Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pedagogia da Autonomia



Começo esse ano com uma reflexão sobre esse livro que tenho estudado para seleção de mestrado, um dos meus prpósitos para 2011. Dessa forma para ajudar a sistematizar meus conhecimentos e compartilhá-los com vocês. Aceito críticas construtivas.

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra (Colecção Leitura), 1997. Edição de bolso, 13,5x10 cm., 165 páginas.

O livro gira em torno da questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser. Se olharmos para o atual contexto educacional que é a sociedade do conhecimento, com uma ampliação do saber disponível e a demanda por dominio da tecnologia e ciência a autonomia, se caracteriza por construção fundamental do processo educacional. No entato o livro vai além disso, trata a construção da autonomia como um É um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a força do testemunho". É um "ato comunicant e, coparticipado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada".

Em construção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário