Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

BORANDÁ BRASIL





"Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia
E a outra metade é canção." Oswaldo Montenegro

Assisti ontem o espetáculo do coral da UFC. " Borandá Brasil" e gostaria de compartilhar minhas impressões com vocês. Estou morando atualmente em Aracati e apesar das imensas possibilidades, a cidade tem uma progamação cultural quase que escassa ou inexistente. De forma que, como sempre gostei desse tipo de programação, quando venho à Fortaleza, sempre volto a procurá-las. Acredito que a Arte, a cultura, tornam a vida mais bela, provocam, simplificam e ampliam nossa visão de mundo. Fugir da surpeficialidade é sempre uma opção ao lixo cultural que a mídia transmite todos os dias.
O espetáculo Boandá Brasil, direciona à uma viagem a diversos símbolos da cultura brasileira relacionados à sua formação. Vê-se claramente através do figurinos, músicas e expressões corporais, um passeio pelos elmentos étnicos que compuseram a formação do Povo Brasileiro. Branco, Negro, Índio. E após, o Brasil do interior, Brasil Caipira. Ao assistir, imediatamente relacionei o espetáculo à obra de Darcy Rieiro "O povo Brasileiro". A linguagem poética do espetáculo nos sensibiliza em relação ao processo de colonização,de exploração. Nos atenta para a resistência, bravura, beleza e influências dessas matrizes étnicas. Assim como nos volta o olhar para dentro Brasil, perceber o como essas influências tornam nossa música bela, única e multicultural.

Vale a pena assistir.

Um Abraço,

Maíra Nore

SERVIÇO

Borandá Brasil: Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. Fortaleza-CE
Dias: 03, 05, o6, 07, 10, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de novembro de 2010
Tel: (85) 34888608 www.dragaodomar.org.br

4 comentários:

  1. Puxa Maíra! O espaço Dragão do Mar é o melhor lugar de Fortleza. Que vontade que deu de passar por lá de novo.

    ResponderExcluir
  2. Frequentei aulas de Tai Chi Chuan na praça verde com um ex-namorado, que gostava muito de ir lá. Boas Lembranças! :D

    ResponderExcluir
  3. O teatro tem a missão de nos despertar, para a arte de viver a vida como a expressão de uma arte.Adoro o espaço Dragão do mar

    ResponderExcluir
  4. A riqueza da arte é entendida quando pecebemos a união de todas as dimensões humanas:a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano.Portanto, sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo.

    ResponderExcluir