Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Trabalhos Gêneros Textuais

Caros Alunos,



Na aula de terça-feira dia 10/04 tivemos a apresentação das equipes sobre Gêneros Textuais.
Gostaria de Parabenizar toda Turma pelo empenho e organização nas apresentações. Segue abaixo a relação dos alunos que já apresentaram:

Charge: Vitor e Bernardo;
Poema Maycon Barbosa e Rafael Marinho;
Piada: Paulo e Marcelo;
Contos: Angélica e Erloneide;
Rafael e Wigreyberts;
Receita: Isenilda e João jeferson;
Sermão: Elisangela, Naiane, Mirna;
Tiago e Cristiano
Anuncio: Armando, Lucas e José Ednaldo.

Gostaria que cada equipe enviasse um comentário com o resumo da sua apresentação atendendo aos questinomentos que lancei no trabalho assim como um exemplo do Gênero Textual que você apresentou.

Um abraço!

Maíra Nobre
Pedagoga IFCE- Campus Aracati
Professora: Português Instrumental

12 comentários:

  1. Gênero Textual = Conto
    O conto é uma história curta com poucos personagens em torno de um núcleo de ação. Possui inicio meio e fim e geralmente tem um final feliz. O conto é um texto conciso, que possui estrutura simples e linguagem acessível, o que atrai leitores de todas as idades.
    *Modalidade discursiva ou tipo textual= Narração
    *Suporte=Papel(Livros,revistas,jornais), Internet(Sites literários, Sites educacionais, blogs.)
    *Ambiente discursivo= Escolas, Teatros, Indústrias literárias.
    *Interação verbal= Estudantes, professores, atores.
    Dupla:Rafael e Berts (S2-Noite)

    ResponderExcluir
  2. Nosso trabalho aborda Contos, o mesmo dos colegas Berts e Rafael, que apresentaram um excelente trabalho. Só pra complementar o que eles já postaram gostaríamos de apresentar o conceito de Gênero Textual que se refere às diferentes formas de expressão textual. O conto, gênero textual escolhido, é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão. Então a característica marcante do conto é narrativa ser curta, e a narração é sua modalidade discursiva.
    O conto pode ter vários suportes, pode ser publicado em livros, jornais, revistas e sites da Internet, televisão, o cinema, o rádio, etc., ou ainda se utilizar da oralidade.
    Ambiente Discursivo são os lugares ou as instituições sociais onde se organizam formas de produção, e no conto podem ser: informal, social, escolar, acadêmico, mídia, jurídico, religioso, político etc.
    A interação verbal do conto considera quem fala, sobre o que fala, com quem fala, com qual finalidade, geralmente se dá entre escritor e leitor, mas pode abranger também, dependendo da situação comunicativa, autores, telespectadores, estudantes, professores,
    Muitos são os contos que podemos citar, mas escolhemos alguns que consideramos de leitura agradável e prazerosa: “O conto da Ilha Desconhecida” (José Saramago); “Hora de Dormir” (Fernando Sabino); "O alienista" (Machado de Assis); "O homem que sabia javanês" (Lima Barreto); "A velhinha de Taubaté" (Luis Fernando Veríssimo).
    Erloneide Gomes e Fca. Angélica - (Informática S2 Noite)

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Maira,
    João Jefferson e eu escolhemos como exemplo o gênero textual: Receita de bolo.
    Sabemos que gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não-literários.
    A receita de bolo assim como muitos outros textos é um texto injuntivo o qual usa a função da linguagem chamada contativa ou apelativa. Esse tipo de linguagem Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo. Aqui predominam os verbos imperativos.
    As receitas têm como suportes: livros, revistas e cadernos. E são transmitidas em Rádio, televisão, internet e muitos outros meios de comunicação. Textos como este tende a ser abordado em locais como: cursos de culinária, restaurantes, padarias e casas de amigos, através da troca de receitas escritas ou faladas entre pessoas que fazem parte do mesmo ambiente discursivo como: Padeiros, chefes de cozinha, donas de casa, apresentadores de programas de televisão e etc.

    Frase: “O alimento é o que nos faz viver e para viver bem devemos comer sempre alimentos saudáveis”

    Isenilda Querino (S2 de Informática).

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Maira,
    Como já foi explicado em sala de aula, a nossa equipe(Armando Júnior, José Edinaldo e Lucas Luís) escolheu o gênero textual "Anúncio Classificado", mas o que é um Anúncio Classificado? Trata-se de uma atividade comunicativa na qual a intencionalidade discursiva pauta-se pelo caráter persuasivo, visto que o objetivo dos interlocutores é divulgar uma determinada informação relacionada à venda, aluguel, troca, oferta de serviços especializados e emprego. Bem diferente do Anúncio Publicitário pois o mesmo contém uma linguagem não verbal, ou seja, constituída de imagens, placas e outros. A modalidade discursiva é a descrição, o suporte de texto são jornais e revistas, o ambiente discursivo é a mídia impressa e a interação verbal é feita entre o anunciante/pessoas leitoras da mídia impressa/pessoas interassadas em comprar imóveis.

    Armando Júnior, José Edinaldo e Lucas Luís - Informática - S2 - Noite.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    O trabalho apresentado na semana passada pela minha equipe, Elisângela, Mirna e Naiane, descrevia os seguintes itens:
    -Genero textual: Sermão.
    Sermão discurso sobre tema religioso pregado do púlpito,às vezes durante a missa; pregação, prédica.Censura fastidiosa e importuna; repreensão, admoestação. exemplo: não me venha com sermões.
    O sermão apresentado foi: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7:13-14.
    Modalidade discursiva: argumentação.
    -Suporte do texto: livro.
    -Ambiente discursivo: igrejas, residencias, internet, etc.
    -Interação verbal (enunciador e interlocutor): pastores, padres e qualquer pessoa que gosta de lê a bíblia.
    Elisângela Fernandes.

    ResponderExcluir
  6. O meu tema abordado foi o tipo poético, as poesias são pensamentos, ou sentimentos expressos por escritores muitos retratam sua própria vida, sentimentos ou experiencia vividas.
    a poesias é do tipo poesias, gênero poético, e suporte podemos usar vários no passados eram feita em folhas encadernas e transformadas em livros nos dias de hoje elas são digitadas então suporte dela são computadores e papel impresso, também podendo usar como suporte e-mail, blogs, sites e etc... A poesias expressa o que tem de melhor na literatura. O romantismo é uma das melhores etapas da poesia escrita.
    ASS: Léo Jaime

    ResponderExcluir
  7. Olá Maíra.
    *O gênero textual da nossa equipe é a CARTA. A carta tem diversas vertentes mas todas tem algo em comum levar ao conhecimento de alguém algum fato.
    *Existe vários tipos de cartas, exemplo:
    -Carta Pessoal
    -Carta Comercial
    -Carta do Leitor, entre outras.
    *O tipo textual usadas nas cartas depende do objetivo, e dos interlocutores envolvidos.
    *O suporte pode ser folha de papel, jornal, e-mail, ofício etc...
    *Ambiente de circulação residências, instituições públicas
    *Interação verbal é feita entre "remetente" e "destinatário"
    com observação para carta ao leitor
    --Renato-S2 noite--

    ResponderExcluir
  8. O gênero textual que abordamos é o conto. Caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente do episódio ou do modo como foi contado. Trata-se, pois, de uma narrativa unívoca, univalente. Constitui uma unidade dramática, uma célula dramática. Portanto, contém um só conflito, um só drama, uma só ação; unidade de ação. Todos os ingredientes do conto levam a um mesmo objetivo, convergem para o mesmo ponto.
    O conto que escolhemos foi “Miguel e seu furto” de Carlos Drommond de Andrade.
    Modalidade discursiva: narração
    Suporte de texto: sites da internet, livros, revistas, jornais, etc.
    Ambiente discursivo: Internet, bibliotecas, escolas.
    Interação verbal: Leitores de todas as idades e níveis intelectuais.
    Ana Régia e Regina Oliveira ( S2 de Informática)

    ResponderExcluir
  9. PIADA
    Uma piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
    Topologia Textual:
    NARRATIVA – Por narra um falto verídico ou fictício que ocorreram num determinado local e tempo com inserção de alguns personagens e lugares com/ou cenário reais.
    Canal ou Meio de Comunicação:
    Geralmente existem duas forma de suporte que são a comunicação por meio falado e escrito
    Quem fala e quem ouve:
    Enunciadores - São humoristas, comediantes e palhaços
    Interlocutor - São as platéias e públicos de nível social e intelectual diversos....

    Marcelo Monteiro e Paulo Ricardo S2.

    ResponderExcluir
  10. Caros Alunos,

    Parabéns Pelas considerações e pelas apresentações. Vou aguardar o resto da turma postar seus comentários. Um abraço!

    Maíra

    ResponderExcluir
  11. CHARGE
    Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
    A charge pode ser confundida com o cartum, que ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartum retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.
    As charges recorrem a variadas estratégias de discurso para produzir os efeitos cômicos e reflexivos a que se propõem. Na maioria dos casos, apenas algumas técnicas são empregadas em uma mesma produção, mas certos elementos mostram-se frequentes ou mesmo essenciais e, por vezes, aparecem juntos.
    Linguagem visual
    O elemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargista pretende passar. É claro que, na maioria das vezes, às imagens se alia a linguagem verbal para enriquecer o discurso elaborado.
    GABRIELA E LAURA

    ResponderExcluir
  12. Olá Maíra,
    Apresentamos o gênero textual cardápio.O cardápio é um termo unicamente brasileiro criado no século XIX por Antonio de Castro Lopes.
    Seu genêro textual é de cunho informativo,tendo como objetivo orientar e informar as pessoas sobre os pratos oferecidos no estabelecimento.
    Seu tipo textual é descritivo.
    O suporte de texto são:cardápio e tablets,pois muitos restaurantes já usam seus cardápios online.
    O ambiente discursivo:restaurantes.
    A interação verbal são com os clientes.
    ALINE E RAQUEL.

    ResponderExcluir