Total de visualizações de página

Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sociedade e Educação: contexto atual.


Vivemos em um contexto pós-moderno, caracterizado pela 3ª revolução industrial também chamado de revolução técnico-científica regida principalmente pela lógica do capital. Dessa forma, há na educação, uma demanda que retroalimenta essa lógica. A importância que adquirem nessa nova realidade, a ciência e a inovação tecnológica tem levado estudiosos a denominar a sociedade atual de sociedade do conhecimento, de sociedade técnico informacional ou sociedade tecnológica. São características dessa conjuntura: competitividade, individualismo, livre concorrência, qualidade total, consumo exagerado, mão de obra qualificada que domine os meios tecnológicos, globalização, perda de hegemonia e identidade, dentre outros.
Refletindo sobre a relação educação e sociedade, acredito que a educação deva sim qualificar para o trabalho, mas de forma crítica, na qual o sujeito possa não só exercer sua função mas intervir, criar e pensar sobre o mundo do trabalho, economia e relações sociais. Para a construção de uma sociedade democrática devemos pensar em qualidade social na educação. Libâneo, 2003 aponta educação de qualidade como aquela que mediante a qual a escola promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e na constituição da cidadania também como poder e participação tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Diferindo da qualidade total, utilizada na administração, pautada no zero defeito.
Para promover uma Educação de qualidade social o Estado precisa criar mecanismos de regulação e intervenção nas políticas econômicas, sociais e educacionais, de forma que o paradigma educacional não seja regido pela lógica do capital mas pela lógica da emancipação humana e da construção social coletiva. Levando em consideração fatores sustentáveis para o desenvolvimento social como consumo consciente, preservação da hegemonia e identidade de um povo, avanço tecnológico a serviço do desenvolvimento cientifico e social, dentre outros.
A construção de uma sociedade Democrática, justa e igualitária com as características supracitadas perpassa por todas as modalidades da educação, sendo a escola fator de aprendizagem e exercício de atitudes de democracia e participação.


Maíra Nobre de Castro Porto.
Pedagoga- IFCE
Professora Universitária-FVJ
Tutora- UFC Virtual

2 comentários:

  1. Estive por aqui e deixo o contato do meu projeto Confraria de Leitura: coreausiara@yahoo.com.br

    CONFRARIA DE LEITURA - "Semeando o prazer de ler!"

    João Teles de Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo a era do conhecimento, da mundialização, ou melhor da globalização,O desenvolvimento do crescimento econômico de forma desordenada no país através das novas tecnologias, a educação sempre eatá para tráz. Então, é preciso que o governo invirta na educação; professores com salários dígnos, recursos sufucientes para reformas de infras - estruturas, modificar as leis do sistema educacional brasileiro como diminuir o exageiro de alunos por sala de aula,redução de carga horáris e etc. Também não é só isso, é preciso que o profissional se adeque ao novo interagindo com essa revolução tecnológica, principalmente na educação tecnológica.

    ResponderExcluir