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sábado, 9 de março de 2013



Diário de classe

Participar da disciplina Saberes da Tradição me proporcionou a quebra da vários paradigmas que eu tinha em relação à educação. O primeiro deles é em relação à hierarquização que eu percebia entre saberes científicos e saberes da tradição. Pude perceber que esses saberes possuem formas elementares de se conceber e atuar assim podem complementar-se.  Há razões justificáveis para esse meu equívoco . A ruptura entre conhecimento popular e científico (ou erudito e popular) em nossa cultura é uma herança da revolução científica no Ocidente, desde Copérnico, passando pelo pensamento inaugurador da modernidade, o Iluminismo. Mesmo na pós-modernidade, quando se relativizam as certezas e a própria noção de verdade, a ciência não perde seu papel central na cultura, atestando o saber que pode ser reconhecido como válido ou legítimo.
Outra quebra de paradigma que tive foi em relação o termo “ Sociedade do conhecimento” o qual eu sempre utiliza em citações em meu trabalho e assim caracterizava em minhas aulas como um elemento novo que transitava em diversas áreas como educação, economia, ciência e tecnologia. São características dessa conjuntura: competitividade, individualismo, livre concorrência, qualidade total, consumo exagerado, mão de obra qualificada que domine os meios tecnológicos, globalização, perda de hegemonia e identidade, dentre outros. Outra característica marcante destas sociedades é que o conhecimento teórico e os serviços baseados no conhecimento tornam-se os componentes principais de qualquer atividade econômica. Com as leituras da disciplina e com as discussões feitas em sala pude refletir que: o conhecimento sempre fez parte das diversas relações humanas aparecendo nas formas pictóricas, orais, escritas, digitais, dentre outros e que sim vivemos na sociedade da hiperconexão como mundo digital centralizando múltiplos usos, e variadas formas de sociabilidade.
Assim pude concluir a disciplina considerando essa interação com os saberes da tradição necessária a nossa condição de ser  humano, de forma holística.assim como contribui para o desenvolvimento da ciência e da preservação do planeta.

Maíra Nobre de Castro
Disciplina: Educação, Saberes da Tradição e Autoformação
Mestrado em Educação UERN


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