Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011







Queridos alunos,

De acordo com o vídeo do consultor corporativo Waldez Ludwig e com as leituras e debates em sala de aula discorra sobre os seguintes conceitos:

MERCADO:
EMPREGADO/COLABORADOR:
EMPRESA/EMPREGADOR:

Um abraço!

Maíra Nobre

Professora da disciplina Relações Interpessoais e Ética.
IFCE- Campus Avançado Aracati

26 comentários:

  1. O vídeo relata que o mercado busca conhecimento, inivação, pois passamos a viver em uma sociedade do conhecimento, não apenas um funcionário que nada tenha a adicionar a empresa, um ser sem criatividade. Buscando assim contratar um líder não um gerente, um empreendedor não um escravo, que tenha um planejamento, que ame o que faz e não só estar lá pelo salário mensal. Mais temos que ter formação_Nós somos a nossa carreira, talento, Capacidade inovadora, saber se comunicar, se adaptar a empresa para poder crecermos junto com a empresa e não sozinho.

    Geferson Mario - Informática - S2 Manhã

    ResponderExcluir
  2. Segundo Waldez nos dias de hoje o MERCADO não busca mão de obra e sim a inovação das pessoas que buscam o mercado. “O ser humano é a chave da empresa”. O EMPREGADO deve ser conhecedor de seus talentos, saber o valor que tem para a empresa para qual presta seus serviços, ter conhecimento e saber buscar oportunidades que o mercado oferece. Hoje em dia se contrata o conhecimento não a mão de obra, o mercado busca lideres e não pessoas que são qualificadas. O principal objetivo das EMPRESAS é crescer e o empregado deve interesse ter para ajudar nesse crescimento e crescer junto à empresa, as empresas procuram empreendedores pessoas de visão, a empresa também de mostrar interesse nos seus funcionários, conhecer seus sonhos e objetivos para que todos possam evoluir juntos.

    Rayanne Lima de Meneses S2 Informática Manhã

    ResponderExcluir
  3. Mercador ->Nos dias de hoje a economia e baseado no conhecimento e na capacidade de inovação dos colaboradores.Waldez cita “A única coisa que presta na empresas são seus colaboradores” Porque sem eles a empresa não existiria são os colaboradores que fazem a empresa crescer .
    Empregado->E cita que não devemos, mas ser escravos do trabalho nos devemos gosta do que fazemos pra tanto a empresa crescer quanto o colaborador, por isso devemos escolher uma profissão que nos interesse pra nos gostamos do que estamos fazendo .
    Empresa -> As empresas de hoje querem pessoas capacitada “ rara” pra que componha a sua equipe de trabalho por isso o colaborador deve inovar na empresa.

    Ítalo Freitas de melo S2 Informática Manhã

    ResponderExcluir
  4. Para o mercado, nos dias de hoje, a transformação da economia é voltada para o conhecimento, no mercado só se compra e vende o conhecimento e a oportunidade de se conhecer novos horizontes para conseguir um lugar no mercado de trabalho. Por mais que a sociedade tenha mudado, a estrutura industrial ainda está presente, por isso deve-se saber quanto você vale no mercado de trabalho, pois ainda existem pessoas aptas a trabalhar ainda como os antigos capatazes dos engenhos.
    A respeito do empregado, chamado de colaborador das empresas, é a chave das grandes empreendimentos. Ainda existem pessoas com vocações para escravos, mas a partir do momento que elas reconhecem seu valor a sua opinião muda, passam a se profissionalizar, correr atrás de objetivos traçados para si . O colaborador recebe pela sua raridade e não pela sua importância. Se na empresa em que você trabalha não lhe pagam um bom salário, faça um trabalho espetacular, para que assim o seu chefe possa reconhecer o seu esforço. Hoje as empresas estão contratando a inteligência das pessoas e não sua mão-de-obra. A pessoa deve reconhecer a sua carreira e não deixar na mão de ninguém, nem do seu chefe nem do dono da empresa a qual trabalha. O indivíduo deve amar o seu trabalho, deve se dedicar a estudos onde tem a maior simpatia, porque é daí que vão surgir ótimos profissionais que amam o que fazem.
    As empresas do século XXI prezam por bons funcionários, onde são o carro chefe para conseguirem se manter no mercado, não adianta ter o melhor equipamento do mundo sem gente capacitada para exercer determinada função. As grandes organizações estão investindo em dar oportunidade em realizar os sonhos das pessoas, capacitar seus funcionários e dar oportunidade dessas pessoas mostrarem suas opiniões e dizer o que pensam. Gostar de correr riscos, gostar de trabalhar são características que vão fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas para conseguir atingir êxito em sua carreira.

    Fca Edemiza Silva Guerreiro
    s2, informática manhã.

    ResponderExcluir
  5. Mercado
    Nos dias de hoje o mercado de trabalho quer inovação; ele procura pessoas criativas, e ele não quer um gerente que só sabe mandar ele quer um líder que saiba se relacionar melhor com as pessoas.
    Colaborador
    O colaborador tem que ser empregador; tem que ser intelectual por que isto é que esta fazendo a diferença .
    Empresa
    As empresas tem que dar oportunidades para os colaboradores construírem seus sonhos, e o maior bem que as empresas tem são seus colaboradores.

    Michael . Informata S2 manhã.

    ResponderExcluir
  6. MERCADO: O mercado hoje esta bucando inovações nos profissionais de hoje, não um profissional que seja apto somente em sua formaçao, mas em seu caráter intelectual.

    EMPREGADO/COLABORADOR: O empregado tem que ser um colaborador pois o empregado não é escravo e nem um capataz.

    EMPRESA/EMPREGADOR: Dar oportunidades para seus funcionários realizar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o que foi relatado pelo comentarista do vídeo, nosso mercado de trabalho hoje, tem uma economia baseada em conhecimento, só se vende e se compra conhecimento, o que mais importa para as novas empresas é a inovação. As empresas não buscam mão de obra, mas gente criativa.
    E este funcio nário deve sabem o quão é impportante para a empresa e quual sua funcionalidade no mercado de trabalho, pois sua em sua carreira deve-se buscar as oportunidades e ser um planejador em seu trabalho.
    O que é necessário é que as novas empresas devem ir além dos objetivos da empresa, e pensar também nos sonhos dos fumcionários.
    As pessoas não nascem com um ponto forte determinado, esses são trabalhados e desenvolvidos no decorrer do decorrer das oportunidades em que são aproveitadas. Para sermos bons funcionários devemos ser bons empreendedores, bons comunicadores.

    ResponderExcluir
  8. Mercado: o hoje esta rigoroso se comparados com antigamente o mercado não que um pessoa escravo ou capataz que um líder que seja inovador que tem ideais que possa fazer a diferença e tramitar essa vontade para seus colega.

    Empregado colaborador: A pessoa não tem que se ver com um empregado mais sim colaborador da o que a empresa. A parte mais valiosa de uma empresa é seu funcionário.
    Empresa empregadora: Que empresa possa dar chance de seu funcionário realize seus sonhos.

    Aluno: Renan Soares Oliveira;informática;s2 manhã

    ResponderExcluir
  9. MERCADO: O mercado hoje esta bucando inovações nos profissionais de hoje, não um profissional que seja apto somente em sua formaçao, mas em seu caráter intelectual.

    EMPREGADO/COLABORADOR: O empregado tem que ser um colaborador pois o empregado não é escravo e nem um capataz.

    EMPRESA/EMPREGADOR: Dar oportunidades para seus funcionários realizar seus sonhos.

    LUAN DA SILVA S2 MANHA

    ResponderExcluir
  10. Mercado:
    Atualmente o mercado de trabalho vem a exigir cada vez da capacidade das empresas e de seus funcionários, pois com o constante crescimento na área as inovações se tornam de fundamental importância, visto de modo que atualizações são feitas diariamente na área da tecnologia e quem não acompanha acaba dançando.

    EMPREGADO/COLABORADOR:
    O empregado nos tempos atuais vem a ser aquele que colabora de forma a dar ideias, sugestões e apoio, pois este tem que ter conhecimento e o buscar cada vez mais. Geralmente é aquele que não tem medo de usufruir da sua capacidade de empreendedor, pois o mercado procura pessoas desse tipo.

    EMPRESA/EMPREGADOR:
    A empresa é de fundamental importância, pois é onde o funcionário passa a maior parte de seu tempo, dela depende a vida de muitos trabalhadores. Visto assim existem quantidades exorbitante de requisitos para o empregador escolher um funcionário, como por exemplo a capacidade de inovar, criar e executar tarefas. Em poucas palavras: empresas procuram pessoas empreendedora.

    Aluno: Francisco Everton Felix da Silva
    Curso: Informática Turma: Semestre 2 Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  11. O que importa para o mercado de trabalho atualmente é a capacidade de inovação dos funcionários, busca-se lideres competentes.O colaborador ideal tem que ser um empreendedor mesmo dentro da empresa; gerar resultados efetivos; ser assertivo; ser ético;ter amor pelo profissão e etc.
    Hoje as empresas não procuram empregados, pois estes são apenas compridores de ordens, procuram colaboradores que são pessoas qualificadas intelectualmente, que tenham idéias inovadoras, que tenham sonhos e metas a alcançar,dessa forma buscam crescer dentro das organizações cosequentemente a empresa cresce junto com eles.
    As empresas tem buscado contratar profissionais criativos, pessoas que sabem ser lideres, que tenham iniciativa.O novo empregador ele está preocupado com o objetivo de cada funcionário, estigando o mesmo a desenvolver a capacidade de transformar o meio onde está inserido.As empresas hoje são conscientes e ecologicamente comprometidas com seus colaboradores e com o publico alvo.
    Josilene S2 Informática Tarde

    ResponderExcluir
  12. mercado: o ser humano e a chave da inovação,precisa de pessoas competentes, criativas,qualificadas,conhecimento.

    empregado/colaborador:uma pessoa que busca corre risco sem muitos perigos,planeja sempre suas ideias,ama trabalha sem reclamar da vida.

    empresa/empregador:empresas buscam tantos requisitos nas pessoas que muitas vezes não encontram o que querem.
    Aluna:diana freitas s2 tarde informatica

    ResponderExcluir
  13. Hoje nós temos uma sociedade baseada no conhecimento onde só quem pode comprar ou vender é quem o conhecimento. Nas empresas de a única coisa que se tem de valor é o funcionário, não adianta você ter uma empresa grande séria se seus funcionários são ruins não estão nem ai pra ela.
    Se você é um ótimo funcionário se esforça, mas como de costume nunca é reconhecido e ainda por cima ganha pouco não pode ficar de braços cruzados e o que tem a ser feito é dar mais ainda se si para que seja percebido caso nenhuma mudança com relação a você seja percebida ai sim o mais aconselhado é pedir demitir.
    Para ser empregado de uma empresa você tem que ter espírito de líder que o que é mais procurado, pois o mercado de trabalho não contrata mais gerente e sim líderes, não pode ser só um empregado e sim um empreendedor que nesse caso é chamado de intra-empreendedor alem disso tem que ser honesto.
    Todo empreendedor tem que correr riscos sem correr perigo e isso é possível com o planejamento necessário. Para que as empresas tenham um bom desempenho com seus funcionários elas têm que saber de seus sonhos já na maioria delas não estão nem ai para isso. Seus funcionários tem que terem capacidade inovadora.


    Lourival Rodolfo da Silva Junior
    Informática S2 manhã

    ResponderExcluir
  14. Everton Freitas Gomes S2 tarde8 de maio de 2011 às 04:12

    O mercado de trabalho está cada vez, mas competitivo, ou seja, não adianta você se bom no que você faz, o mercado exigem que você seja excelente.O mercado esta a procura dos melhores profissionais em cada área, e oferece as melhores condições de trabalho,basta as pessoas se qualificarem. Busca também aquelas pessoas que tem pó perfil de líder, que sabem como se portar nas situações, mas adversas que podem surgir.
    O empregado colaborador, e aquele que busca cresce com a empresa, sempre a procura de novo desafios, ama o que faz visar o crescimento da instituição em que trabalha.
    Empresa empregadora é aquela empresa que se preocupa com os seus funcionários, visando não só o lucro com também as pessoas, buscando realiza os sonhos de seus funcionários, para motiva eles e com isso tem um melhor rendimento no ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Atualmente vivemos em uma época em que o diferncial torna a competitividade o melhor aliado ,principalmente no mercado de trablho , seja ele o funcionário ou a própria empresa .
    Sabe-se que por exemplo no caso do funcionário, ele tende a ser melhor do que se pede para que o mesmo seja admirado ter o verdadeiro espírito de líder e ao mesmo tempo empreendedor , arriscar mesmo na sua profissão,trabalhar na empresa como se ela fosse sua .
    No caso da empresa valorizar o seu funcionário por sem ele a empresa não será a mesma , dá oportunidades para que ele possa expressar suas idéias e ideais.
    O profissional deve ter capacidade inovadora de ambas as partes.


    ALUNO: Josivania Ribeiro , s2 , tarde.

    ResponderExcluir
  16. Tendo em vista que o trabalho comercial está cada vez mais competitivo o Empresário Waldez,faz 3 citações de extrema importância para o comerciante e empresários que visam uma empresa de lucro,entre eles são :

    Mercado : Onde são aplicados os produtos que cada pessoa tem a oferecer,é lá onde crescemos materialmente,onde aprendemos e temos grandes visões de comércio lá encontramos quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser comprado,vendido ou trocado entre ambos.

    Empregado / Colaborador: O emprego é aquele que exerce funções específicas de sua área dentro de uma empresa,ér qualificado para trabalhar e ajudar alguma empresa a crescer visando sempre o lucro não só da empresa mais sim os ensinamentos para seus companheiros.O colaborador é aquele que dentro da empresa faz o possível para ver o crescimento do processo de lucro,é aquele em que o patrão confia,que tem boas ideias , tem visão de crescimento,ajuda uns aos outros sem ter pensado em nada em troca,é com ele que a empresa visa novas condições financeiras.

    Empresa / Empregador : empregador é a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços.A empresa é o local onde é comercializado todo tipo de serviço e informações,é um local onde o empregado passa boa parte do seu tempo,tendo em vista um lucro maior para sua sustentação.

    ResponderExcluir
  17. Nas palavras de Waldez Ludwig o mercado de hoje funciona na base do conhecimento,em busca de inovação,e a capacidade
    de empreendedor, que é o que move
    a competição nas empresas hoje em dia , nenhuma
    empresa hoje quer contrata somente a mão de obra
    e sim o talento de cada um , ou seja , o que ele tem de diferente entre
    tantos outros , é isso que faz uma empresa crescer de verdade,ou seja,evoluir é colocar seus funcionários
    sempre em 1° lugar , investir nos seus sonhos e ideais , fornecendo ferramentas para que ele evolua e assim favorer a empresa com
    mais desenvolvimentos , pois não adianta ter as melhores máquinas do mundo sem alguém bem capacitado para manipulá-la .Contudo
    também cabe ao colaborador(empregado) investir em seus pontos fortes e saber gerenciar suas fraquezas , é a capacidade de empreendedor,
    não somente se preocupar em discutir sempre o quanto
    ganha pois se ganha mais pela sua raridade e nao pela sua importância,e ao invés de trabalhar mal por achar que não é bem pago pelo contrário
    ai é q ue se deve fazer melhor do que se pode , pois só assim você será o escolhido dentre milhares.

    Daniel P. do Nascimento Turma: S 2 tarde

    ResponderExcluir
  18. No mercado competitivo atual as empresas bem sucedidas são aquelas capazes de oferecer diferencial nos seus serviços e produtos.Daí a necessidade de contar com funcionários criativos capazes de trazer inovação para dentro das empresas que estão inseridos.
    Encontrar um profissional que atenda às exigências das empresas atuais não é tão fácil.Prova disto são as vagas ofertadas em jornais,na internet ou em outros meios que há muito tempo esperam ser preenchidas por pessoas competentes.Uma das dificuldades de contratação é a de líderes ,empresas com nova visão contratam líderes e não somente gerentes.A mudança do conceito empregado para colaborador,exige que o novo profissional seja uma pessoa comprometida com o crescimento da empresa,conhecedora dos objetivos da empresa ,consciente do seu papel dentro da organização,seja parceiro, e nessa relação de colaboração ambos crescem e ganham juntos.
    Nessa nova relação empresa colaborador não é só o perfil do funcionário que muda,mas também o perfil do empresário.Os empresários tem que ser cidadãos conscientes e ecologicamente comprometidos .Não são só os detentores do poder mas são pessoas empreendedoras que amam o que fazem,que se esforçam para ver o crescimento da empresa ,a satisfação de seus clientes e funcionários.O novo chefe entende e reconhece a importância de seus colaboradores para o desenvolvimento da organização,ele está preocupado com o sonho individual de cada funcionário.
    MARILENE BEZERRA DA SILVA S2 TARDE INFORMÁTICA

    ResponderExcluir
  19. hoje e preciso de varios funcionarios para uma boa empresa mas tem que ser , funcinarios bons com inovações visão de interpretação e asim ,os melhores que se pode encontra um funcionario que seja comprometido, competente, diciplinado, e tem que tenha a capacidade inovadora de um bom desenvolvimento...
    um bom empregado colaborador e um funcionario que gosta de seu empego ,tem que ter talento personal e que reconhessa sua propia função como funcionario.
    empresa empregador tem que ter um bom empregador, que busque a oportunidade tem que. ele tem que amar seu trabalho ele tem que dar seu melhor para ser um bom empregador.

    fredgondim lima de sena .
    {s2} (tarde).

    ResponderExcluir
  20. Gente... Adorei os comentários... Que bom que vocês compreenderam e externalizaram corretamente seus conhecimentos. Como professora fico orgulhosa e feliz!

    Um abraço!

    Maíra

    PS: Uma Pequena observação... Quem é Wolverine??? kkkk

    ResponderExcluir
  21. Com a competitividade cada vez mais intensa, e a enorme necessidade das grandes nações unirem-se ,efetivando acordos multilaterais com o nobre propósito de conservação e reestruturação do meio ambiente ,surgiu também outra visão, onde antes ,as empresas e seus grandes executivos ou abastados serviçais,não viam seres humanos e seus valores, somente trabalhadores escravos educados para servir sem questionar. Hoje em dia o mercado vem sofrendo grandes transformações no que diz respeito as inovações, não de máquinas,mas do capital humano, do seu potencial ,de sua capacidade de inovação,do funcionário em primeiro lugar,de dar subsídios para que este funcionário realize seu sonho, e dessa forma possa também ,realizar os sonhos da empresa. O hoje colaborador, e não mais funcionário,também tem que dar sua contra partida ,sempre buscando dar seu melhor,valorizando o que a empresa lhe oferece e nunca acomodar-se ,sempre está atualizado e sentindo-se bem com o que faz.
    Uma nova figura também surge dentro desse contexto, é o intra-empreendedor,ou o empreendedor dentro da empresa, ou seja, uma pessoa com visão global capaz de tomar decisões complexas com maestria.E é com esse perfil que as empresas modernas pretendem substituir o que hoje conhecemos como gerente.
    O mercado, as empresas,as pessoas o mundo vive uma constante mutação cabendo a todos adaptarem-se da melhor forma.

    ResponderExcluir
  22. É de fundamental importância hoje em dia ter sugestões para melhorar o ambinte de trabalho.A idéia de um empregado é ter atitudes próprias, de trazer idéias para empresa, está sempre inovando e não deixar que a instituição faça tudo.
    Seguir em frente e mostrar que a sua incapacidade física não prejudica o seu desempenho profissional e que realmente é a pessoa indicada para o lugar.
    Precisa-se desmistificar que o funcionário trabalha só em função do salário que vai receber ao final de cada mês,pois são eles que colaboram para a sustentação dos negócios.
    A realidade que impera nos dias atuais é outra. Logo, os empreendedores devem repensar no relacionamento a ser mantido como o seu público interno.

    Alesandro Torquato - S2 Tarde - Informática.

    ResponderExcluir
  23. É fácil entender como as coisas funcionam, basta observamos o comportamentos das pessoas durante os tempos. E não é diferente com as empresas. A cada dia surgem novas técnicas, novos métodos e cabe aos colaboradores estarem atentos, perguntando, se criticando, se instruindo e se comunicando sempre. ATUALIZAÇÃO é a palavra chave nas prerrogativas ativas que preenchem o sonho de consumo das empresas/empregadores.

    ResponderExcluir
  24. A menssagem que o video nos quis passar é que hoje o mercado de trabalho , precisa de pessoas que nao tenha medo de arriscar, pq o mais importante nao sao so os conhecimentos e sim a Inovação, a atitude , tem que inovar criar,arriscar sem ter medo. Esse é o fator principal de competitividade entre as empressas.

    ResponderExcluir
  25. O mercado de trabalho busca não apenas de mão-de-obra,que era um principal fundamento da empresa,e que hoje é só mais uma das ferramentas utilizada.Porém o mercado busca atributos que correspondem ao desenvolvimento em geral,ou seja,a criatividade.O colaborador tem que crescer junto com a empresa, essa é a ideia principal deum novo sistema de desenvolvimento profissional e pessoal,pois o colaborador deixa de ser apenas um empregado,mas passa a ser um conhecedor interativo da sociedade para então passar a mover-se de forma dinâmica.
    Aluna:Érika Maria
    Curso:Técnico em informática S2-tarde.

    ResponderExcluir
  26. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo,procurando sempre inovar;segundo waldez, no mercado só se compra e se vende o conhecimento e o que mais importa para a empresa é a inovação.

    É importante que o empregado esteja pronto para o mercado de trabalho,precisam de empenho e dedicação e a cima de tudo talento e liderança.
    O empregado deve gostar de trabalhar para que seus esforços sejam reconhecidos,nao importando se ele está ou não ganhando pouco, deve-se sempre dar o melhor de sí e ele sem duvida deve gostar do que faz e vestir a camiza da empresa.

    A Empresa tem que priorizar os funcionários em primeiro lugar,segundo Waldez,ele comenta que a empresa não é nada sem o funcionário,que mesmo tendo uma tecnologia super avançada as maquinas aindam não são capazes de substituir e muito menos superar a mão de obra humana.

    ResponderExcluir