Diário de
classe
Participar da disciplina Saberes da Tradição
me proporcionou a quebra da vários paradigmas que eu tinha em relação à
educação. O primeiro deles é em relação à hierarquização que eu percebia entre
saberes científicos e saberes da tradição. Pude perceber que esses saberes
possuem formas elementares de se conceber e atuar assim podem
complementar-se. Há razões justificáveis
para esse meu equívoco . A ruptura entre
conhecimento popular e científico (ou erudito e popular) em nossa cultura é uma
herança da revolução científica no Ocidente, desde Copérnico, passando pelo
pensamento inaugurador da modernidade, o Iluminismo. Mesmo na pós-modernidade,
quando se relativizam as certezas e a própria noção de verdade, a ciência não
perde seu papel central na cultura, atestando o saber que pode ser reconhecido
como válido ou legítimo.
Outra quebra de paradigma que tive foi em relação o
termo “ Sociedade do conhecimento” o qual eu sempre utiliza em citações em meu
trabalho e assim caracterizava em minhas aulas como um elemento novo que
transitava em diversas áreas como educação, economia, ciência e tecnologia. São características dessa
conjuntura: competitividade, individualismo, livre concorrência, qualidade
total, consumo exagerado, mão de obra qualificada que domine os meios
tecnológicos, globalização, perda de hegemonia e identidade, dentre outros.
Outra característica marcante destas sociedades é que o conhecimento teórico e
os serviços baseados no conhecimento tornam-se os componentes principais de
qualquer atividade econômica. Com as leituras da
disciplina e com as discussões feitas em sala pude refletir que: o conhecimento
sempre fez parte das diversas relações humanas aparecendo nas formas
pictóricas, orais, escritas, digitais, dentre outros e que sim vivemos na
sociedade da hiperconexão como mundo digital
centralizando múltiplos usos, e variadas formas de sociabilidade.
Assim pude concluir a disciplina considerando essa
interação com os saberes da tradição necessária a nossa condição de ser humano, de forma holística.assim como
contribui para o desenvolvimento da ciência e da preservação do planeta.
Maíra Nobre de Castro
Disciplina: Educação, Saberes da Tradição e Autoformação
Mestrado em Educação UERN
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