
- O ensino é muito precário e os executivos, mesmo com diploma universitário, têm dificuldade. Na escrita, é um caos – diz Vera.

O domínio de português dos trabalhadores não está mais baixo em relação a anos passados, opinam especialistas. O consenso é de que os brasileiros escrevem e falam mal como sempre, mas os crimes contra a língua estão aparecendo cada vez mais nas empresas devido à disseminação dos meios eletrônicos de comunicação.

- As pessoas erram feio. É estarrecedor – avalia Augusto Costa, diretor geral da Manpower do Brasil.

O antídoto para o problema é unânime: mais leitura. Eventos como a Feira do Livro [...] são oportunidades para quem precisa estimular o hábito, independentemente da classe econômica, idade ou profissão.

- De modo geral, a gente vê deficiências muito grandes nesta área – lamenta a professora de português da Pontifícia Universidade Católica do Estado e da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Marisa Smith.

(Alexandre de Santi. Zero Hora, 5 nov. 2006.)


Como melhorar o português


1. Cursos
Podem ajudar a relembrar as regras, mas é importante adquirir o hábito de escrever e ler para gravar como as leis da língua são utilizadas na prática. São raros, porém, os cursos gratuitos. As secretarias estaduais de Educação e Cultura, por exemplo, não souberam indicar nenhum curso de graça no Estado.
2. Hábito de leitura
É consenso que os livros ajudam a reforçar como escrever o bom português e melhorar o raciocínio. Há muitas livrarias na cidade, mas comprar livros pode ser um costume caro. Lembre-se de que sempre é possível pegar livros emprestados ou trocar um exemplar já lido com um amigo. E o sistema estadual de bibliotecas públicas está aberto para fornecer literatura com baixo custo. O Rio Grande do Sul possui 516 bibliotecas públicas.
3. Ler (e reler) o próprio texto
Muitos candidatos são descartados das entrevistas de emprego ainda na fase de seleção porque há erros de grafia nos currículos.
- Erro de português no currículo é imperdoável – diz Augusto Costa, diretor da Manpower, agência de recrutamento.
É importante reler aquilo que foi escrito com paciência. Nesta hora, surgem dúvidas sobre como escrever uma determinada palavra ou conjugar um verbo. Buscar a resposta é um excelente método de manter vivas as regras na cabeça.
4. Saber diferenciar gírias da linguagem culta
Um importante recado para os jovens. O ambiente empresarial aceita apenas a norma culta do português. Gírias devem ser utilizadas só na conversa entre amigos. Com a popularização da linguagem simplificada da internet, muitos jovens levam os neologismos para mensagens de trabalho – e este é um erro.
Segundo os recrutadores, muitas vezes os candidatos são testados, sem perceber, levados a dizer palavras com pronúncia considerada difícil, como “problema”, para saber se o postulante conhece bem a língua portuguesa.
5. Hábito da escrita correta
O e-mail e os comunicadores instantâneos da Internet estão levando mais pessoas a utilizar a escrita diariamente. Alguns não percebem, mas escrever corretamente nestes ambientes é uma boa maneira de adquirir o costume de prestar atenção no bom português.

Fonte: Zero Hora.

10 comentários:

  1. Meu Deus! Lendo a sua postagem fico até com medo de lhe chamar para ler hoje em meu blog. É que eu adoro escrever, porém meu português está muito longe de ser correto. Espero que não se importe com a abundância de erros. Ah, e convém eu dizer que estou em processo de aprendizagem. [sorrio].
    Sou fisioterapeuta, e meu diploma é legítimo, viu?
    Abração, e desculpe por alguma brincadeira, Maíra. Até!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. Boa leitura! Deixo o e-mail do projeto Confraria de Leitura, de Fortaleza:
    coreuaiara@yahoo.com.br

    João Teles

    ResponderExcluir
  3. é verdade pois se o aluno não procura ler ele acaba sendo o verdadeiro falso tecnico,e tambem academico.

    ResponderExcluir
  4. Como Professor, tenho me preocupado muito com o hábito de leitura dos alunos que a cada dia, torna-se mais precário.
    Ler é um exercício da mente e, ao mesmo tempo, amplia vocabulário. Por mais que se diga ao aluno, que vai se tornar um futuro profissional sobre a forma culta de aplicar a língua, principalmente, na escrita, e depois na fala, objetivando mostrar aos receptores da informação seu nível de conhecimento sobre a língua, parece haver uma despreocupação sobre essa tônica.
    Contudo atribuo parte da culpa a má interpretação de linhas de pensamento lingüístico, se o indivíduo é preparado para o mercado de trabalho, não se deve passar a mão na cabeça para todo e qualquer erro cometido, no final, a sociedade é mais severa do que julgamos.
    Embora se crie oportunidades que propiciem à leitura, ler é um ato de perseverança, dedicação e prazer. Ultimamente, nas escolas, têm se verificado que o maior público dedicado à leitura é o feminino, já o masculino tem se distanciado.
    Os novos recursos de interação na rede contribuem para o analfabetismo da língua materna, redução de termos, simplificação da linguagem e do vocabulário.
    Enfim, o texto abre uma discussão muito interessante e chama a todos para uma reflexão mais profunda. Os meios de ensino devem ser mais rigorosos, tanto na educação básica como na superior, para que futuros profissionais não carreguem apenas o título, mas com ele uma gama infinita de conhecimento e domínio culto da língua escrita e falada.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que é necessário ler muito e também ter o hábito de escrever bastante para um bom aperfeiçoamento da comunicação oral e escrita.A leitura nos faz mais expressivos e dinâmicos ao falar e escrever. Eu tenho dificuldades...

    ResponderExcluir
  6. A comunicação é fator determinante para o indivíduo socializar-se e desenvolver-se na vida, no mercado de trabalho e no convívio com o mundo. É verdade que precisamos dominar a fala, conhecer a escrita e ter vivência com a leitura para aperfeiçoar o padrão de conhecimento.
    Particularmente preciso melhorar meu hábito de leitura e utilizar mais da escrita. É uma necessidade de sobrevivência e de conquistas.

    ResponderExcluir
  7. É verdade,a leitura é essencial para o crescimento profissional.

    ResponderExcluir
  8. Na leitura e a escrita são processos muito complexos e as dificuldades podem ocorrer de maneiras diversas, além disso temos a aquisição da leitura e escrita como fator fundamental e favorecedor dos conhecimentos futuros. Uma pessoa que não tenha armazenado realmente sua alfabetização, poderá tornar-se frustrada diante da educação formal, terá deficitário todo seu processo evolutivo de aprendizagem, apresentará baixo rendimento escolar e pouco a pouco sua auto estima estará minada, podendo manifestar ações reativas de comportamento anti-social.
    Diante deste fato, o objeto de queixas de educadores, pais e profissionais ligados à área, torna-se difícil distinguir onde se encontra a falha, seja de ordem da dinâmica individual, seja de ordem do meio, ou seja devido à síndrome psicossocial, onde estão envolvidas as três vertentes ao mesmo tempo: o indivíduo, a escola e a comunidade.

    ResponderExcluir
  9. Ler, falar e escrever em um bom portugês poderia ser uma das ações mais simples para quem é brasileiro, porém a realidade é outra. A quem poderíamos atribuir a deficiência de usar a nossa língua respeitando-se as regras gramaticais, a norma culta e bela que o nosso idioma encanta aos que tem um bom vocabulário. Os eruditos da língua senti-se envergonhados de expressar a sapiência da lingua diante de tanta ingnorância de conhecimento do portugês. A educação poderia ser uma das responsáveis pelo dissleixo no trato com a língua portuguesa em nosso país? Mas alguns que tiveram o privilégio de estudar e se formar nos centros acedêmicos não se preocupam se em honrar o idioma nacional disrespeitando exagerademente as regras da língua portuguesa.
    Jovenor aluno de pós graduação FVJ

    ResponderExcluir
  10. Antes de mas nada gostei muito do assunto.
    eu tenho algumas deficuladades em português e na escrita. mas eu sei que é muito importante ler, parar o nosso bém afinal de contas somos nós que ganhamos com esto. desculpa lá os erros. boa tarde!

    ResponderExcluir